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Plano Estratégico Regional de Turismo

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Apresentação em tema: "Plano Estratégico Regional de Turismo"— Transcrição da apresentação:

1 Plano Estratégico Regional de Turismo
Grande Florianópolis

2 MÓDULOS OPERACIONAIS SISTEMA DE MONITORIA E AVALIAÇÃO DO PROGRAMA
SENSIBILIZAÇÃO MÓDULOS OPERACIONAIS PROMOÇÃO E APOIO À COMERCIALIZAÇÃO MOBILIZAÇÃO SISTEMA DE INFORMAÇÕES TURÍSTICAS DO PROGRAMA INSTITUCIONALIZAÇÃO DA INSTÂNCIA DE GOVERNANÇA REGIONAL IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO ESTRATÉGICO PLANO ESTRATÉGICO DE DESENVOLVIMENTO DO TURISMO REGIONAL ROTEIRIZAÇÃO TURÍSTICA

3 GESTÃO DESCENTRALIZADA
SECRETARIA DE ESTADO DE TURISMO CULTURA E ESPORTE SANTUR CONSELHO ESTADUAL DE TURISMO Fórum de Secretários e Dirigentes Turismo GRANDE FLORIANÓPOLIS SERRA CATARINENSE COSTA VERDE E MAR GRANDE OESTE VALE EUROPEU CAMINHO DOS PRÍNCIPES VALE DO CONTESTADO CAMINHO DOS CANIONS ENCANTOS DO SUL CAMINHOS DA FRONTEIRA CONSERRA Cons Costa Verde Mar Fórum Caminho dos Princípes Construção REGIÕES TURÍSTICAS DE SANTA CATARINA Subprograma de Informação e Estudos Turísticos Subrograma de Estudo de Mercado Subprograma de Estruturação de Atrativos e Espaços Turísticos Subprograma de Regionalização do Turismo Lei estadual nº13.792 lei , PROGRAMA DO DESENVOLVIMENTO DO TURISMO PDIL SEITEC Subprograma de Promoção e Comercialização Do Produto Turístico Subprograma de Qualificação dos Serviços Turísticos Subprograma de Sensibilização e Conscientização Turística Subprograma de Sustentabilidade de Destinações Turísticas POLÍTICAS GERÊNCIA DE POLÍTICAS DE TURISMO SDRS Municípios SANTUR PROGRAMAS

4 Plano Estratégico Regional de Turismo – Grande Florianópolis
Subprograma Informações e Estudos Turísticos Elaboração de Pesquisa Mercadológicas e Estudos de Mercado Estruturação de Atrativos e de Espaços Turísticos Sustentabilidade de Destinações Turísticas Regionalização do Turismo Sensibilização e Conscientização Turística Capacitação de Recursos Humanos e Qualificação de Serviços Turísticos no Estado Promoção e Comercialização do Produto Turístico do Estado Programa de Desenvolvimento do Turismo

5 Informações e Estudos Turísticos
Subprograma Informações e Estudos Turísticos Sistema de informações; Inovação e tecnologia; INVTUR; Estudos da capacidade de carga nos atrativos naturais; Estudos da capacidade de carga nos atrativos culturais; Informação de acesso às linhas de crédito específicas do setor turístico, por meio da divulgação das linhas de financiamento existentes, da criação de novas linhas de microcrédito e do apoio à elaboração de projetos;

6 Elaboração de Pesquisa Mercadológicas e Estudos de Mercado
Subprograma Elaboração de Pesquisa Mercadológicas e Estudos de Mercado Pesquisa de demanda turística; Pesquisa mercadológica (pós-venda).

7 Estruturação de Atrativos e de Espaços Turísticos
Subprograma Estruturação de Atrativos e de Espaços Turísticos Implantação de sinalização turística; Reestruturação metodológica e aprimoramento da infraestrutura receptiva nos municípios – CATs; Implantar diretrizes para adequação de acessos, infraestrutura e equipamentos turísticos em novos atrativos; Articulação dos órgão competentes para melhoria ou implantação de sistema de saneamento básico em destinações turísticas; Construção de Diretrizes para os serviços de segurança, saúde, comunicação e transporte em destinações turísticas; Adequação de horários de funcionamento dos equipamentos turísticos; Cadastramento, fiscalização, orientação e controle da qualidade dos serviços na Região da Grande Florianópolis (CADASTUR); Incentivo à elaboração de Planos Municipais de Turismo; Adaptação e implantação de acessibilidade nos equipamentos e serviços turísticos;

8 Sustentabilidade de Destinações Turísticas
Subprograma Sustentabilidade de Destinações Turísticas Planos de manejo para inserção do turismo em áreas ambientais; Articular a aplicabilidade da legislação vigente; Desenvolver e apoiar projetos de sustentabilidade ambiental para fomentar os produtos turísticos.

9 Regionalização do Turismo
Subprograma Regionalização do Turismo Cooperação Técnica e Operacional ao desenvolvimento do Programa de Regionalização do Turismo; Formatar produtos turísticos que integre os roteiros da Região com a política pública do Estado; Estimular o desenvolvimento dos segmentos turísticos na Região; Valorização e resgate da gastronomia típica regional; Produção associada através da agricultura familiar e artesanato, criando identidade local; Trabalhar em projetos de cooperação regional; Estruturar e fortalecer o turismo cultural (étnico- histórico).

10 Sensibilização e Conscientização Turística
Subprograma Sensibilização e Conscientização Turística Sensibilização do empresariado para a necessidade de modernização dos meios de hospedagem, alimentação e transporte existentes, dando ênfase aos processos e alternativas de tecnologia ambientalmente responsáveis; Conscientização voltada para o Turismo nas Escolas no ensino fundamental e médio; Incentivo à participação da população local na prestação de serviços turísticos; Conscientização turística da comunidade local; Sensibilização e conscientização do turista;

11 Capacitação de serviços e equipamentos de turismo;
Subprograma Capacitação de Recursos Humanos e Qualificação de Serviços Turísticos no Estado Assessoramento técnico no desenvolvimento de novos empreendimentos turísticos; Capacitação de serviços e equipamentos de turismo; Atualização dos empreendimentos para que possam (re)ver suas práticas e receber orientações de como aprimorar seus serviços; Inserir cursos de línguas estrangeiras entre os prestadores de serviços turísticos; Capacitação e qualificação de guias de turismo para a região; Fomentar a criação de curso de empreendedorismo para comercialização de produtos regionais observando produção, qualidade e comercialização;

12 Promoção e Comercialização do Produto Turístico
Subprograma Promoção e Comercialização do Produto Turístico Guia impresso com descrição dos circuitos na região; Apoio a promoção e divulgação do produto turístico do Estado; Promoção e divulgação nos principais mercados emissores do país e do exterior; Plano de Marketing; Criação do site da região; Participação em Missões Técnicas, Feiras e eventos; Elaboração do material promocional da Região da Grande Florianópolis; Calendário de eventos regionais.


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