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Alexandre Xavier / Fernanda Matzenbacher

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Apresentação em tema: "Alexandre Xavier / Fernanda Matzenbacher"— Transcrição da apresentação:

1 Alexandre Xavier / Fernanda Matzenbacher
Trilha – Análise de Negócios A Transformação da Análise de Negócios frente às Mudanças de Metodologias 1) Capa 2) Apresentação - 1 minuto cada um 3) Agenda - Fernanda - 1 minuto 4) Estrutura da TI - Fernanda - 1 5) Dell Digital - Alexandre / Fernanda - 1 6) Metodologias (1) - Alexandre - 2 7) Metodologias (2) - Fernanda - 2 8) Metodologia Pivotal - Fernanda - 2 9) BDD - Alexandre - 2 10) BDD aplicado - Alexandre - 1 11) Transformação de Cargo - Fernanda - 2 12) Área de Negócios (1) - Fernanda - 2 13) Área de Negócios (2) - Alexandre - 1 14) Fechamento - Alexandre - 1 Alexandre Xavier / Fernanda Matzenbacher

2 Apresentação Alexandre Xavier Fernanda Matzenbacher
Product Owner na Dell Atua há mais de 10 anos na empresa Mestre em Sistemas de Informação – UFRGS 30 anos no mercado de TI, atuando em diversas áreas Fernanda Matzenbacher Product Owner na Dell Atua há mais de 8 anos na empresa Bacharel em Análise de Sistemas - PUCRS 12 anos no mercado de TI, atuando parte deste tempo com Qualidade de Software

3 Agenda Apresentação Estrutura da TI dentro da Dell
Mudanças de Metodologia de Desenvolvimento Waterfall > Agile Agile > Pivotal BDD / TDD Transformação de Cargo BSA > PO Área de Negócios frente às Mudanças de Metodologia ** Fernanda

4 Estrutura da TI dentro da Dell
“Dell Digital” é o nome da área de TI da Dell atualmente. Compreende: Serviços internos de TI para a própria Dell Desenvolvimento/Suporte de Aplicações Internas Serviços de suporte técnico para clientes Operação e infraestrutura da loja online da Dell ** Fernanda

5 DELL Digital (TI) 66k people around the globe ** Alexandre

6 Metodologias WATERFALL – Desenvolvimento em etapas fechadas e sequenciais com escopo definido no início do projeto AGILE – ciclos contínuos de desenvolvimento e testes com entregas frequentes SCRUM - método do Agile para gerenciar tarefas do time de dev e tests Pivotal Labs – método criado pela Pivotal que usa Agile, programação em pares e BDD. Propõem também o uso de TDD e soluções na nuvem (PCF – Pivotal Cloud Foundry) ** Alexandre

7 Metodologias ** Fernanda

8 Metodologia Pivotal Transformação Digital da Dell usa a tecnologia e metodologia da Pivotal aliadas à infraestrutura da Dell e VMware para mudar a cultura de desenvolvimento na empresa. ** Fernanda A Pivotal e sua metodologia de desenvolvimento são parte importante do processo de modernização da operação interna da Dell.  Com um time de desenvolvedores ágeis, gerentes de produto e designers, a proposta da Pivotal é trabalhar junto ao cliente para desenvolver e implantar softwares de maneira conjunta. Para evitar a demora na liberação de novos recursos ou falta de adaptação dos usuários, a Pivotal trabalha com conceitos de programação extrema (XP, na sigla em inglês), design centrado no usuário e Lean. A Dell tem investido na criação de ferramentas que nos permitem mais flexibilidade, velocidade de resposta e conhecimento sobre os clientes. Isso foi feito com uma combinação da Pivotal e tecnologia da Dell. Além do método de desenvolvimento da Pivotal Labs, a empresa conta com tecnologias como a plataforma em nuvem Pivotal Cloud Foundry e soluções da VMware para desenvolver novas ferramentas. As organizações estão aproveitando a metodologia, as ferramentas e os processos de "programação em par" Pivotal para possibilitar a nossa transformação digital. Tanto a programação em pares quanto o Pivotal Cloud Foundry são componentes-chave que permitirão essa visão.

9 Behavior-Driven Development
BDD – “Behavior-Driven Development” é uma forma de escrever requisitos para facilitar e automatizar as etapas de desenvolvimento e testes Gherkin é uma linguagem para gerar o BDD (Given, When, Then) À partir de uma estória de usuário criada com BDD/Gherkin pode-se automatizar a geração do código e mesmo do teste (TDD – Test-driven development). ** Alexandre

10 BDD aplicado ** Alexandre

11 Transformação de Cargo
Business System Analyst * Documentar * Facilitar discussões * Determinar funcionalidades * Desenvolver casos de uso * Desenvolver interfaces de usuário * Desenvolver design funcional * Revisar casos/scripts de teste * Esclarecer requisitos Product Owner * Gerenciar Backlog * Planejar Releases * Escrever User Stories * Priorizar User Stories * Esclarecer User Stories * Validar critérios aceitação das Uss * Garantir atendimento dos requisitos/USs ** Fernanda BSA Entender as necessidades de negócio e documentar os requisitos do projeto Facilitador das discussões do projeto dando ênfase ao design, desenvolvimento, e implementação das funcionalidades Responsável por determinar o fechamento das funcionalidades para não haver distorção no escopo Trabalhar com a equipe de engenharia para desenvolver funcionalidades, casos de uso e interface de usuário para o projeto Desenvolver o documento de design funcional para o projeto Revisar casos de teste e scripts de teste Participar de status de reunião diária com a equipe de desenvolvimento PO Definir, Priorizar e Gerenciar o Backlog do Produto Junto com o Gerente do Produto executa o Planejamento da Release Escreve as User Stories Prioriza as features de acordo com as necessidades dos stakeholder, sequencia as stories baseado no valor de negócio Garante que os critérios minímios de entradas das stories sejam cumpridos Árbitro final no backlog do produto; faz decisões de tradeoff relacionadas ao tempo, orçamento e escopo Negocia critérios de aceitação para os resultados de trabalho e aceita/rejeita o trabalho da equipe Lidera o envolvimento da experiência do usuário: garantir que a interface do usuário atenda às necessidades funcionais Peers Reviews do Backlog do Produto e Stories quando houver interlocks

12 Área de Negócios frente às Mudanças de Metodologia
Interação diária com TI Agilidade nas entregas Entregas mais frequentes Redução de reclamações Entregas mais pontuais Racionalização de custos Resistência das áreas de TI e Negócio Capacitação dos funcionários Reestruturação dos times Adaptação aos novos processos ** Fernanda Melhor alinhamento das necessidades de negócio / TI Utilização mais eficaz dos gastos com a TI Corrigida a distribuição distorcida de custos com gastos maiores indo em direção ao desenvolvimento do que outras despesas indiretas Tempo de comercialização mais rápido – *4 em média semanas de lançamento das novas funcionalidades Maior número de entregas no mesmo período de tempo usando Agile em comparação ao Waterfall Correções mais fáceis no meio do percurso Crescimento da automação usando ferramentas Open Source Benefícios Mover código de aplicações internas para produção a cada hora Interação diária TI e área de negócio  Agilidade na entrega de novas tecnologias para o cliente interno Redução de reclamações de clientes externos em 25% no ano devido ao uso de Data Science e Machine Learning Aumento de mais de 40% na pontualidade das entregas de produtos

13 Casos de Uso Adoção do Agile no escopo do dep. Jurídico Financeiro
“Agile” não é assim tão ágil! O porquê do Backlog Financeiro Preciso reportar para o governo! Entregas parciais? E o fechamento contábil? Alexandre e Fernanda

14 Fernanda Matzenbacher
Alexandre Xavier Fernanda Matzenbacher


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