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Papéis dos gerentes de projetos

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Apresentação em tema: "Papéis dos gerentes de projetos"— Transcrição da apresentação:

1 Papéis dos gerentes de projetos
Profª Cynara Carvalho

2 Introdução Diferente do gerente funcional.
Variação de acordo com a estrutura organizacional.

3 Introdução Responsáveis pela:
Tarefa; Necessidades da equipe; Necessidades individuais. Essenciais pelo crescimento e sobrevivência das organizações.

4 Introdução Competências Conhecimento Pessoal Desempenho

5 Triângulo de Talentos - PMI

6 Habilidades interpessoais
Liderança Concentração dos esforços de um grupo de pessoas na direção de um objetivo comum, para trabalhar como uma equipe. Respeito e confiança.

7 Habilidades interpessoais
Desenvolvimento da equipe Processo de ajudar um grupo de indivíduos a trabalhar juntos, com o líder, com as partes interessadas externas e com a organização.

8 Habilidades interpessoais
Desenvolvimento da equipe Discussão dos problemas da equipe como questões da equipe, sem culpar indivíduos.

9 Habilidades interpessoais
Motivação Diversas culturas, expectativas e objetivos individuais. O sucesso depende do comprometimento da equipe do projeto. Criação de um ambiente que atenda aos objetivos do projeto e ofereça satisfação.

10 Habilidades interpessoais
Comunicação Comunicação eficaz dentro da equipe do projeto e entre o gerente de projeto, os membros da equipe e todas as partes interessadas. Conhecer os estilos de comunicação (agressivo, assertivo, passivo), das questões culturais, relacionamentos, personalidades e contexto da situação.

11 Habilidades interpessoais
Influência Diretrizes que podem influenciar: Liderar pelo exemplo e cumprir os compromissos. Esclarecer como uma decisão será tomada.

12 Habilidades interpessoais
Processo decisório Definição do problema. Criação da solução do problema. Ideias para ação. Planejamento da ação de solução. Avaliação da avaliação da solução. Avaliação do resultado e do processo.

13 Habilidades interpessoais
Conhecimento político e cultural Diversidade de normas, culturas e expectativas das pessoas envolvidas. Conhecimento dos vários membros da equipe e do uso de uma boa comunicação como parte do plano geral do projeto.

14 Habilidades interpessoais
Negociação Estratégia de deliberação com as partes sobre os interesses em comum ou divergentes para chegar-se a um acordo. Aumenta a probabilidade de êxito do projeto.

15 Habilidades interpessoais
Negociação Habilidades e comportamentos úteis para a negociação: Diferenciar entre desejos e necessidades. Conceder valor. Ambas as partes devem se sentir vitoriosas. Escutar com atenção e comunicar-se de maneira clara.

16 Habilidades interpessoais
Estabelecimento de confiança Ações que ajudam a estabelecer a confiança Empregar a comunicação aberta e direta. Manter todas as partes interessadas informadas. Passar tempo diretamente envolvido com a equipe. Não reter as informações. Olhar para além dos seus próprios interesses.

17 Habilidades interpessoais
Gerenciamento de conflitos O conflito pode produzir resultados disfuncionais ou ajudar a equipe a chegar a uma solução melhor. O gerenciamento de conflitos envolve o estabelecimento da confiança e engajar-se na busca de uma solução positiva para a situação que está criando o conflito.

18 Habilidades interpessoais
Coaching Desenvolvimento da equipe do projeto para que alcance níveis mais altos de competência e desempenho. Desenvolver ou aprimorar suas habilidades, ou para criar novas competências. O coaching difere do aconselhamento.

19 Pilares para a alta performance em projetos
Interna Financeira Futura Junto ao Cliente

20 Alta performance em projetos
Alta performance interna Este pilar consiste na capacidade de manter um fluxo contínuo de projetos gerenciados com êxito, mesmo quando há um volume simultâneo na gestão de múltiplos ou portfólio de projetos, usando uma metodologia de gerenciamento de projetos empresarial. Alta performance financeira A alta performance financeira é de suma importância para o sucesso do gerenciamento dos projetos, já que está relacionada à capacidade de gerir uma verba preestipulada no longo prazo – período de execução – que contemple a satisfação dos principais públicos envolvidos – ou stakeholders.

21 Alta performance em projetos
Alta performance futura Este pilar, por sua vez, diz respeito ao futuro de sua empresa conforme as entregas realizadas. Ou seja, um fluxo de resultados finais satisfatório auxilia no crescimento sustentável de sua organização através da retenção do cliente, que gera oportunidade de novos negócios. Alta performance junto ao cliente Quando se trata da alta performance junto ao cliente, lidamos com a capacidade de satisfazer continuamente suas necessidades: custos, prazos, escopo e entrega de valor. Desta forma você conseguirá o respaldo do cliente para lidar com novos projetos, o que amplia a parceria entre ele e sua empresa – e não apenas constrói uma relação fornecedor/demanda.

22 Gestores de Alta Performance - Características
Foco nos resultados. Especificar os resultados. Acompanhamento contínuo.

23 Gestores de Alta Performance - Características

24 Gestores de Alta Performance - Características
Capacitar e desenvolver times. Profissionais qualificados. Implantação de metodologias focadas em entregas. Cultura com foco em resultados. Desenvolver e padronizar processos.

25 Gestores de Alta Performance - Características
Comprometimento junto a equipe. Não impor o que deve ser feito. Gestor como o modelo. Integração da equipe. Reconhecimento.

26 Gestores de Alta Performance - Características
Detectar previamente os riscos. Centralizar decisões; Ter objetivos vagos; Falha na definição da função e da responsabilidade; Cronograma não realista; Inexistência de documentação; Falta de monitoramento; Falha na comunicação.

27 Gestores de Alta Performance - Características
Melhoria das estimativas pessoais. o Project Builder permite acompanhar dentro de um único ambiente todas as questões necessárias para melhorar suas estimativas de pessoal. Dentre elas podemos citar: Sua estrutura organizacional; Os recursos humanos, seus conhecimentos, habilidades e atitudes; Alocação de profissionais em diferentes projetos de forma muito simples e efetiva.

28 Equipe do projeto Inclui o gerente do projeto e o grupo de indivíduos que atua na execução do trabalho do projeto. A estrutura e características de uma equipe de projeto podem variar muito, mas uma característica constante é o papel do gerente de projetos como líder da equipe.

29 Equipe do projeto – Composição
Dedicada Todos ou a maioria dos membros da equipe trabalham no projeto em regime de tempo integral. Tempo parcial O gerente de projeto e os membros da equipe trabalham no projeto, mas permanecem em suas outras atividades.

30 Pontos principais da aula
Responsáveis pela: Tarefa. Necessidades da equipe. Necessidades individuais. Gerentes de Projetos - Conceito

31 Pontos principais da aula
Liderança, Construção de equipes, Motivação, Comunicação, Influência, Tomada de decisões, Consciência política e cultural, Negociação, Ganho de confiança, Gerenciamento de conflitos, Coaching. Gerentes de Projetos – Habilidades Interpessoais

32 Pontos principais da aula
Foco nos resultados; Objetivos claros; Capacitar e desenvolver times; Implantação de metodologias focadas em entregas; Comprometimento junto a equipe; Detectar previamente os riscos; Melhoria das estimativas pessoais. Características dos gestores de Alta Performance

33 Pontos principais da aula
Inclui o gerente do projeto e o grupo de indivíduos que atua conjuntamente na execução do trabalho do projeto. Tempo parcial ou integral. Gerentes de Projetos – Equipes de Projetos

34 Sugestões de Vídeos https://www.youtube.com/watch?v=xtdTuprCHW w

35 Sugestões de Leituras

36 PMI, Project Management Institute, Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®) – 5ª Edição, Seções 1.7; 2.3. Apêndice X3.


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