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TIPOS DE EMBALAGENS.

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Apresentação em tema: "TIPOS DE EMBALAGENS."— Transcrição da apresentação:

1 TIPOS DE EMBALAGENS

2 Mercado Um grande hipermercado no Brasil chega a oferecer quase 30 mil produtos e recebe cerca de 6 mil novos lançamentos por ano. Nos Estados unidos, são lançados em média 20 mil produtos por ano. No nosso país, que busca o atraso econômico e incorporar-se definitivamente à economia global de primeiro mundo, o mercado de produtos de consumo em que atuam as embalagens não mais comporta amadorismo. Cada vez mais os profissionais são chamados, e a qualidade do seu trabalho é incorporada ao programa de mkt das empresas.

3 CONSUMIDOR As grandes empresas têm especialistas em comportamento do consumidor para monitorar permanentemente a maneira como ele se relaciona com os produtos( situação de escolha, compra e utilização) da empresa. “As empresas que não conhecem o consumidor levam enorme desvantagem e cometem frequentes erros decorrentes desse desconhecimento.” Os designers de embalagem, nunca devem perder a oportunidade de acompanhar as discussões nas quais os consumidores, conduzidos por um moderador, debatem as embalagens e expressam sua opinião sobre a apresentação visual do produto. Observar a sala de discussões através de espelhos.

4 Pesquisas realizadas pela Research International desde 1992, cita os pontos mais relevantes nas exigências dos consumidores: Garantia de integridade-proteção e inviolabilidade; Informações em quantidade e qualidade satisfatórias; Praticidade e conveniência- maior facilidade de uso, transporte e estocagem; - Uso prolongado- a embalagem deve manter a proteção do produto mesmo depois de aberta.

5 A maioria dos designers prefere naturalmente ficar em seu estúdio, em vez de ficar andando em periferia visitando lojas. Esse procedimento é vital para o design de embalagem avançado. Aproveitar também o estudo de campo para conversar com as pessoas. Consumidores, balconistas, promotores e caixas são uma importante fonte de informação pois estão ali no local em contato direto com o produto. Este é o principal ensinamento do estudo de campo: conhecer e respeitar o mundo onde o produto se insere.

6 O Brasil precisa de Design
A economia brasileira está entre as 10 maiores do mundo. Aqui se encontra instalada boa parte das principais empresas globais, e nosso parque industrial produz computadores, veículos, aviões, helicópteros e todo tipo de produtos e equipamentos modernos. Os produtos produzidos no país precisam melhorar sua competitividade e seu valor agregado, para que possam ser competitivos em nível internacional quando exportados. Cada vez mais precisaremos de design se quisermos fazer com que nossos produtos conquistem o mercado internacional e passem a competir com maior eficiência e valor agregado.

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8 Deve-se conhecer o processo de fabricação, acompanhar o processo de embalamento especialmente alimentos e bebidas, para os pontos críticos a serem observados na fase de implantação do projeto. Visita ao Frigorífico em santa Catarina: Modernas tecnologias de processo industrial convivem com técnicas “arcaicas”, a defumação do produto ainda é feita à lenha, esses foram atributos que foram ressaltados na embalagem. Embalagem transparente...aparece o produto

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10 “Produtos líderes não mudam evoluem”
POSIÇÃO DE LÍDER “Produtos líderes não mudam evoluem” Toda mudança ou alteração significativa na embalagem de produtos líderes precisa ser submetida aos consumidores mediante pesquisas que avaliarão se a grande mudança será aceita ou não por eles. A embalagem do líder precisa ser uma referência segura, na qual o consumidor fiel possa confiar.

11 POSIÇÃO DE RIVAL DO LÍDER
Usar estrategicamente a sua embalagem para obter a vantagem competitiva no ponto-de-venda, investir em novas tecnologias, em novos recursos de impressão e rotulagem e dispositivos de abertura e fechamento que superem o líder. O rival nunca deve seguir o líder, mas tentar sempre oferecer ao consumidor algo que o líder não oferece

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13 Farinha de milho pré-cozida – cuscuz
Embalagem das concorrentes: os supermercados empilhavam o produto como tijolos. Nova embalagem: foi projetada de modo que todos os seus painéis se combinassem para compor pilhas eficientes visualmente. Lançamento do produto- 20 concorrentes no mercado, devido ao seu design inovador, que soube tirar proveito da forma de exposição, alcançou rapidamente a segunda posição no mercado, logo abaixo do líder da categoria. Desenho simples que respeitou a cultura do público-alvo, algo moderno e alegre, conquistando a simpatia dos consumidores locais.

14 Nesta categoria quase todas as embalagens são vermelhas, a nova proposta com fundo branco criou uma ilha branca num mar vermelho, destacando a presença do produto. Premissas básicas para o design da nova embalagem: A nova embalagem não pode ser feita na mesma estrutura das demais para se diferenciar; O produto tem de ser mostrado em detalhes para que seu diferencial seja percebido; A cor predominante na embalagem não pode ser o vermelho nem o azul, que são cores usadas pela concorrência.

15 Dispositivos de abertura e fechamento
Oportunidades de inovação Melhorias de abertura e fechamento do produto resultam em benefício direto para o consumidor, e a praticidade e conveniência são atributos altamente valorizados pelos consumidores. Dispositivos de aberturas que eliminam o uso de ferramentas como tesouras ou abridores e permitem o fechamento após o uso, representam, avanços significativos para aceitação do produto.

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17 Embalagens-conceito ajudam a demonstrar o potencial competitivo de uma nova tecnologia de expansão da folha-de-flandres, técnica que permite dar formas inusitadas às embalagens de aço.

18 COR A cor é o principal elemento da comunicação, provocando estímulo visual como nenhum outro.Trata-se da decisão mais importante num projeto de design. As cores provocam estímulos e reações em seus receptores e podem, sim, ser associados a idéias, lembranças e sensações. As combinações de cores podem ser associadas, por ex: ao público infantil, podem ser alegres ou tristes, sofisticadas ou populares, modernas ou antiquadas, esportivas e dinâmicas, e assim por diante. Combinações que funcionam em produtos doces ou salgados. Transmitem refrescância, cores quentes como o verão. Exemplo: preto e dourado com o preto predominando excelente combinação para produtos premium. Preto exerce fascínio sobre os jovens rebeldes em busca de afirmação para suas idéias.

19 Produtos agrupados por cor
Produtos agrupados por cor. Eles têm a cor como elemento fundamental de sua personalidade.

20 Na fase de produção da embalagem, que o designer procure trabalhar com a indústria, incorporando ao projeto o conhecimento técnico e os recursos de que ela dispõe. A industria também constitui a principal fonte de informação sobre as novas tecnologias e recursos que podem fazer com que nossos projetos ganhem novas perspectivas.

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23 PLÁSTICOS FLEXÍVEIS Filmes podem ser transparentes, translúcidos ou opacos E podem receber vários tratamentos de superfície: perolizado, brilhante, fosco, metalizado, texturizado

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25 EMBALAGENS DE AÇO Embalagem que utiliza a folha-de-flandres como material básico: cilíndricas, quadradas e retangulares. Embalagens requintadas de biscoitos, bombons e bebidas finas ostentam os relevos no metal. Podem ser rotuladas com rótulos plásticos ou de papel, ganhando o aporte das demais técnicas de impressão e rotulagem, inclusive o sleeve.

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27 Design de tampas e dispositivos de abertura e fechamento
Representam um diferencial competitivo e estético capaz de desequilibrar a competição em uma categoria de produtos. A praticidade e conveniência são benefícios concretos que o consumidor valoriza e prefere, mas não é só isso o que acontece. Quando uma boa solução aparece, o consumidor tende a atribuir um conceito muito positivo à marca que se preocupou com ele. Em sua evolução a indústria de embalagem sempre enfrentou o desafio de solucionar a questão da abertura e do fechamento do produto, sendo esta ainda hoje uma de suas principais preocupações.

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29 Tampa easy open dispensou o abridor de latas, tornando muito mais fácil o acesso ao produto
A legislação e os direitos dos consumidores incorporam também a necessidade de garantir a inviolabilidade do produto, fazendo com que a capacidade de lacrar se associe à de abrir e fechar

30 Tampas flip top funcional e estética.
Design integrado, a tampa deixa de ser um dispositivo acoplado ao frasco para se transformar em elemento que se integra a este desaparecendo no conjunto.

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32 TENDÊNCIAS

33 Lançado em 1890, teve a mesma embalagem cilíndrica rotulada até set de 2004, quando ganhou uma nova forma patenteada

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