Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouLuan Menezes Alterado mais de 10 anos atrás
1
1ª Conferência do Fórum do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa OS DESAFIOS DA GESTÃO E DA QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR EM ANGOLA Por: Adão G.F. do NASCIMENTO, Ph.D. em Ciências da Educação (Secretário de Estado do Ensino Superior - Angola) (Lisboa, 14,15 e 16 de Novembro de 2011)
2
Sumário Contexto Visão - Quadro de acção - Pressupostos Estratégia - Acções - Resultados esperados Desafios Sumário Contexto Visão - Quadro de acção - Pressupostos Estratégia - Acções e resultados esperados Desafios 1ª Conferência do Fórum do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa OS DESAFIOS DA GESTÃO E DA QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR EM ANGOLA
3
Contexto Pós-modernismo Globalização Terceiro mundo – África Lusófono Reedificação do Estado 1ª Conferência do Fórum do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa OS DESAFIOS DA GESTÃO E DA QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR EM ANGOLA Sumário Contexto Visão - Quadro de acção - Pressupostos Estratégia - Acções - Resultados esperados Desafios
4
Contexto Pós-modernismo Globalização Terceiro mundo – África Lusófono Reedificação do Estado 1ª Conferência do Fórum do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa OS DESAFIOS DA GESTÃO E DA QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR EM ANGOLA Sumário Contexto Visão - Quadro de acção - Pressupostos Estratégia - Acções - Resultados esperados Desafios
5
Contexto Pós-modernismo Globalização Terceiro mundo – África Lusófono Reedificação do Estado 1ª Conferência do Fórum do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa OS DESAFIOS DA GESTÃO E DA QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR EM ANGOLA Sumário Contexto Visão - Quadro de acção - Pressupostos Estratégia - Acções - Resultados esperados Desafios
6
Contexto Pós-modernismo Globalização Terceiro mundo – África Lusófono Reedificação do Estado 1ª Conferência do Fórum do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa OS DESAFIOS DA GESTÃO E DA QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR EM ANGOLA Sumário Contexto Visão - Quadro de acção - Pressupostos Estratégia - Acções - Resultados esperados Desafios
7
Contexto Pós-modernismo Globalização Terceiro mundo – África Lusófono Reedificação do Estado 1ª Conferência do Fórum do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa OS DESAFIOS DA GESTÃO E DA QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR EM ANGOLA Sumário Contexto Visão - Quadro de acção - Pressupostos Estratégia - Acções - Resultados esperados Desafios
8
Visão - Quadro de acção - Pressupostos 1ª Conferência do Fórum do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa OS DESAFIOS DA GESTÃO E DA QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR EM ANGOLA Sumário Contexto Visão - Quadro de acção - Pressupostos Estratégia - Acções - Resultados esperados Desafios Orientações ExpectativasQualidade ExpectativasQualidade ExpectativasQualidade
9
Visão - Quadro de acção - Pressupostos 1ª Conferência do Fórum do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa OS DESAFIOS DA GESTÃO E DA QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR EM ANGOLA Sumário Contexto Visão - Quadro de acção - Pressupostos Estratégia - Acções - Resultados esperados Desafios Orientações ExpectativasQualidade ExpectativasQualidade ExpectativasQualidade
10
Visão - Quadro de acção - Pressupostos 1ª Conferência do Fórum do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa OS DESAFIOS DA GESTÃO E DA QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR EM ANGOLA Sumário Contexto Visão - Quadro de acção - Pressupostos Estratégia - Acções - Resultados esperados Desafios Orientações ExpectativasQualidade ExpectativasQualidade ExpectativasQualidade
11
Visão - Quadro de acção - Pressupostos 1ª Conferência do Fórum do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa OS DESAFIOS DA GESTÃO E DA QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR EM ANGOLA Sumário Contexto Visão - Quadro de acção - Pressupostos Estratégia - Acções - Resultados esperados Desafios Orientações ExpectativasQualidade ExpectativasQualidade ExpectativasQualidade
12
Visão - Quadro de acção - Pressupostos 1ª Conferência do Fórum do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa OS DESAFIOS DA GESTÃO E DA QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR EM ANGOLA Sumário Contexto Visão - Quadro de acção - Pressupostos Estratégia - Acções - Resultados esperados Desafios Orientações QualidadeExpectativas
13
Visão - Quadro de acção - Pressupostos 1ª Conferência do Fórum do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa OS DESAFIOS DA GESTÃO E DA QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR EM ANGOLA Sumário Contexto Visão - Quadro de acção - Pressupostos Estratégia - Acções - Resultados esperados Desafios O E Q + - - +
14
Visão - Quadro de acção - Pressupostos 1ª Conferência do Fórum do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa OS DESAFIOS DA GESTÃO E DA QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR EM ANGOLA Sumário Contexto Visão - Quadro de acção - Pressupostos Estratégia - Acções - Resultados esperados Desafios O E Q O E Q + - - +
15
Visão - Quadro de acção - Pressupostos 1ª Conferência do Fórum do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa OS DESAFIOS DA GESTÃO E DA QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR EM ANGOLA Sumário Contexto Visão - Quadro de acção - Pressupostos Estratégia - Acções - Resultados esperados Desafios O E Q + - - +
16
Visão - Quadro de acção - Pressupostos 1ª Conferência do Fórum do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa OS DESAFIOS DA GESTÃO E DA QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR EM ANGOLA Sumário Contexto Visão - Quadro de acção - Pressupostos Estratégia - Acções - Resultados esperados Desafios O E Q O E Q O E Q O E Q + - - +
17
Estratégia - Acções - Resultados esperados Diagnóstico / pontos de estrangulamento Linhas Mestras para a melhoria do subsistema do ensino superior Plano de acção de implementação das LM 1ª Conferência do Fórum do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa OS DESAFIOS DA GESTÃO E DA QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR EM ANGOLA Sumário Contexto Visão - Quadro de acção - Pressupostos Estratégia - Acções - Resultados esperados Desafios
18
Estratégia - Acções - Resultados esperados Diagnóstico / pontos de estrangulamento Linhas Mestras para a melhoria do subsistema do ensino superior Plano de acção de implementação das LM 1ª Conferência do Fórum do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa OS DESAFIOS DA GESTÃO E DA QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR EM ANGOLA Sumário Contexto Visão - Quadro de acção - Pressupostos Estratégia - Acções - Resultados esperados Desafios
19
Estratégia - Acções - Resultados esperados Diagnóstico / pontos de estrangulamento Linhas Mestras para a melhoria do subsistema do ensino superior Plano de acção de implementação das LM 1ª Conferência do Fórum do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa OS DESAFIOS DA GESTÃO E DA QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR EM ANGOLA Sumário Contexto Visão - Quadro de acção - Pressupostos Estratégia - Acções - Resultados esperados Desafios
20
Estratégia - Acções - Resultados esperados Eixos de articulação das Linhas Mestras 1.Consolidação da visão e da estratégia; 2.Reforço da base jurídico - institucional; 3.Melhoria dos recursos humanos, materiais e financeiros; 4.Promoção da actividade académica e pedagógica. Resultados esperados 1.Consolidação dos sucessos alcançados ao longo dos anos; 2.Correcção das inadequações e de erros; 3.Estabilização do subsistema do ensino superior e das instituições; 4.Lançamento de bases para a modernização do subsistema e das instituições. 1ª Conferência do Fórum do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa OS DESAFIOS DA GESTÃO E DA QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR EM ANGOLA Sumário Contexto Visão - Quadro de acção - Pressupostos Estratégia - Acções - Resultados esperados Desafios
21
Estratégia - Acções - Resultados esperados Eixos de articulação das Linhas Mestras 1.Consolidação da visão e da estratégia; 2.Reforço da base jurídico - institucional; 3.Melhoria dos recursos humanos, materiais e financeiros; 4.Promoção da actividade académica e pedagógica. Resultados esperados 1.Consolidação dos sucessos alcançados ao longo dos anos; 2.Correcção das inadequações e de erros; 3.Estabilização do subsistema do ensino superior e das instituições; 4.Lançamento de bases para a modernização do subsistema e das instituições. 1ª Conferência do Fórum do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa OS DESAFIOS DA GESTÃO E DA QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR EM ANGOLA Sumário Contexto Visão - Quadro de acção - Pressupostos Estratégia - Acções - Resultados esperados Desafios
22
Desafios (1) De dotar-se de uma visão e de uma estratégia fundadas num quadro de acção válido; De dotar-se de uma capacidade de interiorização e de implementação da visão e da estratégia estabelecidas para alcançar os resultados esperados, contando com actores comprometidos com a observação das orientações, dos pressupostos da qualidade em educação e das melhores expectativas das populações e dos estudantes; 1ª Conferência do Fórum do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa OS DESAFIOS DA GESTÃO E DA QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR EM ANGOLA Sumário Contexto Visão - Quadro de acção - Pressupostos Estratégia - Acções - Resultados esperados Desafios
23
Desafios (2) De dotar-se de uma visão e de uma estratégia fundadas num quadro de acção válido; De dotar-se de uma capacidade de interiorização e de implementação da visão e da estratégia estabelecidas para alcançar os resultados esperados, contando com actores comprometidos com a observação das orientações, dos pressupostos da qualidade em educação e das melhores expectativas das populações e dos estudantes; 1ª Conferência do Fórum do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa OS DESAFIOS DA GESTÃO E DA QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR EM ANGOLA Sumário Contexto Visão - Quadro de acção - Pressupostos Estratégia - Acções - Resultados esperados Desafios
24
Desafios (3) De criar um ambiente propício para a observação permanente das mais elevadas exigências nos planos académico e pedagógico, implicando promover o papel reitor do Órgão de tutela no lugar da insubordinação, a legalidade no lugar da marginalidade, o rigor no lugar do deixa-andar, a ordem no lugar da anarquia, a disciplina no lugar da especulação, a observância de critérios no lugar da arbitrariedade, o profissionalismo no lugar do amadorismo, a projecção a curto, médio e longos prazos no lugar do imediatismo, o planeamento no lugar da improvisação, a coordenação no lugar da dispersão, a qualidade no lugar da banalização. 1ª Conferência do Fórum do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa OS DESAFIOS DA GESTÃO E DA QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR EM ANGOLA Sumário Contexto Visão - Quadro de acção - Pressupostos Estratégia - Acções - Resultados esperados Desafios
25
1ª Conferência do Fórum do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Com agradecimentos pela atenção Adão G.F. do NASCIMENTO, Ph.D. em Ciências da Educação (Secretário de Estado do Ensino Superior - Angola) (Lisboa, 14,15 e 16 de Novembro de 2011)
26
Fim
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.