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Economia e Gestão da Saúde
Universidade Federal de Juiz de Fora – Tópicos Especiais em Economia e Gestão da Saúde Gabrielle de Oliveira Araújo Res. Gestão Hospitalar – HU/UFJF Tel:
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Universidade Federal de Juiz de Fora –
O “MERCADO” SAÚDE
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Universidade Federal de Juiz de Fora –
DEMANDA - D Quantidade de um bem/serviço que os indivíduos desejam consumir, em um determinado período de tempo, dadas as restrições orçamentárias. DESEJO ORÇAMENTO PREFERÊNCIAS INDIVIDUAIS UTILIDADE = SATISFAÇÃO/BEM ESTAR
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Determinantes da DEMANDA
Universidade Federal de Juiz de Fora – Determinantes da DEMANDA
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Determinantes da DEMANDA
Universidade Federal de Juiz de Fora – Determinantes da DEMANDA PREÇO P ↑ Q ↓ P ↓ Q ↑
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Determinantes da DEMANDA
Universidade Federal de Juiz de Fora – Determinantes da DEMANDA PREÇO
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Determinantes da DEMANDA
Universidade Federal de Juiz de Fora – Determinantes da DEMANDA RENDA Y ↑ Q ↑ Y ↓ Q ↓
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Determinantes da DEMANDA PREFERÊNCIAS - conhecimento
Universidade Federal de Juiz de Fora – Determinantes da DEMANDA PREFERÊNCIAS - conhecimento
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Quantidade de bens que os vendedores estão dispostos
Universidade Federal de Juiz de Fora – OFERTA – S ou O Quantidade de bens que os vendedores estão dispostos a comercializar em variados níveis de preço. ↑ preço ↑ qtde ofertada ↓ preço ↓ qtde ofertada
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Universidade Federal de Juiz de Fora –
EQUILÍBRIO DE MERCADO
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CONCORRÊNCIA PERFEITA
Universidade Federal de Juiz de Fora – EQUILÍBRIO DE MERCADO CONCORRÊNCIA PERFEITA Equilíbrio – forças de mercado “mãos invisíveis”
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Concorrência Perfeita
Universidade Federal de Juiz de Fora – Concorrência Perfeita características: - Racionalidade; - Numerosos e pequenos ofertantes;
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Concorrência Perfeita – características:
Universidade Federal de Juiz de Fora – Concorrência Perfeita – características: - Racionalidade - consumo planejado; - Transparência – S e D; - Numerosos ofertantes, sem poder de mercado; - Produtos homogêneos; - Não há barreiras à entrada e saída. características: - Racionalidade; - Numerosos e pequenos ofertantes;
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Mercados que se aproximam da
Universidade Federal de Juiz de Fora – Mercados que se aproximam da Concorrência Perfeita características: - Racionalidade; - Numerosos e pequenos ofertantes;
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DETERMINANTES DA DEMANDA
Universidade Federal de Juiz de Fora – DETERMINANTES DA DEMANDA POR SERVIÇOS DE SAÚDE PREÇO? RENDA? PREFERÊNCIAS?
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Universidade Federal de Juiz de Fora –
NECESSIDADE
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DEMANDA – serviços de saúde
Universidade Federal de Juiz de Fora – DEMANDA – serviços de saúde INELÁSTICA
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Intervenção governamental
Universidade Federal de Juiz de Fora – “Mercado” Saúde (NECESSIDADE) FALHAS DE MERCADO Intervenção governamental
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Necessidade, imprevisibilidade, incerteza
Universidade Federal de Juiz de Fora – “Mercado” Saúde FALHAS DE MERCADO Necessidade, imprevisibilidade, incerteza A resposta de um mercado saúde não regulado pelo Estado é o desenvolvimento de seguros privados. Perverso para quem não pode pagar. Regulação: saúde pública – SUS - direito.
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Assimetria de informações – relação agente
Universidade Federal de Juiz de Fora – “Mercado” Saúde FALHAS DE MERCADO Assimetria de informações – relação agente S - poder de mercado S controla D
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RISCO MORAL (oportunismo) - S e D
Universidade Federal de Juiz de Fora – ““Mercado” Saúde FALHAS DE MERCADO RISCO MORAL (oportunismo) - S e D
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S → D Universidade Federal de Juiz de Fora – Risco moral OFERTA
““Mercado” Saúde FALHAS DE MERCADO Risco moral OFERTA Remuneração médicos: - ato/procedimento; - jornada de trabalho; 1/3 - diagnóstico. Regulação: tabela SUS – diagnóstico. Realidade: fratura no indicador. Diagnóstico: multifratura - $. Acrescentam desnutrição. S → D
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Universidade Federal de Juiz de Fora –
““Mercado” Saúde FALHAS DE MERCADO Risco moral OFERTA Cesariana S → D Cesariana - $$$ Regulaçao: $ cesariana = $ parto normal Comodidade.
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Universidade Federal de Juiz de Fora –
““Mercado” Saúde FALHAS DE MERCADO
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Universidade Federal de Juiz de Fora –
““Mercado” Saúde FALHAS DE MERCADO
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Universidade Federal de Juiz de Fora –
““Mercado” Saúde FALHAS DE MERCADO Risco moral OFERTA Concentração em grandes centros, desinteresse por zonas remotas e periferias. Regulação: programa Mais Médicos.
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Universidade Federal de Juiz de Fora –
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Universidade Federal de Juiz de Fora –
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“O SUS cobre mesmo, o plano de saúde cobre mesmo”
Universidade Federal de Juiz de Fora – ““Mercado” Saúde FALHAS DE MERCADO Risco moral DEMANDA Seguro saúde público ou privado: - superutilização dos serviços de saúde (ex: consultas desnecessárias). - pouca preocupação com promoção da saúde e prevenção de doenças. “O SUS cobre mesmo, o plano de saúde cobre mesmo”
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Universidade Federal de Juiz de Fora –
Q*: qtde demandada se os indivíduos tivesse que pagar; Qo: qtde demandada na presença de seguro saúde.
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Barreiras à entrada no mercado
Universidade Federal de Juiz de Fora – ““Mercado” Saúde FALHAS DE MERCADO Barreiras à entrada no mercado
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EXTERNALIDADES – positivas
Universidade Federal de Juiz de Fora – ““Mercado” Saúde FALHAS DE MERCADO EXTERNALIDADES – positivas Regulação: incentivos, subsídios.
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Universidade Federal de Juiz de Fora –
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EXTERNALIDADES – negativas
Universidade Federal de Juiz de Fora – ““Mercado” Saúde FALHAS DE MERCADO EXTERNALIDADES – negativas Regulação: fiscalização, multas e taxações.
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Universidade Federal de Juiz de Fora –
““Mercado” Saúde NECESSIDADE e DEMANDA
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Universidade Federal de Juiz de Fora –
““Mercado” Saúde NECESSIDADE ≠ DEMANDA Demanda: quantidade de bens e/ou serviços que os indivíduos desejam consumir, em um determinado período de tempo, dadas as restrições orçamentárias. Autonomia. Necessidade: quantidade de serviços médicos que a opinião médica acredita deva ser consumida, em um determinado período de tempo, para que as pessoas possam permanecer ou ficar tão saudáveis quanto seja possível - segundo o conhecimento médico. S → D
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Universidade Federal de Juiz de Fora –
““Mercado” Saúde NECESSIDADE ≠ DEMANDA
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“CONCORRENCIA PERFEITA X “MERCADO” SAÚDE
Universidade Federal de Juiz de Fora – “CONCORRENCIA PERFEITA X “MERCADO” SAÚDE RESUMO Concorrência Perfeita Mercado Saúde - Racionalidade, planejamento; Incerteza, imprevisibilidade; - Inexistência de Externalidades; Presença da Externalidades; - Transparência; X Assimetria de informações; - Não há poder de mercado – S S induz D, risco moral; - Livre entrada e saída Barreiras à entrada. * forças de mercado * intervenção governamental
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Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF
Referências PIOLA, Sérgio Francisco, VIANNA, Solon Magalhães (orgs.) Economia da Saúde: conceitos e contribuição para a gestão da saúde. Brasília: IPEA, 1995. CASTRO, Janice Dornelles de. Regulação em saúde: análise de conceitos fundamentais. Sociologias, jan./jun. 2002.
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