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I SEMINÁRIO DE ACOMPANHAMENTO DO PLANO DE GESTÃO 2009-2011 Data: 1 a 8 de Julho de 2011 Local: Auditório do CCB II CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS.

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2 I SEMINÁRIO DE ACOMPANHAMENTO DO PLANO DE GESTÃO 2009-2011 Data: 1 a 8 de Julho de 2011 Local: Auditório do CCB II CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES

3 Estrutura do CCH 11 Departamentos 14 cursos de graduação 5 Programas de Pós-graduação 3 PET

4 EQUIPE Walmer Faroni Diretor do CCH

5 DEPARTAMENTOS DED e DPE DAD, DEE e DLA DPD

6 DEPARTAMENTOS Dança DAH, DCM, DCS, DGE, DHI

7 Estrutura do CCH FONTE: http://www.cpd.ufv.br/relatorioufv

8 PROFESSORES FONTE: http://www.cpd.ufv.br/relatorioufv

9 Estrutura do CCH FONTE: http://www.cpd.ufv.br/relatorioufv

10 Estrutura do CCH FONTE: http://www.cpd.ufv.br/relatorioufv

11 Estrutura do CCH FONTE: http://www.cpd.ufv.br/relatorioufv

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13 Status de execução das metas 539 Metas

14 1 – Ampliar a produ ç ão cient í fica, intelectual e cultural e, prover, continuamente, apoio aos ve í culos de comunica ç ão e à s iniciativas de cria ç ão de m í dias e suportes digitais. 36 Metas - Carência de infraestrutura (órgão) para apoio e divulgação de trabalhos científicos - Empenho do corpo docente na produção científica e veículos divulgadores mais eficientes - Várias revistas científicas - Divulgação dos melhores trabalhos em mídias etc.

15 2 - Ampliar o acesso aos programas de ensino, pesquisa e extensão da UFV por meio da educa ç ão a distância 15 Metas - Órgão próprio de apoio (CEAD) - Incentivo financeiro aos professores. - Necessidade de ampliar a estrutura de apoio aos cursos. Ex: curso de História curso de Pedagogia

16 4 - Aprimorar a eficiência administrativa, financeira e econômica da UFV, por meio da otimiza ç ão de recursos e dos processos de aquisi ç ão, distribui ç ão, aplica ç ão e controle de bens e servi ç os. 30 Metas - Maior participação com autonomia dos Centros/Departamentos na distribuição dos recursos - Deficiência na emissão de relatórios gerenciais dificulta o acompanhamento por parte dos gestores e o processo decisório. Ex: compras

17 5 - Aprimorar a pol í tica cultural, esportiva e de lazer da UFV e ampliar pol í tica de gestão social voltada para a qualidade de vida da comunidade universit á ria 7 Metas - Realização de vários eventos culturais promovidos pelos deptos. do CCH, especialmente pelo DAH - Falta de espaços físicos adequados e suficientes para realização dos eventos - Carência de uma política de gestão documental, conservação e organização dos arquivos, ocasionando perda de parte da memória da UFV

18 6 - Aprimorar a pol í tica de extensão da UFV, em consonância com o Plano Nacional de Extensão Universit á ria 48 Metas - Bom n í vel de organiza ç ão e participa ç ão dos departamentos vinculados ao CCH em atividades de extensão. Ex: DLA (CELIN, CELES, CELIB, Coral Voix-l á. DPD (LPJ – Laborat ó rio de Pr á tica Jur í dica). DAH (Dan ç as, teatro) etc. - Espa ç o f í sico e recursos financeiros restritos; - Carência de aperfei ç oamento nas pol í ticas de extensão; - Falta de incentivo/est í mulo aos docentes para desenvolver e participar de atividades de extensão - Necessidade de melhoria no RAEX

19 7 - Aprimorar a pol í tica de gestão integrada e de desenvolvimento de pessoas 30 Metas - Realiza ç ão de encontros peri ó dicos de integra ç ão entre chefes e coordenadores do CCH - Participa ç ão dos servidores t é cnico administrativos em treinamentos e eventos institucionais. - N ú mero reduzido de docentes dificulta o planejamento e o cumprimento dos planos de capacita ç ão - Necessidade de amenizar o desequil í brio na distribui ç ão de pessoal (professores e t é cnicos) - Necessidade de aloca ç ão de FG para servidores (Ch. Expediente e Coord. Curso) - Necessidade de qualificar pedagogicamente os professores.

20 8 – Aprimorar o di á logo e a integra ç ão universidade- sociedade 1 Meta - Projetos desenvolvidos pelo DCS:. Intera ç ão-Responsabilidade Social e Meio Ambiente;. Caf é Filos ó fico: Espa ç o Aberto de Reflexão sobre a Vida Contemporânea. Parlamento Jovem. - Pouca participa ç ão dos departamentos - Falta de incentivo para realiza ç ão de atividades dessa natureza.

21 9 – Aprimorar o Projeto Pedag ó gico Institucional, as matrizes curriculares, as pol í ticas de forma ç ão, avalia ç ão, mobilidade, integra ç ão acadêmica e de acompanhamento a egressos 59 Metas - Necessidade de aprimoramento dos relat ó rios acadêmicos; - Necessidade de estudos acerca de sobreposi ç ão de conte ú dos em disciplinas; - Resistência nos departamentos para atualiza ç ão dos programas anal í ticos - Falta de informa ç ões sobre os egressos; - Falta de est í mulo para ocupar as coordena ç ões de cursos - Falta de suporte t é cnico para o gerenciamento e adequa ç ão dos programas anal í ticos. - Por serem metas cont í nuas, as adequa ç ões e atualiza ç ões são realizadas periodicamente e de acordo com as necessidades; - Matriz curricular atualizada - Altos í ndices de aprova ç ão nos exames do ENADE e OAB pelos estudantes.

22 10 – Aprimorar os sistemas de tecnologia da informa ç ão e comunica ç ão de dados e voz nos campi da UFV 2 Metas - O CCH e os departamentos vêm se integrando à s novas tecnologias e sistemas. - Falta de relat ó rios gerenciais com informa ç ões integradas

23 11 – Aprimorar os sistemas vi á rio, de á gua, esgoto, energia e res í duos nos campi da UFV 5 Metas - Aquisi ç ão de equipamentos mais eficientes - Falta de equipes multitarefas para operacionalizar as demandas de manuten ç ão e instala ç ões com maior eficiência e rapidez.

24 12 – Aprimorar pol í ticas de intercâmbio acadêmico com institui ç ões nacionais e internacionais 14 Metas - Amplia ç ão do n ú mero de convênios - Cria ç ão da Casa de Intercâmbio - Contribui ç ão do CCH para a participa ç ão no F ó rum Simulado Internacional (DPD) - Programas da CAPES/FIPSE -Necessidade de ampliar a intera ç ão da DRI com os departamentos; - Falta de relat ó rios gerenciais; - Falta de incentivo para os departamentos na inser ç ão internacional; - Implementar maior dinamismo nas a ç ões da DRI - Necessidade de mais recurso financeiro para a mobilidade acadêmica.

25 13 – Consolidar e aperfei ç oar os cursos de gradua ç ão e de n í vel m é dio, observando as pol í ticas de expansão da Institui ç ão 75 Metas - Busca constante de melhorias na estrutura f í sica e aquisi ç ão de livros pelos Centros - Carência de pessoal - Demora na aquisi ç ão dos acervos bibliogr á ficos para alguns cursos - Carência de pol í tica de est á gio - Não atendimento das demandas de espa ç o f í sico.

26 18 – Fortalecer a pol í tica institucional de apoio à cria ç ão, consolida ç ão e expansão de programas de p ó s-gradua ç ão stricto sensu e lato sensu. 88 Metas - Consolida ç ão do Programa de P ó s do DED - Incentivo e cria ç ão de novos programas DAD – 2005 DEE – 2006 DLA – 2009 DPE – 2009 - Carência de maior aten ç ão para consolida ç ão de novos programas - Defini ç ão de pol í tica de apoio aos programas 3 e 4 - Bolsas insuficientes para todos os estudantes - Falta de servidor e de espa ç o f í sico - Reduzido n ú mero de docentes - Baixo n ú mero de professores doutores.

27 19 - Fortalecer pol í ticas institucionais de pesquisa por meio de apoio à inicia ç ão cient í fica, aos projetos individuais, aos n ú cleos, à s redes e aos institutos de pesquisa 52 Metas - Participa ç ão nos editais - Incentivo aos professores para desenvolverem atividades de pesquisa - Diversidade de linhas de pesquisa - Carência de pol í tica institucional de pesquisa bem definida - Parcerias com outras institui ç ões -Elevado n ú mero de grupos de pesquisas registrados no CNPq - Realiza ç ão I F ó rum de pesquisa

28 20 – Promover a expansão e, ou, a moderniza ç ão das á reas f í sicas do sistema did á tico-cient í fico e comunit á rio 27 Metas - Aprova ç ão dos recursos CTInfra (IPPDS e anexo do CCH I) - Novas edifica ç ões em andamento. Ex: constru ç ão do CCH II e amplia ç ão da á rea f í sica do DAH (curso de Dan ç a) - Morosidade na elabora ç ão de projetos arquitetônicos - Deficiência no atendimento das demandas de espa ç o f í sico - Dificuldade nas negociações sobre devolução de espaço físico - Falta de fluxo de informação sistematizado no retorno das demandas com reformas, manutenção, ampliação, etc.

29 21 – Promover a participação da UFV em iniciativas, nacionais e internacionais, voltadas para a solução dos desafios nas áreas da saúde, acesso à educação, no avanço tecnológico, na segurança alimentar e em programas de responsabilidade social e ambiental 10 Metas - Formulação de convênio/parcerias com outras instituições - Capacitação de recursos junto aos órgãos de fomento para financiamento de eventos - Disponibilização de mais recursos - Necessidade de incentivos para mais parcerias. - Realização de parcerias com instituições públicas e privadas para realização de projetos de pesquisa - Projeção dos cursos/departamentos com inserção internacional.

30 22 – Prover continuamente condi ç ões para melhor uso do solo, das edifica ç ões e de equipamentos da UFV, considerando os aspectos de responsabilidade ambiental e de seguran ç a patrimonial e comunit á ria 38 Metas - Melhorias constantes dos Laborat ó rios de inform á tica do CCH - Acesso a portadores de necessidades especiais - Necessidade de aprimorar as á reas, sistemas e equipamentos did á ticos; - Necessidade de revitalizar a estrutura f í sica de v á rios departamentos; - Contrata ç ão de terceirizados - Disponibiliza ç ão de bolsistas - Dificuldade na aquisi ç ão de equipamentos e materiais; - Carência na manuten ç ão e reformas das instala ç ões f í sicas; - Ampliar as á reas de estacionamento; - Lentidão na instala ç ão de equipamentos; - Necessidade de melhorar as condi ç ões de seguran ç a no campus. - Falta de espa ç o integrado para coordena ç ões de cursos - Necessidade de espa ç o f í sico destinado a empresas juniores.

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35 Pesquisa CCH

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39 Convênio Justiça Federal

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42 Fórum de pesquisa

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