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ORIENTAÇOES PARA A SEMANA DE AVALIAÇAO E PLANEJAMENTO (SAP) 2019

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Apresentação em tema: "ORIENTAÇOES PARA A SEMANA DE AVALIAÇAO E PLANEJAMENTO (SAP) 2019"— Transcrição da apresentação:

1 ORIENTAÇOES PARA A SEMANA DE AVALIAÇAO E PLANEJAMENTO (SAP) 2019
Centro de Tecnologia

2 RESOLUÇÃO No 181/2017 - CONSEPE 14 de novembro de 2017
Política de Melhoria da Qualidade dos Cursos de Graduação e de Pós-Graduação da UFRN. RESOLUÇÃO No 181/ CONSEPE 14 de novembro de 2017

3 COMISSÃO DE GRADUAÇÃO SAP PATCG
Art. 6o Fica criada a Comissão de Graduação com o objetivo de avaliar e acompanhar os PATCG na UFRN. COMISSÃO DE GRADUAÇÃO SAP PATCG Art. 9o Fica institucionalizada a Semana de Avaliação e Planejamento definida no Calendário Universitário da UFRN, sob a responsabilidade dos Departamentos ou Centros e Unidades Acadêmicas Especializadas Art. 5o Todos os cursos de Graduação da UFRN deverão ter um Plano de Ação Trienal do Curso de Graduação, propondo estratégias para enfrentamento das fragilidades e encaminhamentos de melhorias dos indicadores.

4 SEMANA DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO (SAP/2019) - 04 A 08/02/2019
04/02/2019 I. ABERTURA ORGANIZADA PELOS CENTROS – UNIDADES ACADÊMICAS: Inclusão de alunos com deficiência nas Universidades Federais; Tecnologias ativas de ensino; Perspectivas para os próximos ENADE´s, etc., ... 05/02/2019 II. DEPARTAMENTO - UNIDADE ACADÊMICA: REUNIR SEUS CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO. PATCG e PAQPG: Papel dos professores na realização e acompanhamento; estratégias para a melhoria dos cursos (interação graduação e pós); Avaliação da docência; etc., ... 06/02 A 08/02/2019 III. COORDENAÇÃO DE CURSO: Apresentar dados de Evasão e Retenção, Atualização do PPC, Orientação Acadêmica, Estágios, Atualização do PATCG com os dados do ENADE 2017 etc., ... SUGESTÕES:

5 TEMAS PARA SEMANA DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO - SAP
1 Orientação Acadêmica 2 Evasão, retenção e insucessos 3 Alunos com deficiência e necessidades educacionais especiais e as demandas de acessibilidade metodológica, instrumental, comunicacional e digital 4 Utilização de tecnologias e adoção de ações inovadoras no âmbito do curso 5 O papel do Núcleo Docente Estruturante – NDE 6 Inserção Curricular da Extensão SUGESTÕES

6 TEMAS PARA SEMANA DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO - SAP
7 Estágio: - Campo de estágio (adequação), vagas; - Acompanhamento (supervisores, preceptores, orientadores); - Avaliação; - Parcerias. 8 Temas de conteúdo obrigatório para os cursos Instrumento de Avaliação dos Cursos de Graduação (IACG): - Educação Ambiental; - Direitos Humanos; - Educação de relações Étnico-raciais; - Ensino da cultura Afro-brasileira, africana e indígena; - Libras. 9 Trabalho de Conclusão de Curso: - Orientações; - Organização. 10 Prática como componente curricular: - Laboratórios; - Aulas de Campo; - Outros. 11 Formação continuada e cursos de atualização pedagógica dos professores - Programa de Atualização Pedagógica – PAP 12 Submissão de projetos de ensino, pesquisa e extensão: - PIBIC; - PIBID; - Residência Pedagógica; - Monitoria; - Tutoria; - Extensão; - PAMQEG; - PET; - Outros. SUGESTÕES

7 TEMAS PARA SEMANA DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO - SAP
12 Mobilidade Nacional e Internacional de estudantes e professores (internacionalização) - SRI 13 Articulação da Graduação e Pós-graduação 14 Planos Trienais e quadrienais (coordenadores dos cursos de graduação e pós graduação, chefias de departamentos e unidades acadêmicas especializadas) 15 ENADE 16 PPC: Componentes curriculares: ajustes, substituições, expressões, ementas; - Programas e planos de ensino (conteúdos, objetivos, metodologia, avaliação, bibliografia; - Integração entre componente e docente por período ou área de conhecimento 17 SUGESTÕES

8 Extraordinária/Está-
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA Matrícula: olhar especial aos alunos no RODA. Rematrícula/Mat. Extraordinária/Está- gios supervisionados obrigatórios e não obrigatórios. Encontro com alunos para verificar possíveis dificuldades. Fechamento do semestre: analisar as retenções, se houve evasão e diagnosticar o PORQUÊ. A ORIENTAÇÃO ACADÊMICA deve promover encontros (quinzenal/mensal):

9 ORIENTAÇÃO ACADÊMICA (viés distintos)
Alunos no RODA; Alunos em Estágio supervisionado não obrigatório; Alunos em Estágio supervisionado obrigatório; Alunos aptos a fazer e os que estão matriculados em TCC (ajudar a encontrar orientadores, quando necessário) ; Alunos que estão com algum acompanhamento pela CAENE; Alunos com deficiência (PCD); Alunos formandos; Alunos aptos a realizar o ENADE; e Orientação e sugestão aos estudantes quanto as atividades complementares (como obter tais horas necessária).

10 Orientações para obtenção de informações no SIGAA (Coordenações)

11 Orientações para obtenção de informações no SIGAA (Coordenações)
01 02 03 04 05

12 Orientações para obtenção de informações no SIGAA (Coordenações)
Insucessos/Orientação Acadêmica (Relatório 01): Alunos no RODA

13 Retenções/Evasão (Relatório 02):
Orientações para obtenção de informações no SIGAA (Coordenações) Retenções/Evasão (Relatório 02):

14 Orientações para obtenção de informações no SIGAA (Coordenações)
Insucessos (Relatório 03): por componente curricular

15 Orientações para obtenção de informações no SIGAA (Coordenações)
Retenções/Evasão (Relatório 04):

16 Orientação Acadêmica (Relatório 05): Alunos sem orientação acadêmica
Orientações para obtenção de informações no SIGAA (Coordenações) Orientação Acadêmica (Relatório 05): Alunos sem orientação acadêmica

17 Orientações para obtenção de informações no SIGAA (Coordenações)
06 07 08

18 Orientações para obtenção de informações no SIGAA (Coordenações)
Insucessos (Relatório 06): trancamentos

19 Orientações para obtenção de informações no SIGAA (Coordenações)
Insucessos (Relatório 06): Suspensão de programa

20 Orientações para obtenção de informações no SIGAA (Coordenações)
Insucessos (Relatório 07): Trancamentos com motivo

21 Orientações para obtenção de informações no SIGAA (Centros)

22 Orientações para obtenção de informações no SIGAA (Centros)

23 Orientações para obtenção de informações no SIGAA (Centros)

24 Orientações para obtenção de informações no SIGAA (Centros)

25 Orientações para obtenção de informações no SIGAA (Centros)

26 Orientações para obtenção de informações no SIGAA (Centros)

27 Orientações para obtenção de informações no SIGAA (Departamentos)
Avaliação de docência

28 Orientações para obtenção de informações no SIGAA (Departamentos)
Avaliação de docência

29 Orientações para obtenção de informações no SIGAA (Departamentos)
Avaliação de docência


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