A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ROMANTISMO Esta tela, do pintor francês Delacroix, remete-se ao principal alvo dos românticos, a Grécia, berço da cultura clássica e dos valores agora.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ROMANTISMO Esta tela, do pintor francês Delacroix, remete-se ao principal alvo dos românticos, a Grécia, berço da cultura clássica e dos valores agora."— Transcrição da apresentação:

1 ROMANTISMO Esta tela, do pintor francês Delacroix, remete-se ao principal alvo dos românticos, a Grécia, berço da cultura clássica e dos valores agora combatidos ardentemente.

2 Painel de referências históricas
Foi na França a partir do fim do século XVIII, mais precisamente a partir da Revolução Francesa (“Liberdade, Igualdade, Fraternidade”) de 1789, que o novo movimento ganhou proporções revolucionárias. O Liberalismo Político em que se afirmava o direito natural do ser humano à propriedade, à liberdade e à resistência a qualquer tipo de opressão, inspirou um liberalismo artístico que derrotaria a rigidez exercida pela arte aristocrática – O Classicismo (século XVI)

3 Visão do Classicismo

4 Visão Romântica Mulher lendo, Renoir

5 O Romantismo está relacionado com surgimento de um novo público leitor (burguesia). Este formou seu gosto literário a partir da leitura de jornais vendidos a preços acessíveis. Alem disso, a elevação do poder aquisitivo da classe média e um sistema de impressão de livros em escala industrial propiciaram o crescimento do mercado consumidor. No Classicismo o público leitor se restringia à aristocracia e aos freqüentadores da corte. O Romantismo vem carregados de valores antiabsolutistas e anticlássicos.

6 Ascensão das classes médias provoca um deslocamento do público consumidor da literatura, que passa ser o burguês e não mais o nobre. Por isso a arte clássica, aristocrática seria substituída pela arte romântica, de cunho nacional e popular. É notório que as camadas populares não tinham grande preparo intelectual, não eram cultas, o que as fazia incapazes de assimilar a erudição clássica, as sutilezas do torneio verbal, a disciplina rigorosa de composição, as alegorias fundadas na cultura greco-romana.

7 Características do Romantismo
Subjetivismo: a expressão do “eu” (Função emotiva ou expressiva da linguagem). Sentimentalismo: o “coração” é a medida de tudo. Idealização: da mulher, do herói, do tempo, do espaço. Evasão: fuga da sociedade com a qual está em conflito. Natureza: cúmplice, refúgio, confidente do eu lírico, reflexo do seu mundo interior. Renoir

8 Características do Romantismo
Liberdade: desprezo às convenções acadêmicas, para ser livre em sua expressão artística. Nacionalismo: valorização das manifestações populares de arte e cultura, busca das raízes da nacionalidade, Indianismo e Regionalismo. Pessimismo Melancolia Valorização da morte Medievalismo Dois homens contemplando a lua, Friedrich

9 Quadro contrastivo das literaturas Clássica e Romântica
Estética Clássica Classe dominante: nobreza Condicionamento e objetivismo Primado da razão Otimismo Culto ao real Culto à cultura Estética Romântica Classe dominante: burguesia Liberdade de criação e subjetivismo Primado do sentimento Pessimismo Culto ao fantástico Culto à natureza

10 Quadro contrastivo das literaturas Clássica e Romântica
Carlos V. Pintura de Ticiano. Pinacoteca de Munique. O desesperado, Courbet

11 Painel de referências históricas
Romantismo no Brasil Painel de referências históricas Mudança da Coroa Portuguesa para o Brasil em O período entre 1808 e 1836, considerado pré-romântico, assiste à instalação da Imprensa Régia, decisiva para veiculação de idéias e modificação do pensamento. O Romantismo iniciou no Brasil em 1836 com a publicação da obra Suspiros Poéticos e Saudades de Gonçalves de Magalhães. O fim do romantismo brasileiro aconteceu por volta de 1881 quando Machado de Assis publicou Memórias Póstumas de Brás Cubas. O movimento romântico brasileiro coincidiu com o momento decisivo da definição da nacionalidade (Proclamação da Independência do Brasil em sete de setembro de 1822)


Carregar ppt "ROMANTISMO Esta tela, do pintor francês Delacroix, remete-se ao principal alvo dos românticos, a Grécia, berço da cultura clássica e dos valores agora."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google