Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
GEOGRAFIA Prof.ª Viviane
2
Rápida introdução à Geografia Etimologia Geographen (grego)
Terra Descrição
3
Para Vidal de La Blache Geografia é a ciência dos lugares. Hartshorne É a ciência da diferenciação das áreas. Yi-Fu Tuan Geografia é o estudo da Terra, o lar da população.
4
Estudar a Geografia é uma forma de compreender melhor o mundo em que vivemos.
Fonte: SambaConFlamenco 04/11
5
Objeto de estudo: Espaço Geográfico. Milton Santos, em seu livro A Natureza do Espaço, afirma que “o espaço é formado por um conjunto indissociável, solidário e também contraditório de sistemas de objetos e sistemas de ações, não considerados isoladamente, mas como o quadro único no qual a história se dá”.
6
Sendo assim, o espaço geográfico constrói-se a partir da transformação dos elementos naturais pelas práticas antrópicas.
7
O conhecimento do espaço geográfico é de suma importância, citando sua aplicação prático-estratégica para os países na organização do poder público, para os militares da guerra, e para os empresários afim de atuarem melhor na economia global. Fonte: Trilha Geográfica 03/09
8
CONTEÚDOS:
9
Produção do espaço e relação sociedade-natureza:
As estruturas geológicas e as formas do relevo terrestre. Os grandes conjuntos climabotânicos e das águas oceânicas e continentais no processo de produção do espaço geográfico. Dinâmica socioespacial e recursos naturais. Relação sociedade e natureza e transformação das paisagens. Movimentos ecológicos, biodiversidade e equilíbrio ambiental. Mudanças climáticas globais e ambientais.
10
Espaço Mundial A transformação do espaço mundial. O espaço do modo de produção capitalista. A divisão internacional do trabalho. A ação do Estado na política econômica e suas repercussões nas sociedades contemporâneas. A Geopolítica mundial: o papel das grandes organizações político-econômicas internacionais. Os conflitos geopolíticos recentes, suas inter-relações e especificidades.
11
Os conflitos étnicos e a questão das nacionalidades.
O processo de industrialização. Redes urbanas e organização interna das cidades. Espaço rural: diferentes formas de organização espacial da produção agrária. População: teorias e políticas demográficas, estrutura da população, dinâmica demográfica e mobilidade da população.
12
O Espaço Brasileiro e Paranaense
A infraestrutura: energia e transportes. Dinâmica socioespacial do território. Regionalização do espaço. Relação campo-cidade. A industrialização brasileira no contexto da divisão territorial do trabalho. A industrialização do campo e complexos agroindustriais. Os circuitos espaciais de produção e os círculos de cooperação no espaço. Os movimentos sociais no campo e na cidade. Dinâmica populacional. Relação sociedade e natureza e as questões ambientais.
13
Representação e cartografia geográfica
Coordenadas geográficas. Escala, projeções, simbologia cartográfica.
14
CAPITALISMO
15
Fonte: Geografia e Luta 10/12
16
Fases do Capitalismo Capitalismo Comercial, Capitalismo Industrial,
Capitalismo Financeiro Monopolista e Capitalismo Informacional.
17
Comercial Do final do séc. XV até o séc. XVIII Expansão Marítima Declínio do feudalismo Metalismo Colonialismo (pacto colonial)
18
Mercantilismo O mercantilismo é definido como a política econômica do Estado Absolutista, caracterizado por metalismo, - na medida em que considera que são os metais preciosos que definem a riqueza da nação - intervencionismo, protecionismo estatais e Balança comercial favorável.
19
Fonte: Mestres da História – junho 2012.
20
DIT – Divisão Internacional do Trabalho Capitalismo Comercial
Colônias Metrópoles Matéria prima Produção Trabalho Escravo Exportação Especiarias Produtos Manufaturados
21
INDUSTRIAL Revolução Industrial – Inglaterra século XVIII Êxodo Rural – Urbanização Karl Marx “Mais Valia” – todo produto ou serviço está embutido um valor a mais que não é repassado a quem o produziu ( acúmulo de lucro) “Exército de reserva” Barcos a vapor.
22
Liberalismo Econômico
O Estado não deve intervir nas relações econômicas que existem entre indivíduos, classes ou nações. A doutrina liberal defende ainda que os governos não costumam representar os interesses de toda a sociedade, e que se concentram em favorecer seus eleitores ou determinados grupos de pressão. Adam Smith, em seu livro A riqueza das Nações, “Deixe fazer, deixe passar: o mundo vai por si mesmo.”
23
DIT – Divisão Internacional do Trabalho Capitalismo Industrial
Colônias e países subdesenvolvidos Metrópoles e países desenvolvidos Matéria-prima e Transferência da Produtos primários (agrícola e mineral ) Matéria-prima em produtos industrializados
24
Financeiro – Monopolista
Fordismo Expansão Imperialista Partilha da África Fortalecimento das Instituições Financeiras Monopólios e Oligopólios Crise 1929 Keynisianismo – Estado de bem estar social. Petróleo
25
DIT – Divisão Internacional do Trabalho Capitalismo Financeiro
Países Subdesenvolvidos Países Desenvolvidos Produtos industrializados, matéria-prima e capitais Produtos industrializados, altas tecnologias e investimentos
26
Capitalismo Informacional
Inicio Terceira Revolução Industrial Valorização do conhecimento e da informação Internet – aceleração do fluxo de capital Globalização
27
Referências: Geografia e Luta, disponível em: acesso em 15/03/18. Mestres da História, disponível em: acesso em 15/03/18. Samba com Falmenco, disponível em: acesso em 15/03/18. SANTOS, M. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. 4. ed. 2. reimpr. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, p.39.
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.