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PublicouLarissa Brezinski Alterado mais de 5 anos atrás
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ORIENTAÇOES PARA A SEMANA DE AVALIAÇAO E PLANEJAMENTO (SAP) 2019
Centro de Tecnologia
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RESOLUÇÃO No 181/2017 - CONSEPE 14 de novembro de 2017
Política de Melhoria da Qualidade dos Cursos de Graduação e de Pós-Graduação da UFRN. RESOLUÇÃO No 181/ CONSEPE 14 de novembro de 2017
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COMISSÃO DE GRADUAÇÃO SAP PATCG
Art. 6o Fica criada a Comissão de Graduação com o objetivo de avaliar e acompanhar os PATCG na UFRN. COMISSÃO DE GRADUAÇÃO SAP PATCG Art. 9o Fica institucionalizada a Semana de Avaliação e Planejamento definida no Calendário Universitário da UFRN, sob a responsabilidade dos Departamentos ou Centros e Unidades Acadêmicas Especializadas Art. 5o Todos os cursos de Graduação da UFRN deverão ter um Plano de Ação Trienal do Curso de Graduação, propondo estratégias para enfrentamento das fragilidades e encaminhamentos de melhorias dos indicadores.
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SEMANA DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO (SAP/2019) - 04 A 08/02/2019
04/02/2019 I. ABERTURA ORGANIZADA PELOS CENTROS – UNIDADES ACADÊMICAS: Inclusão de alunos com deficiência nas Universidades Federais; Tecnologias ativas de ensino; Perspectivas para os próximos ENADE´s, etc., ... 05/02/2019 II. DEPARTAMENTO - UNIDADE ACADÊMICA: REUNIR SEUS CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO. PATCG e PAQPG: Papel dos professores na realização e acompanhamento; estratégias para a melhoria dos cursos (interação graduação e pós); Avaliação da docência; etc., ... 06/02 A 08/02/2019 III. COORDENAÇÃO DE CURSO: Apresentar dados de Evasão e Retenção, Atualização do PPC, Orientação Acadêmica, Estágios, Atualização do PATCG com os dados do ENADE 2017 etc., ... SUGESTÕES:
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TEMAS PARA SEMANA DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO - SAP
1 Orientação Acadêmica 2 Evasão, retenção e insucessos 3 Alunos com deficiência e necessidades educacionais especiais e as demandas de acessibilidade metodológica, instrumental, comunicacional e digital 4 Utilização de tecnologias e adoção de ações inovadoras no âmbito do curso 5 O papel do Núcleo Docente Estruturante – NDE 6 Inserção Curricular da Extensão SUGESTÕES
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TEMAS PARA SEMANA DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO - SAP
7 Estágio: - Campo de estágio (adequação), vagas; - Acompanhamento (supervisores, preceptores, orientadores); - Avaliação; - Parcerias. 8 Temas de conteúdo obrigatório para os cursos Instrumento de Avaliação dos Cursos de Graduação (IACG): - Educação Ambiental; - Direitos Humanos; - Educação de relações Étnico-raciais; - Ensino da cultura Afro-brasileira, africana e indígena; - Libras. 9 Trabalho de Conclusão de Curso: - Orientações; - Organização. 10 Prática como componente curricular: - Laboratórios; - Aulas de Campo; - Outros. 11 Formação continuada e cursos de atualização pedagógica dos professores - Programa de Atualização Pedagógica – PAP 12 Submissão de projetos de ensino, pesquisa e extensão: - PIBIC; - PIBID; - Residência Pedagógica; - Monitoria; - Tutoria; - Extensão; - PAMQEG; - PET; - Outros. SUGESTÕES
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TEMAS PARA SEMANA DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO - SAP
12 Mobilidade Nacional e Internacional de estudantes e professores (internacionalização) - SRI 13 Articulação da Graduação e Pós-graduação 14 Planos Trienais e quadrienais (coordenadores dos cursos de graduação e pós graduação, chefias de departamentos e unidades acadêmicas especializadas) 15 ENADE 16 PPC: Componentes curriculares: ajustes, substituições, expressões, ementas; - Programas e planos de ensino (conteúdos, objetivos, metodologia, avaliação, bibliografia; - Integração entre componente e docente por período ou área de conhecimento 17 SUGESTÕES
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Extraordinária/Está-
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA Matrícula: olhar especial aos alunos no RODA. Rematrícula/Mat. Extraordinária/Está- gios supervisionados obrigatórios e não obrigatórios. Encontro com alunos para verificar possíveis dificuldades. Fechamento do semestre: analisar as retenções, se houve evasão e diagnosticar o PORQUÊ. A ORIENTAÇÃO ACADÊMICA deve promover encontros (quinzenal/mensal):
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ORIENTAÇÃO ACADÊMICA (viés distintos)
Alunos no RODA; Alunos em Estágio supervisionado não obrigatório; Alunos em Estágio supervisionado obrigatório; Alunos aptos a fazer e os que estão matriculados em TCC (ajudar a encontrar orientadores, quando necessário) ; Alunos que estão com algum acompanhamento pela CAENE; Alunos com deficiência (PCD); Alunos formandos; Alunos aptos a realizar o ENADE; e Orientação e sugestão aos estudantes quanto as atividades complementares (como obter tais horas necessária).
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Orientações para obtenção de informações no SIGAA (Coordenações)
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Orientações para obtenção de informações no SIGAA (Coordenações)
01 02 03 04 05
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Orientações para obtenção de informações no SIGAA (Coordenações)
Insucessos/Orientação Acadêmica (Relatório 01): Alunos no RODA
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Retenções/Evasão (Relatório 02):
Orientações para obtenção de informações no SIGAA (Coordenações) Retenções/Evasão (Relatório 02):
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Orientações para obtenção de informações no SIGAA (Coordenações)
Insucessos (Relatório 03): por componente curricular
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Orientações para obtenção de informações no SIGAA (Coordenações)
Retenções/Evasão (Relatório 04):
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Orientação Acadêmica (Relatório 05): Alunos sem orientação acadêmica
Orientações para obtenção de informações no SIGAA (Coordenações) Orientação Acadêmica (Relatório 05): Alunos sem orientação acadêmica
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Orientações para obtenção de informações no SIGAA (Coordenações)
06 07 08
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Orientações para obtenção de informações no SIGAA (Coordenações)
Insucessos (Relatório 06): trancamentos
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Orientações para obtenção de informações no SIGAA (Coordenações)
Insucessos (Relatório 06): Suspensão de programa
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Orientações para obtenção de informações no SIGAA (Coordenações)
Insucessos (Relatório 07): Trancamentos com motivo
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Orientações para obtenção de informações no SIGAA (Centros)
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Orientações para obtenção de informações no SIGAA (Centros)
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Orientações para obtenção de informações no SIGAA (Centros)
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Orientações para obtenção de informações no SIGAA (Centros)
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Orientações para obtenção de informações no SIGAA (Centros)
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Orientações para obtenção de informações no SIGAA (Centros)
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Orientações para obtenção de informações no SIGAA (Departamentos)
Avaliação de docência
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Orientações para obtenção de informações no SIGAA (Departamentos)
Avaliação de docência
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Orientações para obtenção de informações no SIGAA (Departamentos)
Avaliação de docência
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