A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

História das Máscaras Carnavalescas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "História das Máscaras Carnavalescas"— Transcrição da apresentação:

1 História das Máscaras Carnavalescas

2 Mascaras Nos Tempos Antigos
. A palavra máscara inicialmente era de origem italiana e designava uma criação fantástica estando ligada a manifestações diabólicas que encerravam um mistério em si. Durante séculos foi usada em rituais satíricos e sagrados. Foi usada pelos índios nas guerras para lhes dar um aspecto feroz e intimidar o inimigo. Foi usada em África, na Guiné, por certos povos que as usavam como elementos decorativos que simbolizavam deusas e gênios e eram usadas em rituais de cerimonias. Também representavam o rosto dos vencidos.

3 Nativos e suas Máscaras
Os nativos brasileiros, em suas cerimônias, portavam máscaras simbolizando animais, pássaros e insetos; na Ásia, elas eram assumidas tanto em ritos espirituais quanto na realização de casamentos; em várias tribos primitivas, os índios mais velhos usavam máscaras em cerimônias de cura, para expulsar entidades negativas, com o objetivo de unir casais em matrimônio ou nos rituais de passagem, momentos marcados pela transição da infância para o mundo dos adultos. As máscaras também tinham características simbólicas, como se verifica nas tribos de esquimós que residem no Alaska. Eles acreditavam na dupla vida de cada ser, de um lado humana, de outro animal. Desta forma, as máscaras também eram produzidas com uma feição duplicada; em algumas festas erguia-se a mais externa, revelando a outra, até então oculta.

4 Algumas Máscaras de Carnaval

5 Carnaval na Grécia Antiga
Carnaval teve a sua origem na Grécia, onde atualmente e para mal dos gregos o Carnaval hoje é outro. Eram festas de agradecimento aos deuses pela fertilidade dos solos e um pedido de benção para a produtividade das terras uma vez que a Primavera se aproximava. Isto nos anos 600 a 580 a.c.. A partir de 590 d.c. a Igreja Católica decidiu adotar estas festas regidas pelo ano lunar no cristianismo.  Antecedendo o período de abstinência marcado pela Quaresma, carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou do latim "carne vale" dando origem ao termo "carnaval". 

6

7 A História dos Bailes de Máscaras no RIO DE JANEIRO
O Carnaval do Rio não se transformou no maior show do planeta sem uma boa razão. Para entender o verdadeiro significado do Carnaval é aconselhável aprender um pouco sobre a história dos bailes de máscaras. O Carnaval é rico em tradição, com o primeiro baile de máscaras realizado no ano de Todo ano o Carnaval traz algo novo e empolgante por esperar. Todo dia do Carnaval do Rio é diferente. Das fantasias extravagantes com cocares de penas a versões criativas e excitantes usadas pelas passistas e rainhas de bateria, os desfiles do Carnaval do Rio são apresentações tentadoramente brilhantes que representam o verdadeiro espírito da cultura carioca, com uma mistura de tradições africanas e europeias. Do Baile Mágico no Copacabana Palace Hotel ao Baile Gay à Fantasia no Scala Rio, vale a pena investigar como os bailes de máscaras tiveram uma grande influência nesses eventos.

8 As máscaras indígenas e seus significados
As máscaras indígenas têm um caráter duplo porque são um tipo de artefato produzido por um homem comum, mas também são a figura viva do ser sobrenatural que eles representam. Normalmente feitas com cascas de árvores, cabaças de palha, as máscaras indígenas costumam ser usadas em danças cerimoniais, representando sempre algum personagem da mitologia indígena. Com o seu simbolismo as máscaras indígenas aproximam as forças sobrenaturais do indivíduo e materializam todos os códigos inscritos nos rituais e mitos, facilitando assim a leitura que cada um dos índios fará deste respectivo código. . As máscaras indígenas costumam ser pintadas de preto, vermelho e amarelo. As tintas são feitas da fuligem do fundo das panelas, extrato de urucum, frutas do mato e argila.

9

10 Nomes: Arthur, Emilyn e Sarah Turma:81 Professora: Flavia


Carregar ppt "História das Máscaras Carnavalescas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google