A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estudo do tecidos. Tecidos = conjunto de células.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estudo do tecidos. Tecidos = conjunto de células."— Transcrição da apresentação:

1 Estudo do tecidos. Tecidos = conjunto de células.
HISTOLOGIA

2 Tecido Epitelial Tecido Epitelial ou epitélio, caracteriza-se pela presença de células estreitamente unidas, com pouca substância intercelular. Raramente apresenta terminações nervosas e não apresentam vasos sanguíneos. Os nutrientes chegam aos epitélios através do tecido conjuntivo mais próximo. Reveste todas as superfícies internas e externas e forma as glândulas. Pode ser classificado como: Tecido Epitelial de Revestimento e Tecido Epitelial Glandular.

3 Tecido Epitelial de Revestimento
Revestimento externo e interno do corpo, dos órgãos e vasos sanguíneos. Receptor de estímulos. Proteção do corpo contra agentes estranhos que podem causar doenças (vírus, bactérias e fungos). A absorção e troca de substâncias. Forma a camada mais externa da pele, denominada epiderme. A epiderme protege o organismo contra a invasão de agentes estranhos e impede a perda de água, devido a presença de queratina, proteína impermeabilizante.

4

5 Tecido Epitelial Glandular
Forma as glândulas, estruturas que produzem e eliminam secreções. A pele possui a glândula sudorípara (elimina suor) e a sebácea (elimina óleo que lubrifica a pele e os pelos). Existem outras glândulas como mamárias, lacrimais, salivares, hipófise, tireoide e supra-renais. São responsáveis pela eliminação do leite, lagrima, saliva, enzimas e hormônios.

6 Classificação das Glândulas:
As glândulas exócrinas apresentam ductos excretores que lançam sua secreção para fora do corpo ou para o interior de cavidades de órgãos. Já as glândulas endócrinas lançam sua secreção no sangue e não possuem ductos excretores. As glândulas ditas mistas apresentam regiões endócrinas e exócrinas ao mesmo tempo.

7

8 Tecido Conjuntivo É formado por células com grande quantidade de substância intercelular. Apresenta fibras de proteína, como o colágeno e a elastina. Os diferentes tipos de células e de substância entre as células formam os diferentes tipos de tecidos conjuntivos.

9 Tecido Conjuntivo Propriamente Dito – composto de substância intercelular gelatinosa e fibras de proteínas, o que confere resistência e elasticidade. Ex. Derme que forma a pele. Está localizada abaixo da epiderme. Tecido Adiposo – situado na tela subcutânea ou hipoderme, é rico me células que armazenam gorduras, os adipócitos. Esse tecido tem como função reserva energética, isolante térmico e proteção contra choques mecânicos. Tecido Ósseo – formado por substância intercelular rica em sais de cálcio e colágeno. As células são denominadas osteócitos. Tem função de proteção dos órgãos, sustentação do corpo e reserva de cálcio. Os ossos apresentam pequenos canais por onde passam os vasos sanguíneos que nutrem as células dos ossos. Tecido Cartilaginoso – forma as cartilagens. Está presente na orelha externa, no nariz, nas vias respiratórias, entre as vértebras, no esqueleto dos embriões e nas extremidades dos ossos na articulação. Tecido Sanguíneo – é formado pelo plasma (parte líquida) e as células sanguíneas. As hemácias ou glóbulos vermelhos transportam oxigênio, os leucócitos ou glóbulos brancos são responsáveis pela defesa e as plaquetas participam do processo de coagulação.

10

11 Tecido Muscular O tecido muscular relaciona-se com a locomoção e outros movimentos do corpo. Entre as suas principais características estão: excitabilidade, contratilidade, extensibilidade e elasticidade. Os músculos representam 40% da massa corporal. Por isso, em muitos animais o tecido muscular é o mais abundante. As células do tecido muscular são alongadas e recebem o nome de fibras musculares ou miócitos. São ricas em duas proteínas: actina e miosina. Funções: Movimento do corpo / Estabilização e postura / Regulação do volume dos órgãos / Produção de calor

12 Classificação dos Músculos:
O tecido muscular liso apresenta uma contração lenta e involuntária, ou seja, não depende da vontade do indivíduo. Forma a musculatura dos órgãos internos, como a bexiga, estômago, intestino e vasos sanguíneos. O tecido muscular estriado esquelético apresenta uma contração rápida e voluntária. Está ligado aos ossos e atua na movimentação do corpo. O tecido muscular cardíaco apresenta miócitos estriados com um ou dois núcleos centrais. Esse tecido ocorre apenas no coração e apresenta contração independente da vontade do indivíduo (contração involuntária).

13

14 Tecido Nervoso O tecido nervoso é um tecido de comunicação, capaz de receber, interpretar e responder aos estímulos. As células do tecido nervoso são altamente especializadas no processamento de informações. Os neurônios transmitem os impulsos nervosos e as células da glia atuam junto com eles. A função do tecido nervoso é fazer as comunicações entre os órgãos do corpo e o meio externo. Tudo acontece de forma muito rápida. Através dos neurônios, o sistema nervoso recebe estímulos, decodifica as mensagens e elabora respostas.

15 Células Nervosas: Neurônios:
Os neurônios transmitem informações através de mediadores químicos, os neurotransmissores, e de impulsos elétricos. Podemos identificar três regiões na maioria dos neurônios, são elas: Corpo celular: nele se localizam o núcleo e as organelas, por exemplo, mitocôndrias. Axônio: é um prolongamento longo do corpo celular, geralmente único, de espessura constante. É envolvido por macroglias de dois tipos: Oligodendrócitos e Células de Schwann. Dendritos: são prolongamentos curtos do corpo celular, com muitas ramificações que se afinam nas pontas.

16

17 Existem dois tipos de células gliais, a saber:
Neurôglia ou Glia: As células da glia, ou neuróglias, são muito mais numerosas do os neurônios. Sua função é nutrir e proteger o sistema nervoso. Além disso, ajudam na regulação das sinapses e transmissão dos impulsos elétricos. Existem dois tipos de células gliais, a saber: Microglias: protegem o sistema nervoso, agindo de forma semelhante aos macrófagos. Macroglias: há quatro subtipos, cada uma com função específica, ajudando na transmissão dos impulsos nervosos. São elas: os astrócitos, os oligodendrócitos, os ependimócitos e as células de Schwann.

18


Carregar ppt "Estudo do tecidos. Tecidos = conjunto de células."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google