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NOÇÕES DE SUSTENTABILIDADE NO TURISMO

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Apresentação em tema: "NOÇÕES DE SUSTENTABILIDADE NO TURISMO"— Transcrição da apresentação:

1 NOÇÕES DE SUSTENTABILIDADE NO TURISMO
Unidade II NOÇÕES DE SUSTENTABILIDADE NO TURISMO

2 Conteúdo Programático desta unidade
Ecologia/biodiversidade; sociodiversidade Globalização e geopolítica Mapas geopolíticos e socioeconômicos Sustentabilidade Desenvolvimento sustentável e Ecoturismo

3 ECOLOGIA É uma ciência (ramo da Biologia) que estuda os seres vivos e suas interações com o meio ambiente onde vivem.

4 Educação Ambiental Objetiva o contato direto entre o homem e o meio, o resgate e a conscientização de que o meio é relevante à sobrevivência, à saúde, ao bem-estar do indivíduo; o desenvolvimento do sentido ético-social diante das diferentes problemáticas ambientais, a orientação do ser humano em relação ao ambiente e o exercício de cidadania, na busca de melhorias na qualidade de vida.

5 BIODIVERSIDADE O Brasil é o país que tem a maior biodiversidade de flora e fauna do planeta. Essa enorme variedade de animais,plantas, microrganismos e ecossistemas, muitos únicos em todo o mundo, deve-se, entre outros fatores, à extensão territorial e aos diversos climas do país.

6 Educação Ambiental

7 Educação Ambiental

8 Educação Ambiental

9 Educação Ambiental

10 GLOBALIZAÇÃO dechileabrasil.blogspot.com

11 Globalização: processo de integração dos países
Liberalização econômica. Revolução nos transportes. Revolução nas telecomunicações. Popularização da Internet. Homogeneização cultural. Processo contraditório economicamente. portfoliogeoeesd.blogspot.com

12 Estamos todos ligados!? estamostodoscegos.blogspot.com

13 SUSTENTABILIDADE É A SAÍDA

14 VAMOS FALAR FRANCAMENTE?
Em função do constante crescimento do turismo em todo o mundo, já não é possível conceber projetos sem um planejamento baseado nos princípios de sustentabilidade do meio natural, sociocultural e econômico. Surgiu a necessidade dos moradores das grandes cidades de reencontrar a natureza e discutir as bases para uma convivência harmoniosa entre o desenvolvimento do turismo e a sustentabilidade dos recursos.

15 VAMOS FALAR FRANCAMENTE?
Deve-se analisar o ciclo de vida das empresas e produtos turísticos e avaliar o papel dos agentes da cadeia produtiva (empresas, governos e terceiro setor) como fomentadores do turismo. O planejamento dos espaços, dos equipamentos e das atividades turísticas nos destinos é essencial para evitar os impactos sobre os meios visitados e manter a atratividade dos recursos para as gerações futuras.

16 DESENVOLVIMENTO DO TURISMO SUSTENTÁVEL E IMPACTOS NO SETOR TURÍSTICO
O fenômeno turístico deve ser analisado pela oportunidade que propicia às pessoas de interagirem com a cultura de outras localidades, mesmo que esteja relacionada em parte com as atividades de negócios. Isto implica na exploração dos meios naturais, econômicos e culturais que devem ser canalizados para atender essa demanda vivenciada no destino escolhido para visitação. Então, o que é SUSTENTABILIDADE?

17 CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE
Sustentabilidade é um termo freqüentemente utilizado para definir as ações que visam abastecer as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das gerações imediatas. Está relacionada aos desdobramentos econômicos e materiais do progresso humano sem agredir o meio ambiente, observando a utilização dos recursos naturais de forma inteligente para que eles se conservem no futuro. Segundo o website SuaPesquisa.com, algumas ações podem ser arroladas à sustentabilidade.

18 AÇÕES RELACIONADAS À SUSTENTABILIDADE
Incentivo a produção e consumo de alimentos orgânicos Atitudes voltadas para o consumo controlado de água Medidas que visem manutenção e despoluição dos rios Exploração dos recursos minerais - Uso de fontes de energia limpas e renováveis

19 AÇÕES RELACIONADAS À SUSTENTABILIDADE
Criação de atitudes voltadas para a reciclagem de sólidos Exploração controlada das florestas e matas, com replantio Preservação de áreas verdes não destinadas a exploração Desenvolvimento da gestão sustentável nas empresas

20 BENEFÍCIOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
As ações de sustentabilidade servem como uma carta de fiança de longo prazo a fim de garantir um planeta em boas condições para o desenvolvimento das formas de vida. Avaliza recursos naturais para as próximas gerações, possibilita a manutenção dos recursos naturais e é um meio de aprovação da qualidade de vida para as futuras gerações. Desenvolvimento sustentável significa obter crescimento econômico necessário, garantindo a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento social.

21 CIDADES SUSTENTÁVEIS SÃO CIDADES TURÍSTICAS
As cidades sustentáveis adotam uma série de medidas em diferentes estágios ligadas ao propósito da melhoria da qualidade de vida da população, desenvolvimento econômico e preservação do meio ambiente. Por serem cidades bem planejadas e administradas, conseguem ter atenção dos agentes de turismo que as incluem em seus pacotes de turismo. Da lista citada no artigo “Cidades sustentáveis” selecionamos algumas práticas

22 PRÁTICAS ADOTADAS NAS CIDADES SUSTENTÁVEIS
Amsterdam Diminuição do efeito estufa Manutenção dos bens naturais Qualidade do transporte público Transporte não poluentes (bicicletas) Mobilidade urbana sem carros Promoção de justiça social - Destino adequado para o lixo Viena Viena

23 PRÁTICAS ADOTADAS NAS CIDADES SUSTENTÁVEIS
Copenhagen Desenvolvimento sustentável Planejamento urbano de longo prazo Espaços verdes para o lazer Arborização das ruas e espaços Consumo consciente da população Uso racional da água - Programas da melhoria da saúde Londrina

24 TURISMO RESPONSÁVEL E ENTIDADES RESPONSÁVEIS
No site da CNTur – Confederação Nacional do Turismo, é possível saber que a entidade promove ações no país pela sustentabilidade do turismo. Uma de suas diretrizes é orientar e coordenar projetos e ações ecologicamente corretos, com base em políticas publicas ligadas ao meio ambiente: a Frente Parlamentar Ambientalista e a SOS Mata Atlântica.

25 TURISMO RESPONSÁVEL E ENTIDADES RESPONSÁVEIS
A OMT (Organização Mundial do Turismo) também tem pautado o tema na sua agenda e tem articulado diversos debates junto aos gestores de destinos e assuntos ligados a sustentabilidade A opinião pública percebe a importância do tema, o que inclui a discussão da sustentabilidade do turismo nos eventos e na mídia de forma geral, bem como o reconhecimento da importância de planejar o turismo em longo prazo e de utilizar indicadores de desempenho que monitoram a valorização econômica, ambiental e sócio-ambiental.

26 EXPLORANDO O TEMA: Uma cidade chama a atenção pelo nível de ecoconsciencia e sustentabilidade: Freiburg, na Alemanha. Os moradores se orgulham de viver na primeira cidade 100% sustentável do mundo. O programa Fantástico revela os principais lugares que permitem desfrutar dessa sustentabilidade e como eles se tornaram atrativos turísticos. Acesse

27 TURISMO: A SUSTENTABILIDADE ECOLÓGICA, CULTURAL E ECONÔMICA
A OMT definiu o desenvolvimento sustentável como o que reage às necessidades do presente sem comprometer a habilidade das novas gerações sobre suas necessidades. Esta ideia focada na sustentabilidade do desenvolvimento econômico é criticada. Ambientalistas e turismólogos entendem que só se pode pensar nas gerações futuras quando a geração atual retornar ao atendimento das suas necessidades básicas, em investimentos tecnológicos que minimizam impactos.

28 A SUSTENTABILIDADE ECOLÓGICA, CULTURAL E ECONÔMICA
E o turismo? O que tem a ver com isso, afinal? Novos conceitos apareceram e a atenção dada ao segmento foi fundamental para chamar atenção para a importância de sustentabilidade do crescimento da atividade turística e responsabilidade nas operações.

29 A SUSTENTABILIDADE ECOLÓGICA, CULTURAL E ECONÔMICA
Turismo sustentável não é um produto, é um conceito. Só tem valor de mercado se fizer parte da equação que une produtos de turismo e sustentabilidade. Pode ser turismo de aventura, cultural ou de sol e mar, o que sobra é resumido em ecoturismo e turismo sustentável. Qual a diferença entre estes conceitos? Aventura na Patagônia Sol e Mar na Espanha

30 A SUSTENTABILIDADE ECOLÓGICA, CULTURAL E ECONÔMICA
O Turismo Sustentável é uma maneira de manter a infraestrutura da cadeia produtiva do turismo sem atitudes ofensivas ao meio ambiente, acatando as necessidades dos turistas e dos moradores locais que os recebem Ecoturismo Quanto ao Ecoturismo, sua definição está mais próxima ao direito de exploração de ecossistemas em seu estado natural, sua vida selvagem e sua população aborígine, levando-nos a pensar que essa ação poderia preservar esses ecossistemas constantemente visitados.

31 A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL - HISTÓRIA
A descoberta Séc. XVIII – descoberta da natureza e das comunidades – turismo dirigido, elitista, sem preocupação ambiental, estimulou construções e o boom imobiliário. Anos 1950 a 1980 – turismo de massa, localidades turísticas de praia e montanha vivem uma expansão sem precedentes. 1980 a 2020 – qualidade do ambiente começa a constituir elemento de destaque, criando um novo mercado.

32 SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL - MERCADO E AMBIENTE
O mercado funciona em curto prazo, os impactos ambientais no longo prazo. O mercado não pode medir as modificações que ocorrem na qualidade do meio ambiente, e quando mede não as revela. Existem bens ambientais que devem ser preservados apesar do seu potencial para o turismo. Correspondem a ecossistemas valiosos, paisagens, sítios únicos, monumentos da natureza.

33 SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL
O PAPEL DO SETOR PÚBLICO Conscientização e sensibilização da população Elaboração e execução de legislação visando à proteção do meio ambiente Campanhas com o objetivo de atrair turistas para áreas especificas Criação, ampliação e gestão de parques e/ou reservas naturais

34 SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA - VARIÁVEIS
A natureza dos equipamentos e dos recursos e sua atratividade O volume e a intensidade dos gastos dos turistas nas destinações O nível do desenvolvimento econômico da destinação A base econômica da destinação O grau de distribuição e de circulação das despesas O grau de adaptação do local à sazonalidade da demanda

35 SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA EFEITOS
Apesar dos efeitos positivos (troca monetária, aumento da renda e empregos) os custos econômicos do turismo são altos. Podem ser citados: abandono das atividades primárias, importação para atender os turistas, evasão de divisas, dependência do turismo, especulação imobiliária, valorização excessiva de imóveis e sazonalidade da demanda turística.

36 Diálogo entre os profissionais do turismo e do meio ambiente
SUSTENTABILIDADE CULTURAL – PRINCÍPIOS Diálogo entre os profissionais do turismo e do meio ambiente Equilíbrio do turismo de massa com o turismo de natureza ou ecológico Diagnósticos individualizados da análise dos contrastes entre espaços saturados, desertos ou semidesertos Diretrizes aprovadas para a preservação dos parques nacionais e das estações ecológicas, evitando as políticas do tudo ou nada Turismo de massa Turismo ecológico

37 SUSTENTABILIDADE CULTURAL - PRINCÍPIOS
Eco-desenvolvimento priorizando os indicadores socioterritoriais Custo da qualidade a partir da concepção do produto da região Novo relacionamento entre o turista e o meio ambiente Conscientização dos empresários Utilização racional da legislação

38 TEMAS PARA DEBATE Como vimos, o Turismo Sustentável é uma maneira de manter a infraestrutura da cadeia produtiva do turismo sem atitudes ofensivas. Uma forma de contrapor este conceito seria o Ecoturismo, um direito de exploração de ecossistemas em seu estado natural. É possível falar de Turismo sustentável, sem alterar os interesses econômicos? E quanto ao Ecoturismo, é uma utopia? Pode-se mesmo conciliar visitação com preservação dos ecossistemas naturais?

39 RESUMINDO Nesta aula, você Distinguiu os diversos conceitos ligados a sustentabilidade, observando as diferentes aplicações no campo do turismo. Refletiu de forma crítica sobre a importância do desenvolvimento do turismo a partir da sustentabilidade ecológica, sociocultural e econômica. Habilitou-se a projetar o desenvolvimento do turismo sustentável nos destinos turísticos, nas organizações e nos serviços de turismo.

40 Patrimônio Cultural Próxima Unidade
Conceito, Histórico e práticas no Agenciamento de Informações Turísticas. Bons Estudos!


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