A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Módulo 2.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Módulo 2."— Transcrição da apresentação:

1 Módulo 2

2 Massa e Peso A massa é a magnitude física que permite exprimir a quantidade de matéria contida num corpo. No Sistema Internacional, a sua unidade é o quilograma (kg). Peso é a força que um corpo de grande massa exerce sobre um corpo de massa muito menor: Exemplo: Ser humano sendo atraído pelo planeta Terra.

3 Corpo e Objeto Denomina-se corpo qualquer porção limitada de matéria.
Exemplo uma tábua de madeira, uma barra de ferro, um cubo de gelo. Denomina-se objeto todo corpo que, devido à sua forma, se presta a determinada finalidade ou uso. Exemplo: uma cadeira, uma faca ou um martelo.

4 Substâncias Puras Uma substância pura é qualquer espécie de matéria formada por átomos de elementos específicos em proporções específicas. Cada substância pura possui um conjunto definido de propriedades e uma composição química.

5 Substâncias Puras Substâncias simples: é toda substância pura formada de um único elemento químico. Exemplo: Ozônio (O3), gás nitrogênio (N2), gás oxigênio (O2). Substâncias compostas: é toda substância pura formada por mais de um elemento químico. Exemplo: água (H2O), sal de cozinha (NaCl), açúcar (C12H22O11).

6 Propriedades da Matéria
Extensão: Propriedade que a matéria tem de ocupar um lugar no espaço. O volume mede a extensão de um corpo. Inércia: propriedade que a matéria tem em permanecer na situação em que se encontra, seja em movimento, seja em repouso. Quanto maior for a massa de um corpo, mais difícil alterar seu movimento, e maior a inércia. A massa mede a inércia de um corpo.

7 Propriedades da Matéria
Impenetrabilidade: Dois corpos não podem ocupar, simultaneamente o esmo lugar no espaço. Compressibilidade: propriedade da matéria que consiste em ter volume reduzido quando submetida a determinada pressão. Elasticidade: Propriedade que a matéria tem de retornar seu volume inicial - após cessada a força que causa a compressão.

8 Propriedades da Matéria
Divisibilidade: Propriedade que a matéria tem se reduzir-se em partículas extremamente pequenas. Indestrutibilidade: A matéria não pode ser criada nem destruída, apenas transformada.

9 Propriedades da Matéria
Propriedades Específicas da Matéria São as propriedades que variam conforme as substâncias de que a matéria é feita. Cor: Diferentes materiais apresentam diferentes cores. Dureza: É definida pela resistência que a superfície oferece quando riscada por outro material. Brilho: É a propriedade que faz com que os corpos reflitam a luz de modo diferente.

10 Propriedades da Matéria
Maleabilidade: Propriedade que permite à matéria ser moldada. Existem materiais maleáveis e não-maleáveis. Ductilidade: Propriedade que permite transformar materiais em fios. Um exemplo é o cobre, usado em forma de fios em instalações elétricas e o ferro na fabricação de arames.

11 Propriedades da Matéria
Densidade: é também chamada de massa específica de uma substância, é a razão entre a massa dessa substância e o volume por ela ocupado. 𝑑= 𝑚 𝑉 Magnetismo: Algumas substâncias têm a propriedade de serem atraídas por ímãs, são as substâncias magnéticas.

12 Estados Físicos da Matéria
Sólido: Possui forma e volume definidos. Líquido: Possui forma variável e volume definido. Gasoso: Possui forma e volume variáveis.

13 Estados Físicos da Matéria
Mudança de Estados Físicos


Carregar ppt "Módulo 2."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google