Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouVinícius Avelar Alterado mais de 10 anos atrás
1
A Importância da Marca como Instrumento de Defesa do Consumidor
Gesner Oliveira Hotel Rio Atlântica Rio de Janeiro, 10/12/2002
2
Sumário 1. A Cadeia do GLP 2. Tendência à Integração Vertical
3. A Importância da Marca
3
1. A Cadeia do GLP
4
Cadeia do GLP no Brasil Importação Petrobrás Consumidor final Mercado
Distribuição Estrutura de terminais, tanques e dutos para movimentação Mercado Varejista Comerci-alização/ Formação de preços Distribuidora Petróleo Mercado Atacadista Logística Refino GLP Petrobrás
5
Sensibilidade dos Preços no Mercado de GLP
Sensibilidade dos preços é muito maior que a variação de quantidade. P D Q Q
6
Mercado de GLP no Brasil - Contestação de mercado e formação de preços
Consumidor final Contestação de mercado “Open access” Importação Distribuição Estrutura de terminais, tanques e dutos para movimentação Mercado Varejista Preços: Monopolista vs. Concorrência Distribuidora Petróleo Mercado Atacadista Logística Refino GLP Barreiras à entrada Petrobrás
7
2. Tendência à Integração Vertical
8
Falhas de Mercado Envolvidas
Informação assimétrica Externalidade negativa
9
Falhas de Mercado: Problema de Informação
Dificuldade de Avaliação do Consumidor Informação Assimétrica
10
Atributos Típicos de Bens e Serviços
Fonte: Evrard & Rodrigues
11
Peculiaridade do GLP GLP tem atributo de experiência e de credibilidade
12
Falhas de Mercado: Externalidade
Benefício social das medidas de segurança maior do que o benefício privado Externalidade Negativa Tendência ao subinvestimento em segurança
13
Tendência à Integração Vertical
Externalidade positiva de reputação
14
3. A Importância da Marca
15
Vantagens da Marca Referência para o consumidor
Resolve o problema do “free riding” Concorrência inter-marca compensa concorrência intra-marca
16
Relembrando os Principais Pontos...
Problemas concorrenciais são maiores na origem da cadeia do GLP Externalidades e informação assimétrica explicam integração vertical na distribuição Marca é importante para superar falhas de mercado e proteger o consumidor
17
Muito Obrigado. Maiores Informações:
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.