A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Roberto DaMatta Carnavais, Malandros e Heróis (1997)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Roberto DaMatta Carnavais, Malandros e Heróis (1997)"— Transcrição da apresentação:

1 Roberto DaMatta Carnavais, Malandros e Heróis (1997)

2 Objetivo do livro Compreender as particularidades da sociedade brasileira a partir da análise de seus rituais mais centrais: Carnaval e o rito autoritário do “sabe com quem está falando?” são complementares, como duas faces da mesma moeda.

3 Individualismo x Holismo Distinção cunhada pelo antropólogo francês Louis Dumont para explicar a diferença entre sociedades hierárquicas e individualistas. Holismo: homens são engrenagens do todo social. Predominância do princípio hierárquico. Ex: Índia Individualismo: Indivíduo é capaz de sobressair ao todo. Cada indivíduo é igual a todos os outros e um exemplar da humanidade. Típico das sociedades ocidentais modernas São ordenamentos lógicos que podem estar simultaneamente presentes numa mesma sociedade.

4 Carnaval x Desfiles Militares Desfile militar: altamente hierarquizado, cada membro do Exército ocupa um lugar determinado. É uma celebração da ordem e realizado para homenagear um herói nacional. Autoridades separadas do povo. Carnaval: Festa do povo, não há um dono. Inversão das hierarquias, celebração da liberdade, do prazer, da felicidade, da igualdade. Cada um desses rituais são modos de dizer algo sobre a estrutura social, a partir de um certo ponto de vista.É uma história que contamos a nós próprios sobre nós mesmos.

5 Inversão carnavalesca

6

7

8

9

10 Distinção entre casa e rua Casa Rua Controle Descontrole Autoritarismo Massificação Relações pessoais Relações impessoais Descanso Trabalho Parentesco e hierarquias Hierarquias não sabidas ou não de sexo e idade percebidas. Engano e malandragem O Carnaval está fora da casa e acima da rua

11 O que o Carnaval dramatiza? Exibição ao invés de modéstia e recato Mulher como virgem (abençoa e honra o lar) e como puta, o homem como controlador e como controlado Samba como forma livre, feita para dançar e brincar Igualdade e hierarquia

12 Sabe com quem está falando? É também um “ritual” revelador do formalismo brasileiro Rito de autoridade oposto ao “jeitinho”, à cordialidade e à malandragem, mas que tem o mesmo significado: as relações pessoais estão acima das leis É sabidamente indesejável, rude e autoritário Utilizado no mundo da “rua” É também um “ritual” revelador do formalismo brasileiro Rito de autoridade oposto ao “jeitinho”, à cordialidade e à malandragem, mas que tem o mesmo significado: as relações pessoais estão acima das leis É sabidamente indesejável, rude e autoritário Utilizado no mundo da “rua”

13 Sabe com quem está falando? Expressão é sintoma de uma sociedade em que a hierarquia está baseada na intimidade social: as relações sociais tendem a ser regidas por valores como intimidade, consideração, favor, apreciações éticas e estéticas Relações econômicas (patrão e empregado) também são perpassadas por classificações morais (patrões bons e maus, empregados honestos e desonestos) É um instrumento de uma sociedade em que as relações pessoais formam o núcleo da moralidade e ordenam o sistema social ocupando os espaços que as leis do Estado e da economia não penetram. Oposição entre ética burocrática e ética pessoal: “aos inimigos a lei, aos amigos, tudo!” Expressão é sintoma de uma sociedade em que a hierarquia está baseada na intimidade social: as relações sociais tendem a ser regidas por valores como intimidade, consideração, favor, apreciações éticas e estéticas Relações econômicas (patrão e empregado) também são perpassadas por classificações morais (patrões bons e maus, empregados honestos e desonestos) É um instrumento de uma sociedade em que as relações pessoais formam o núcleo da moralidade e ordenam o sistema social ocupando os espaços que as leis do Estado e da economia não penetram. Oposição entre ética burocrática e ética pessoal: “aos inimigos a lei, aos amigos, tudo!”

14

15 “Sabe com quem está falando? “: “Pessoa” tenta se sobrepor ao “indivíduo” Qual é o significado de “indivíduo” no Brasil? É visto com deprezo, como sinônimo de gente sem princípios. Individualismo no Brasil tambem é sinônimo de egoísmo e tratamento igualitário é sinônimo de tratamento inferior. Estado liberal moderno como instrumento de exploração social: a lei serve à massa, enquanto as pessoas bem relacionadas nunca a obedecem. O que ocorre com a massa de pessoas que não tendo medidador algum entram no mundo diretamente, sem padrinhos, pistolões, ou patrões? Carnaval promove inversão: indivíduo s tornam-se pessoas e pessoas tornam-se indivíduos “Sabe com quem está falando? “: “Pessoa” tenta se sobrepor ao “indivíduo” Qual é o significado de “indivíduo” no Brasil? É visto com deprezo, como sinônimo de gente sem princípios. Individualismo no Brasil tambem é sinônimo de egoísmo e tratamento igualitário é sinônimo de tratamento inferior. Estado liberal moderno como instrumento de exploração social: a lei serve à massa, enquanto as pessoas bem relacionadas nunca a obedecem. O que ocorre com a massa de pessoas que não tendo medidador algum entram no mundo diretamente, sem padrinhos, pistolões, ou patrões? Carnaval promove inversão: indivíduo s tornam-se pessoas e pessoas tornam-se indivíduos


Carregar ppt "Roberto DaMatta Carnavais, Malandros e Heróis (1997)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google