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O MOVE BRAZIL é resultado da parceria entre ANFIR (Associação Nacional do Fabricantes de Implementos Rodoviários) e Apex-Brasil (Agência Brasileira de.

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2 O MOVE BRAZIL é resultado da parceria entre ANFIR (Associação Nacional do Fabricantes de Implementos Rodoviários) e Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). A meta é promover as exportações brasileiras de implementos rodoviários, fortalecendo a imagem do Brasil como fabricante de bens de capital e fornecedor de tecnologia. Sua principal forma de atuação é por meio de ações de promoção comercial, como participação em feiras de negócios e rodadas de negócios.

3 Governança O MOVEBRAZIL é gerenciado por um Comitê Gestor de até 12 integrantes e é presidido pela Apex-Brasil. A composição inclui o gerente do projeto, o gestor da Apex-Brasil, representantes da ANFIR e um grupo de empresários participantes do MOVEBRAZIL. Suas atribuições são: Tomar as decisões estratégicas do projeto Avaliar a execução Propor correções e monitora-las ao longo do curso do projeto Pensar estrategicamente o futuro do setor no que se refere ao incremento da competitividade dos produtos e serviços brasileiros no mercado internacional Avaliar os resultados do projeto Reunir-se ao menos uma vez em cada período sujeito à prestação de contas

4 Governança O Comitê Gestor também é responsável por acompanhar:
O Comitê Gestor também é responsável por acompanhar: A forma de participação das empresas nas iniciativas A interação das empresas com as entidades O alcance das metas estabelecidas para cada ação do projeto A comunicação entre a ANFIR e a Apex-Brasil Entre outras funções da gestão.

5 Pilares Ter presença e suporte nos mercados-alvo com estrutura própria ou com parceiros locais Conhecer os mercados-alvo e ter capacidade de adaptação dos implementos brasileiros às especificidades regionais (customização) Apresentar consistência no trabalho e na relação com os mercados-alvo

6 Promoção Comercial As ações de promoção comercial realizadas pelo projeto são: Feiras Internacionais > presença com Pavilhão Brasil Missões Comerciais > seleção de importadores para rodadas de negócios locais Projeto Comprador > seleção de importadores para rodadas de negócios no Brasil

7 Inteligência comercial
O projeto fornece informações estratégicas de mercados de modo a auxiliar as empresas na identificação de oportunidades de negócios em mercados internacionais: Pesquisas e estudos de mercado > essenciais na análise de viabilidade de acesso de produtos aos países alvos Estatísticas detalhadas > dados com as classificações tarifárias dos produtos de interesse e listas detalhadas das importações realizadas por diversos países Mailing de importadores > lista atualizada das empresas com melhor perfil comprador nos países alvos

8 Capacitação As empresas são encaminhadas para programas e cursos que auxiliam no desenvolvimento de estratégias de mercado e conhecimento técnico necessário para ampliação do potencial exportador. Todo suporte nesse campo está no Programa de Qualificação para Exportação PEIEX

9 Programa de Qualificação para Exportação PEIEX
O PEIEX tem por objetivo estimular a competitividade e promover a cultura exportadora nas empresas, qualificando e ampliando os mercados para as indústrias iniciantes em Comércio Exterior. O PEIEX oferece às empresas um diagnóstico gratuito com o objetivo de apresentar soluções a fim de impactar sobre seu desempenho competitivo. Ao mesmo tempo, o projeto sinaliza aos agentes econômicos o esforço de médio e longo prazos que se deve empreender no sentido de operar mudanças no padrão de competitividade da região atendida, fundamentado no trabalho de gestão.

10 Programa de Internacionalização de Empresas
O programa da Apex-Brasil apoia as empresas nas dimensões de gestão e de negócios quanto à internacionalização, seja ela em abertura de escritórios comerciais, lojas, centros de distribuição, franquias ou contatos de licenciamento com parceiros externos. O programa tem quatro pontos: 1. Prontidão para internacionalizar: Identificação de pontos a melhorar na gestão e nos negócios, relacionados diretamente ao projeto de internacionalização da empresa. 2. Orientação estratégica: Apoio para formulação de estratégia de internacionalização e construção de Plano de Expansão Internacional.

11 Programa de Internacionalização de Empresas
3. Análise de mercado: Levantamento de informações e realização de análises de mercado para subsidiar o Plano de Expansão Internacional. 4. Operação Internacional: Apoio ao processo de abertura de operação no exterior: identificação de fornecedores, parceiros, informações sobre legislações locais, agendamento de reuniões, módulos de escritórios físicos e virtuais, entre outros.

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13 2016 2017 2018 (até Jun.) Aporte Apex realizado (R$) ,88 ,74 ,41 Exportação do projeto (US$-FOB) Taxa de crescimento das exportações do projeto 8,8% 95,1% Participação do valor das exportações do projeto no setor 97,0% 48,1% 30,6% Qtde empresas apoiadas 44 47 50 Qtde exportadoras 15 25 29 Valor médio mensal exportado por empresa (US$-FOB) Participação das empresas exportadoras do projeto no setor 68,2% 55,6% 55,8% Qtde destinos exportados 16 28 41 Qtde produtos NCM apoiados 1 50 71 Qtde produtos NCM exportados 1 20 37

14 DESTINOS Projetos Setoriais Destinos Exportações da Entidade Top
Valor exportado por 10 Destino Continente Prioritário Valor (US$-FOB) Participação Crescimento Contribuição para Participação no Qtde produtos Crescimento setor NCM exportados Qtde exportadoras empresas não apoiadas 1 Chile América do Sul Sim 28,9% 52,4% 19,4% 27,3% 26 16 2 Argentina América do Sul Não 18,5% 470,4% 29,8% 99,6% 27 10 36.757 3 Paraguai América do Sul Não 12,7% -37,4% -14,8% 51,1% 17 14 4 Estados Unidos América do Norte Não 9,2% 100,0% 6 3 702 5 Uruguai América do Sul Não 5,1% 44,2% 3,0% 17,4% 19 13 6 Bolívia América do Sul Sim 4,4% 88,3% 4,1% 95,0% 16 9 7 Peru América do Sul Sim 3,4% 415,9% 5,4% 7,0% 19 9 8 Angola África Não 2,8% 842,4% 4,9% 14,0% 9 3 9 Gana África Não 2,5% 61,8% 1,9% 35,6% 6 2 10 China Ásia Não 2,0% 98,9% 2 2 11.752 Total Top 10 ( 10 ) 89,6% 76,1% 75,5% 33,2% 36 28 Outros Destinos ( 31 ) 10,4% 2.783,2% 19,6% 22,7% 29 17 Total ( 41 ) 100,0% 95,1% 95,1% 31,6% 37 29 Total Geral 100,0% 95,1% 95,1% 30,6% 37 29

15 Contatos Para conhecer mais e participar do MOVEBRAZIL entre em contato com: Brenno Alves – (61) ou Silvio Melo – (11) ou

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