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Tratamento de Não Conformidade Necessidade ou expectativa que é expressa, geralmente, de forma implícita ou obrigatória. Requisito.

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1 Tratamento de Não Conformidade Necessidade ou expectativa que é expressa, geralmente, de forma implícita ou obrigatória. Requisito

2  Qualquer situação ou fato que esteja impedindo ou dificultando que se atinja um objetivo pré- estabelecido;  É o “desvio” de um padrão que foi estabelecido;  É o resultado indesejado de um trabalho. Problema

3 Não Conformidade: “Não atendimento a um requisito” ISO 9000:2005 Defeito: “Não atendimento a um requisito relacionado a um uso pretendido ou especificado.” ISO 9000:2005

4  Não Conformidade no produto Não atendimento a um requisito do produto.  Não Conformidade no sistema  Não Conformidade no processo Não atendimento a um requisito do conjunto de atividades previstas para transformação das entradas em saídas. Não atendimento a um requisito do Sistema de Gestão da Qualidade. Tipos de Não Conformidades

5  Evidência com base em fatos das diferenças entre o Manual da Qualidade e os procedimentos associados;  Evidência com base em fatos das diferenças entre os procedimentos e as práticas de trabalho;  Falta de evidência para dar suporte à implementação de várias cláusulas da norma;  Falta de evidência para demonstrar contínua implementação de várias partes do sistema. Evidência Objetiva

6  Correção;  Ação corretiva;  Ação preventiva. Cada uma aplicada em momento diferente e podem ser complementares para a solução de um problema. Ações Válidas para Problemas

7 “Ação para eliminar uma não conformidade identificada.” ISO 9000:2005  Chamada de Disposição na versão 1994;  Ação voltada para o efeito e não para a causa do problema;  Bloqueia o problema cessando o efeito;  Permite que se ganhe tempo para a aplicação de ação corretiva;  Uma disposição pode ser um retrabalho, um reparo, uma concessão, reclassificação e até um refugo. Correção

8 Tipo de correção onde se toma “ação sobre um produto não conforme a fim de torná-lo conforme aos requisitos.” ISO 9000:2005 Após um retrabalho, o produto deve ser verificado novamente contra os requisitos especificados. Retrabalho

9 “Ação sobre um produto não conforme a fim de torná-lo aceitável para o uso pretendido.” ISO 9000:2005  Após um reparo, o produto deve ser verificado novamente contra os requisitos especificados. Reparo

10 Permissão para usar ou liberar um produto que não atende a requisitos especificados. ISO 9000:2005 Concessão “Alteração da classe de um produto não conforme a fim de torná-lo conforme requisitos diferentes daqueles inicialmente especificados.” ISO 9000:2005 Reclassificação

11 “Ação sobre um produto não conforme para impedir sua utilização prevista originalmente.” ISO 9000:2005 Reciclagem e destruição são exemplos de refugo. Refugo

12 “Ação para eliminar a causa de uma não conformidade identificada ou outra situação indesejável.” ISO 9000:2005  Pode existir mais de uma causa para uma não conformidade;  Ação voltada para a causa do problema;  Tem como intenção evitar a repetição do problema;  Exige a identificação da causa para poder ser implementada. Ação Corretiva

13 “Ação para eliminar a causa de uma potencial não conformidade ou outra situação potencialmente indesejável.” ISO 9000:2005  Pode existir mais que uma causa para uma não conformidade potencial;  Ação voltada para a causa potencial do problema;  Tem como intenção evitar a ocorrência do problema;  Exige a identificação do risco. Ação Preventiva

14 “Atividade regular para aumentar a capacidade de atender requisitos.” ISO 9000:2005 Nota O processo de estabelecer objetivos e identificar oportunidades para melhoria é um processo contínuo, através do uso das constatações da auditoria e conclusões da auditoria, análise de dados, análises críticas pela Direção, ou outros meios. Melhoria Contínua

15  A organização deve assegurar que produtos que não estejam conforme os requisitos do produto sejam identificados e controlados, para evitar seu uso ou entrega não intencional;  Deverá ser estabelecido um procedimento documentado para definir os controles e as responsabilidades e a autoridade relacionadas para lidar com produtos não-conformes;  Quando aplicável, a organização deve tratar os produtos não conformes por uma ou mais das seguintes formas: 8.3 Controle de Produto Não Conforme

16  Execução de ações para eliminar a não conformidade detectada;  Autorização do seu uso, liberação ou aceitação sob concessão por uma autoridade pertinente e, onde aplicável, pelo cliente;  Execução de ação para impedir o seu uso pretendido ou aplicação originais.  Execução de ação apropriada aos efeitos, ou efeitos potenciais, da não conformidade quando o produto não conforme for identificado após entrega ou início do uso do produto. 8.3 Controle de Produto Não Conforme

17  Quando o produto não conforme for corrigido, esse deve ser reverificado para demonstrar a conformidade com os requisitos;  Devem ser mantidos registros sobre a natureza das não conformidades e quaisquer ações subsequentes executadas, incluindo concessões obtidas. 8.3 Controle de Produto Não Conforme

18  A organização deve executar ações para eliminar as causas de não conformidades de forma a evitar sua repetição;  As ações corretivas devem ser apropriadas aos efeitos das não conformidades detectadas. 8.5.2 Ação Corretiva Um Procedimento documentado deve ser estabelecido para definir os requisitos para:  Análise crítica de não conformidades (incluindo reclamações de clientes);  Determinação das causas das não conformidades;  Avaliação da necessidade de ações para assegurar que aquelas não conformidades não ocorrerão novamente;  Determinação e implementação de ações necessárias;  Registro dos resultados de ações executadas;  Análise crítica da eficácia das ações corretivas executadas.

19  A Organização deve definir ações para eliminar as causas de não conformidades potenciais, de forma a evitar a sua ocorrência;  As ações preventivas devem ser apropriadas aos efeitos dos problemas potenciais. 8.5.3 Ação Preventiva Procedimento documentado deve ser estabelecido para definir requisitos para:  Definição de não conformidades potenciais e suas causas;  Avaliação da necessidade de ações para prevenir a ocorrência de não conformidades;  Definição e implementação de ações necessárias;  Registros de resultados de ações executadas;  Análise crítica da eficácia da medida preventivas tomada.

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