A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I Profª Lucia Helena Amim A Ciência como construção humana- aula 2.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I Profª Lucia Helena Amim A Ciência como construção humana- aula 2."— Transcrição da apresentação:

1 Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I Profª Lucia Helena Amim A Ciência como construção humana- aula 2

2 Histórico Ciência é resultado de pesquisas e tentativas metódicas, leis e fatos que formam o elemento de continuidade sendo aperfeiçoado e ampliado ao longo da história do homem. Revolução cientifica registra-se nos séculos XVI e XVII com Copérnico, Galileu, Descartes e outros. Método experimental propiciou o desenvolvimento da Biologia, Física e Química.

3 Conhecimento Conhecer é incorporar um conceito novo, ou original, sobre um fato ou fenômeno qualquer. O conhecimento não nasce do vazio e sim das experiências que acumulamos em nossa vida cotidiana, através de experiências, dos relacionamentos interpessoais, das leituras de livros e artigos diversos.

4 Conhecimento Entre todos os animais, somos os únicos capazes de criar e transformar o conhecimento. Somos os únicos capazes de aplicar o que aprendemos, por diversos meios. Somos os únicos capazes de criar um sistema de símbolos, como a linguagem.

5 Conhecimento Empírico Cientifico Filosófico Teológico
      Existem diferentes tipos de conhecimentos: Empírico Cientifico Filosófico Teológico

6 Conhecimento Empírico
Também chamado vulgar ou de senso comum. É o conhecimento do povo. Resulta de ensaios, de tentativas e erros. Ametódico e assistemático (não exige comprovação) Conhece-se o fato aparente, sem explicações da razão de ser. Obtido através de experiências pessoais feitas ao sabor das circunstâncias da vida e das tradições da coletividade. Assistir ao vídeo 2001, uma odisséia no espaço.

7 Conhecimento Empírico
  Exemplo:       A chave está emperrando na fechadura e, de tanto experimentarmos abrir a porta, acabamos por descobrir (conhecer) um jeitinho de girar a chave sem emperrar.

8 Conhecimento Científico
Da transformação de nossas dúvidas em certezas, se origina o conhecimento científico. Resulta de nossa tentativa de reconstruir teoricamente o universo.

9 Conhecimento Científico
Exemplo:       Descobrir uma vacina que evite uma doença; descobrir como se dá a respiração dos peixes.

10 Características do Conhecimento Científico
É metódico (por meio da experimentação ou da evidência dos fatos observáveis produz seus postulados). É rigoroso, possui intenso controle. É objetivo, busca evidência e comprovação dos fatos. É efêmero, suas verdades não são definitivas, podem ser questionadas. Busca renovar-se constantemente. Ciência como processo de construção permanente.

11 Conhecimento filosófico
Objetos da filosofia, são realidades mediadas, que ultrapassam o limite da experimentação. Filosofar é um interrogar, é um contínuo questionar a si mesmo e à sociedade. Não é algo acabado. Filosofia procura compreender a realidade em seu contexto mais universal. Não há soluções para um grande número de questões, entretanto, habilita o ser humano a ver melhor o sentido da vida concreta.

12 Características do Conhecimento Filosófico
É especulativo, (não exige confirmação experimental) Não é verificável (não podem ser refutados) É abrangente, (busca compreensão coerente da realidade).

13 Filosofia é Paixão - O Filósofo antes de tudo é uma amante da sabedoria. Toda atitude humana, inicialmente é passional. O que move o mundo não é a razão, mas a paixão. "O coração tem razões que a própria razão desconhece“ Pascal.

14 Conhecimento teológico
Situações misteriosas... Fenômenos aparentemente inexplicáveis, sempre nos colocaram diante de impasses. A tentativa de explicar o inexplicável dá origem a um tipo de conhecimento, que é o Conhecimento Teológico. Vídeo sobre origem da terra, A criação, 10’

15 Como explicar, o que parece não ter explicações ?
O conhecimento teológico, tem como fundamento a existência divina. Dela não se discute a autoridade. Dela se aceita, sem restrições, seus dogmas de fé.

16 Características do Conhecimento teológico
É valorativo (proposições sagradas) Não é terreno (depende de entidades divinas) É sistemático (explica a origem, o significado, a finalidade) Não é provável ( não há evidências) É dogmático (depende de atos da fé)

17 Conhecimento teológico
Exemplo:       Acreditar que alguém foi curado por um milagre, ou acreditar em Duende, acreditar em reencarnação, acreditar em espírito etc.

18 Diversidade de conhecimento
Ao longo de nossas vidas, deparamo-nos com uma diversidade de seres e objetos. Presenciamos múltiplos fenômenos. O conhecimento não é homogêneo, o modo como produzimos este conhecimento é que irá determinar, a natureza desse conhecimento. São essas diferenças que caracterizam tipos distintos de conhecimentos.

19 O trinômio: verdade, evidência e certeza
O ser humano pode conhecer a verdade? O que é a verdade? Que evidências temos, que as verdades reveladas pela religião ou pela ciência sejam realmente verdade? Como podemos ter certeza que o ser humano e a humanidade estão no caminho certo?

20 A Verdade A palavra verdade pode ter vários significados, desde “ser o caso”, “estar de acordo com os fatos ou a realidade”, ou ainda, ser fiel às origens ou a um padrão.

21 A evidência Afirmações erradas decorrem de atitudes precipitadas e de arrogância em relação à natureza do que se desvela. Evidência é a manifestação clara. A verdade só resulta quando há evidência, desocultamento da essência das coisas. É um dos critérios da verdade científica.

22 A certeza Adesão firme de uma verdade sem temor de engano.
Baseia-se na evidência, no desvelamento da natureza e da essência das coisas. Trinômio: havendo evidência (objeto se desvela com suficiente clareza) pode-se afirmar com certeza, sem temor de engano, uma verdade.

23 Formação do espírito científico
Espírito científico é uma atitude do pesquisador em busca de soluções sérias, com métodos adequados para o problema que enfrenta. Espírito científico é a expressão de uma mente crítica, objetiva e racional. Criticar no sentido de julgar, distinguir, analisar para melhor avaliar a questão.

24 Objetividade é a condição básica do pesquisador, só interessam, o problema e a solução.
Qualquer um pode repetir a mesma experiência, em qualquer tempo, e o resultado poderá ser o mesmo ou não. O “eu acho” não satisfaz a objetividade do saber científico.

25 Método Científico


Carregar ppt "Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I Profª Lucia Helena Amim A Ciência como construção humana- aula 2."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google