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PublicouBruna Álvaro Palma Alterado mais de 5 anos atrás
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Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife
Integração Numérica Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife
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Contatos Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo
Apelido: Alexandre Cordel WhatsApp: (81)
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Integral O conceito de integral esta ligado ao problema de determinar a área de uma figura plana qualquer. Integral de uma função f(x) no intervalo [a,b]
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Integral A integral da função f(x) é representada por F(x)
Em determinados casos, F(x) não pode ser calculada Obter F(x) não é trivial. Nem sempre se tem a forma analítica da função a ser integrada, f(x), mas uma tabela de pontos que descreve o comportamento da função Nestes casos, utilizamos a integração numérica
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Integração Numérica A solução numérica de uma integral é chamada de quadratura. Há dois métodos bastante empregados para calcular a quadratura de uma função que são chamadas regras de Newton-Cotes: Regra dos trapézios Regra de Simpson
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Regra dos trapézios onde
Substituição da função f(x) por um polinômio que a aproxime no intervalo [a, b] em pontos igualmente espaçados O problema fica resolvido pela integração de um polinômio Na regra dos trapézios, utiliza-se um polinômio interpolador de Lagrange do primeiro grau onde
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Regra dos trapézios Integrando no intervalo [a,b] teremos
O que é a formula da área do trapézio, como mostrado na figura. , onde
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Regra dos trapézios (Repetida)
Quanto for maior o intervalo, maior será o erro do método. Dessa forma, um melhoramento no método consiste em dividir o intervalo em vários pedaços, calcular a área de cada um deles e em seguida somar todos
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Regra dos trapézios (Repetida)
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Regra dos trapézios (Repetida)
Ex:Calcule a integral de no intervalo I = [0,1], com 10 subintervalos
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Regra 1/3 de Simpson x0 = a x1 = x0 + h x2 = x0 + 2h = b
Podemos usar a fórmula de Lagrange para estabelecer a fórmula de integração resultante da aproximação de f(x) por um polinômio interpolador de grau 2 Seja p2(x) que interpola f(x) nos pontos: x0 = a x1 = x0 + h x2 = x0 + 2h = b
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Regra 1/3 de Simpson
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Regra 1/3 de Simpson
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Regra 1/3 de Simpson
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Regra 1/3 de Simpson
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Resolvendo L0 Substituindo (x-x0)/h=y temos que dx = hdy. Daí, temos:
X-x1 = x0+yh-(x0+h) = (y-1)h X-x2 = x0+yh-(x0+2h) = (y-2)h X=x0 -> y=0 e X=x2 -> y=2
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...Continuando...
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...Finalizando
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Exemplo: Regra 1/3 de Simpson
Estimar o valor da integral de ex no intervalo [0,1] através da regra 1/3 de Simpson
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Regra 1/3 de Simpson
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Regra 1/3 de Simpson Repetida
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Regra 1/3 de Simpson Repetida
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Exercício Estimar a integral de ex no intervalo [0,1] usando a regra 1/3 de Simpson repetida 3 vezes
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Regra 1/3 de Simpson Repetida
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Quadratura Gaussiana Os métodos mostrados até aqui necessitam de valores de x igualmente espaçados escolhidos por quem está trabalhando no método. Na quadratura Gaussiana, a escolha segue um padrão bem definido. Este método tem como desvantagem a necessidade de se conhecer a forma analítica da função f(x). Sua principal vantagem é oferecer resultados exatos para polinômios de ordem até n-1.
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Quadratura Gaussiana Este método consiste em transformar a integral definida: Em outra integral, na seguinte forma: Através de uma troca de variáveis, vista a seguir.
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Quadratura Gaussiana Trocamos a variável x por:
Então, a função F(t) será:
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Quadratura Gaussiana Com isso, a equação geral da Quadratura Gaussiana será: Onde: n= número de pontos (escolhido) Ai = coeficientes (tabela) ti = raízes (tabela) A tabela a seguir mostra alguns valores dos coeficientes e raízes.
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Quadratura Gaussiana n i ti Ai 1 2 -0,57735027 0,57735027 3 0,77459667
2 -0, 0, 3 0, 5/9=0,555556 -0, 8/9=0,888889 4 0, 0, -0, 0, 0, -0,
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Tabela Quadratura Gaussiana
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Quadratura Gaussiana Exemplo:
Calcule a integral abaixo, utilizando n=3 pontos, com resposta com 5 casas decimais. Solução: Inicialmente, fazemos a substituição da variável x por t:
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Quadratura Gaussiana Portanto, F(t) será:
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Quadratura Gaussiana Para n=3, temos os seguintes valores tabelados:
Assim, temos a seguinte equação Gaussiana: n i ti Ai 3 0, 5/9=0,555556 1 -0, 2 8/9=0,888889
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Quadratura Gaussiana Assim:
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