A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROPRIEDADES DO AR.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROPRIEDADES DO AR."— Transcrição da apresentação:

1 PROPRIEDADES DO AR

2 O AR O ar é matéria, (qualquer substância sólida, líquida ou gasosa que ocupa lugar no espaço) portanto tem massa (peso) e ocupa um lugar no espaço. Objetos que apresentam estar vazios, como um copo, estão cheios de ar.

3 Propriedades do ar 1. COMPRESSÃO OU COMPRESSIBILIDADE: É a propriedade que o ar tem de diminuir de volume quando comprimido. Quando empurramos o êmbolo, o ar vai sendo comprimido, isto é, o volume do ar de dentro vai diminuindo. À medida que o volume do ar diminui; a pressão exercida pelo ar dentro da seringa vai aumentando até ficar igual a pressão exercida sobre o êmbolo. Nesse momento não conseguimos apertá-lo.

4 Propriedades do ar 2. ELASTICIDADE: É a propriedade que o ar tem de voltar ao seu volume inicial, quando cessa a compressão. Sem compressão o êmbolo da seringa sobe. Aí, então, o ar volta a ter o seu volume inicial.

5 Propriedades do ar 3. EXPANSIBILIDADE: É a propriedade que o ar tem de aumentar de volume, ocupando todo o espaço disponível. O ar de alguns ambientes da casa ocupa todos os espaços, ele se expande. Por isso, quando uma substância volátil (pode se transformar em gás) entra em contato com o ar, sentimos o seu cheiro. Por exemplo: perfume, álcool, éter, etc...

6 ALTERANDO A PRESSÃO DO AR
Se enchermos de ar um balão de borracha, aumentamos a pressão interna no balão. Quanto mais ar colocamos, maior fica a pressão. O balão arrebenta quando a pressão do ar dentro do balão se torna maior do que a pressão do ar de fora do balão.

7 A pressão do ar dentro de um recipiente também varia com a temperatura
A pressão do ar dentro de um recipiente também varia com a temperatura. Assim, se fecharmos a boca de um frasco com um balão e aquecermos o frasco, o ar aquecido se expande e enche o balão. Colocando-se gelo ao redor do frasco o ar esfria, se contrai, tem menos pressão e o balão esvazia.

8 O ar exerce pressão A imensa camada de ar atmosférico exerce pressão sobre tudo o que estiver na superfície da Terra. É a PRESSÃO ATMOSFÉRICA (pressão exercida pela camada de ar que envolve a terra). A medida que aumenta a altitude, a camada atmosférica vai ficando menos concentrada (ar rarefeito) e, portanto, a pressão diminui. A quantidade de gases é menor quanto maior a altitude. Assim, a pressão atmosférica ao nível do mar é maior do que, por exemplo, sobre a montanha.

9 As diferenças de pressão dependem da altura da coluna de ar

10 Pressão atmosférica

11 Nós não sentimos os efeitos da pressão atmosférica porque o ar atmosférico penetra em nosso organismo; dos pulmões ele passa para o sangue e os outros líquidos do corpo, exercendo, de dentro para fora, uma pressão equivalente à pressão atmosférica.

12 Medindo a pressão atmosférica. Experimento de Torricelli 1643.
Torricelli concluiu que a pressão atmosférica sobre o mercúrio que estava no recipiente impedia que a coluna de mercúrio decesse mais.

13 A partir do experimento de Torricelli, dizemos que, ao nível do mar, uma coluna de mercúrio com 760 mm de altura é sustentada pela pressão que tem o valor de 1 atmosfera, assim, temos que 760 mmHg = 1 atm.

14 Porque conseguimos tomar suco de canudinho?

15 A partir do experimento de Torricelli...
Tornou-se possível medir a pressão do ar em qualquer lugar. Basta medir a altura máxima do mercúrio no tubo. Esse valor vai diminuindo à medida que a altitude se eleva.

16 A partir desse experimento, foram construídos os primeiros BARÔMETROS (instrumento que mede a pressão atmosférica). BAROS= PRESSÃO e METRO= MEDIÇÃO

17 Experimento de Otto Von Guericke...
As pressões do ar acontece em todas as direções. Como o ar interno foi retirado, a pressão do ar dentro da esfera foi menor do que fora. Foi difícil separar suas metades. Quando permitiu-se a entrada do ar, a pressão do ar dentro da esfera ficou equilibrada, então foi fácil separá-las.

18


Carregar ppt "PROPRIEDADES DO AR."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google