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PublicouCARLA RODRIGUES Alterado mais de 5 anos atrás
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Tratamento de Não Conformidade Necessidade ou expectativa que é expressa, geralmente, de forma implícita ou obrigatória. Requisito
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Qualquer situação ou fato que esteja impedindo ou dificultando que se atinja um objetivo pré- estabelecido; É o “desvio” de um padrão que foi estabelecido; É o resultado indesejado de um trabalho. Problema
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Não Conformidade: “Não atendimento a um requisito” ISO 9000:2005 Defeito: “Não atendimento a um requisito relacionado a um uso pretendido ou especificado.” ISO 9000:2005
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Não Conformidade no produto Não atendimento a um requisito do produto. Não Conformidade no sistema Não Conformidade no processo Não atendimento a um requisito do conjunto de atividades previstas para transformação das entradas em saídas. Não atendimento a um requisito do Sistema de Gestão da Qualidade. Tipos de Não Conformidades
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Evidência com base em fatos das diferenças entre o Manual da Qualidade e os procedimentos associados; Evidência com base em fatos das diferenças entre os procedimentos e as práticas de trabalho; Falta de evidência para dar suporte à implementação de várias cláusulas da norma; Falta de evidência para demonstrar contínua implementação de várias partes do sistema. Evidência Objetiva
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Correção; Ação corretiva; Ação preventiva. Cada uma aplicada em momento diferente e podem ser complementares para a solução de um problema. Ações Válidas para Problemas
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“Ação para eliminar uma não conformidade identificada.” ISO 9000:2005 Chamada de Disposição na versão 1994; Ação voltada para o efeito e não para a causa do problema; Bloqueia o problema cessando o efeito; Permite que se ganhe tempo para a aplicação de ação corretiva; Uma disposição pode ser um retrabalho, um reparo, uma concessão, reclassificação e até um refugo. Correção
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Tipo de correção onde se toma “ação sobre um produto não conforme a fim de torná-lo conforme aos requisitos.” ISO 9000:2005 Após um retrabalho, o produto deve ser verificado novamente contra os requisitos especificados. Retrabalho
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“Ação sobre um produto não conforme a fim de torná-lo aceitável para o uso pretendido.” ISO 9000:2005 Após um reparo, o produto deve ser verificado novamente contra os requisitos especificados. Reparo
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Permissão para usar ou liberar um produto que não atende a requisitos especificados. ISO 9000:2005 Concessão “Alteração da classe de um produto não conforme a fim de torná-lo conforme requisitos diferentes daqueles inicialmente especificados.” ISO 9000:2005 Reclassificação
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“Ação sobre um produto não conforme para impedir sua utilização prevista originalmente.” ISO 9000:2005 Reciclagem e destruição são exemplos de refugo. Refugo
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“Ação para eliminar a causa de uma não conformidade identificada ou outra situação indesejável.” ISO 9000:2005 Pode existir mais de uma causa para uma não conformidade; Ação voltada para a causa do problema; Tem como intenção evitar a repetição do problema; Exige a identificação da causa para poder ser implementada. Ação Corretiva
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“Ação para eliminar a causa de uma potencial não conformidade ou outra situação potencialmente indesejável.” ISO 9000:2005 Pode existir mais que uma causa para uma não conformidade potencial; Ação voltada para a causa potencial do problema; Tem como intenção evitar a ocorrência do problema; Exige a identificação do risco. Ação Preventiva
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“Atividade regular para aumentar a capacidade de atender requisitos.” ISO 9000:2005 Nota O processo de estabelecer objetivos e identificar oportunidades para melhoria é um processo contínuo, através do uso das constatações da auditoria e conclusões da auditoria, análise de dados, análises críticas pela Direção, ou outros meios. Melhoria Contínua
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A organização deve assegurar que produtos que não estejam conforme os requisitos do produto sejam identificados e controlados, para evitar seu uso ou entrega não intencional; Deverá ser estabelecido um procedimento documentado para definir os controles e as responsabilidades e a autoridade relacionadas para lidar com produtos não-conformes; Quando aplicável, a organização deve tratar os produtos não conformes por uma ou mais das seguintes formas: 8.3 Controle de Produto Não Conforme
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Execução de ações para eliminar a não conformidade detectada; Autorização do seu uso, liberação ou aceitação sob concessão por uma autoridade pertinente e, onde aplicável, pelo cliente; Execução de ação para impedir o seu uso pretendido ou aplicação originais. Execução de ação apropriada aos efeitos, ou efeitos potenciais, da não conformidade quando o produto não conforme for identificado após entrega ou início do uso do produto. 8.3 Controle de Produto Não Conforme
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Quando o produto não conforme for corrigido, esse deve ser reverificado para demonstrar a conformidade com os requisitos; Devem ser mantidos registros sobre a natureza das não conformidades e quaisquer ações subsequentes executadas, incluindo concessões obtidas. 8.3 Controle de Produto Não Conforme
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A organização deve executar ações para eliminar as causas de não conformidades de forma a evitar sua repetição; As ações corretivas devem ser apropriadas aos efeitos das não conformidades detectadas. 8.5.2 Ação Corretiva Um Procedimento documentado deve ser estabelecido para definir os requisitos para: Análise crítica de não conformidades (incluindo reclamações de clientes); Determinação das causas das não conformidades; Avaliação da necessidade de ações para assegurar que aquelas não conformidades não ocorrerão novamente; Determinação e implementação de ações necessárias; Registro dos resultados de ações executadas; Análise crítica da eficácia das ações corretivas executadas.
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A Organização deve definir ações para eliminar as causas de não conformidades potenciais, de forma a evitar a sua ocorrência; As ações preventivas devem ser apropriadas aos efeitos dos problemas potenciais. 8.5.3 Ação Preventiva Procedimento documentado deve ser estabelecido para definir requisitos para: Definição de não conformidades potenciais e suas causas; Avaliação da necessidade de ações para prevenir a ocorrência de não conformidades; Definição e implementação de ações necessárias; Registros de resultados de ações executadas; Análise crítica da eficácia da medida preventivas tomada.
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