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Economia e Gestão da Saúde

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Apresentação em tema: "Economia e Gestão da Saúde"— Transcrição da apresentação:

1 Economia e Gestão da Saúde
Universidade Federal de Juiz de Fora – Tópicos Especiais em Economia e Gestão da Saúde Gabrielle de Oliveira Araújo Res. Gestão Hospitalar – HU/UFJF Tel:

2 Universidade Federal de Juiz de Fora –
O “MERCADO” SAÚDE

3 Universidade Federal de Juiz de Fora –
DEMANDA - D Quantidade de um bem/serviço que os indivíduos desejam consumir, em um determinado período de tempo, dadas as restrições orçamentárias. DESEJO ORÇAMENTO PREFERÊNCIAS INDIVIDUAIS UTILIDADE = SATISFAÇÃO/BEM ESTAR

4 Determinantes da DEMANDA
Universidade Federal de Juiz de Fora – Determinantes da DEMANDA

5 Determinantes da DEMANDA
Universidade Federal de Juiz de Fora – Determinantes da DEMANDA PREÇO P ↑ Q ↓ P ↓ Q ↑

6 Determinantes da DEMANDA
Universidade Federal de Juiz de Fora – Determinantes da DEMANDA PREÇO

7 Determinantes da DEMANDA
Universidade Federal de Juiz de Fora – Determinantes da DEMANDA RENDA Y ↑ Q ↑ Y ↓ Q ↓

8 Determinantes da DEMANDA PREFERÊNCIAS - conhecimento
Universidade Federal de Juiz de Fora – Determinantes da DEMANDA PREFERÊNCIAS - conhecimento

9 Quantidade de bens que os vendedores estão dispostos
Universidade Federal de Juiz de Fora – OFERTA – S ou O  Quantidade de bens que os vendedores estão dispostos a comercializar em variados níveis de preço. ↑ preço ↑ qtde ofertada ↓ preço ↓ qtde ofertada

10 Universidade Federal de Juiz de Fora –
EQUILÍBRIO DE MERCADO

11 CONCORRÊNCIA PERFEITA
Universidade Federal de Juiz de Fora – EQUILÍBRIO DE MERCADO CONCORRÊNCIA PERFEITA Equilíbrio – forças de mercado “mãos invisíveis”

12 Concorrência Perfeita
Universidade Federal de Juiz de Fora – Concorrência Perfeita características: - Racionalidade; - Numerosos e pequenos ofertantes;

13 Concorrência Perfeita – características:
Universidade Federal de Juiz de Fora – Concorrência Perfeita – características: - Racionalidade - consumo planejado; - Transparência – S e D; - Numerosos ofertantes, sem poder de mercado; - Produtos homogêneos; - Não há barreiras à entrada e saída. características: - Racionalidade; - Numerosos e pequenos ofertantes;

14 Mercados que se aproximam da
Universidade Federal de Juiz de Fora – Mercados que se aproximam da Concorrência Perfeita características: - Racionalidade; - Numerosos e pequenos ofertantes;

15 DETERMINANTES DA DEMANDA
Universidade Federal de Juiz de Fora – DETERMINANTES DA DEMANDA POR SERVIÇOS DE SAÚDE PREÇO? RENDA? PREFERÊNCIAS?

16 Universidade Federal de Juiz de Fora –
NECESSIDADE

17 DEMANDA – serviços de saúde
Universidade Federal de Juiz de Fora – DEMANDA – serviços de saúde INELÁSTICA

18 Intervenção governamental
Universidade Federal de Juiz de Fora – “Mercado” Saúde (NECESSIDADE) FALHAS DE MERCADO Intervenção governamental

19 Necessidade, imprevisibilidade, incerteza
Universidade Federal de Juiz de Fora – “Mercado” Saúde FALHAS DE MERCADO Necessidade, imprevisibilidade, incerteza A resposta de um mercado saúde não regulado pelo Estado é o desenvolvimento de seguros privados. Perverso para quem não pode pagar. Regulação: saúde pública – SUS - direito.

20 Assimetria de informações – relação agente
Universidade Federal de Juiz de Fora – “Mercado” Saúde FALHAS DE MERCADO Assimetria de informações – relação agente S - poder de mercado S controla D

21 RISCO MORAL (oportunismo) - S e D
Universidade Federal de Juiz de Fora – ““Mercado” Saúde FALHAS DE MERCADO RISCO MORAL (oportunismo) - S e D

22 S → D Universidade Federal de Juiz de Fora – Risco moral OFERTA
““Mercado” Saúde FALHAS DE MERCADO Risco moral OFERTA Remuneração médicos: - ato/procedimento; - jornada de trabalho; 1/3 - diagnóstico. Regulação: tabela SUS – diagnóstico. Realidade: fratura no indicador. Diagnóstico: multifratura - $. Acrescentam desnutrição. S → D

23 Universidade Federal de Juiz de Fora –
““Mercado” Saúde FALHAS DE MERCADO Risco moral OFERTA Cesariana S → D Cesariana - $$$ Regulaçao: $ cesariana = $ parto normal Comodidade.

24 Universidade Federal de Juiz de Fora –
““Mercado” Saúde FALHAS DE MERCADO

25 Universidade Federal de Juiz de Fora –
““Mercado” Saúde FALHAS DE MERCADO

26 Universidade Federal de Juiz de Fora –
““Mercado” Saúde FALHAS DE MERCADO Risco moral OFERTA Concentração em grandes centros, desinteresse por zonas remotas e periferias. Regulação: programa Mais Médicos.

27 Universidade Federal de Juiz de Fora –

28 Universidade Federal de Juiz de Fora –

29 “O SUS cobre mesmo, o plano de saúde cobre mesmo”
Universidade Federal de Juiz de Fora – ““Mercado” Saúde FALHAS DE MERCADO Risco moral DEMANDA Seguro saúde público ou privado: - superutilização dos serviços de saúde (ex: consultas desnecessárias). - pouca preocupação com promoção da saúde e prevenção de doenças. “O SUS cobre mesmo, o plano de saúde cobre mesmo”

30 Universidade Federal de Juiz de Fora –
Q*: qtde demandada se os indivíduos tivesse que pagar; Qo: qtde demandada na presença de seguro saúde.

31 Barreiras à entrada no mercado
Universidade Federal de Juiz de Fora – ““Mercado” Saúde FALHAS DE MERCADO Barreiras à entrada no mercado

32 EXTERNALIDADES – positivas
Universidade Federal de Juiz de Fora – ““Mercado” Saúde FALHAS DE MERCADO EXTERNALIDADES – positivas Regulação: incentivos, subsídios.

33 Universidade Federal de Juiz de Fora –

34 EXTERNALIDADES – negativas
Universidade Federal de Juiz de Fora – ““Mercado” Saúde FALHAS DE MERCADO EXTERNALIDADES – negativas Regulação: fiscalização, multas e taxações.

35 Universidade Federal de Juiz de Fora –
““Mercado” Saúde NECESSIDADE e DEMANDA

36 Universidade Federal de Juiz de Fora –
““Mercado” Saúde NECESSIDADE ≠ DEMANDA Demanda: quantidade de bens e/ou serviços que os indivíduos desejam consumir, em um determinado período de tempo, dadas as restrições orçamentárias. Autonomia. Necessidade: quantidade de serviços médicos que a opinião médica acredita deva ser consumida, em um determinado período de tempo, para que as pessoas possam permanecer ou ficar tão saudáveis quanto seja possível - segundo o conhecimento médico. S → D

37 Universidade Federal de Juiz de Fora –
““Mercado” Saúde NECESSIDADE ≠ DEMANDA

38 “CONCORRENCIA PERFEITA X “MERCADO” SAÚDE
Universidade Federal de Juiz de Fora – “CONCORRENCIA PERFEITA X “MERCADO” SAÚDE RESUMO Concorrência Perfeita Mercado Saúde - Racionalidade, planejamento; Incerteza, imprevisibilidade; - Inexistência de Externalidades; Presença da Externalidades; - Transparência; X Assimetria de informações; - Não há poder de mercado – S S induz D, risco moral; - Livre entrada e saída Barreiras à entrada. * forças de mercado * intervenção governamental

39 Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF
Referências PIOLA, Sérgio Francisco, VIANNA, Solon Magalhães (orgs.) Economia da Saúde: conceitos e contribuição para a gestão da saúde. Brasília: IPEA, 1995. CASTRO, Janice Dornelles de. Regulação em saúde:  análise de conceitos fundamentais. Sociologias, jan./jun. 2002.


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