A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Avaliação Educacional

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Avaliação Educacional"— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação Educacional
CURSO: PEDAGOGIA Avaliação Educacional Profª Ms.: Solange Brito

2 Tema: Técnicas e Instrumentos de Avaliação e Medidas
Conteúdo: - MEDIDA e AVALIAÇÃO

3 PADRÃO MÍNIMO DE CONDUTA
Para que se utilize corretamente a avaliação no processo ensino-aprendizagem,no contexto escolar, importa estabelecer um padrão mínimo de conhecimentos, habilidadese hábitos que o educando deverá adquirir; um padrão mínimo de conhecimentos,habilidades e hábitos e não uma média mínima de notas, como ocorre hoje na práticaescolar.

4 ESTAR INTERESSADO EM QUE O EDUCANDO APRENDA E SE DESENVOLVA
A prática da avaliação da aprendizagem, em seu sentido pleno, só será possível na medida em que se estiver efetivamente interessado na aprendizagem do educando, ou seja, há que se estar interessado em que o educando aprenda aquilo que está sendo ensinado.

5 MEDIDA: grau, alcance, padrão: aquilo que serve de base ou norma para a avaliação de qualidade ou quantidade. Instrumentos: testes, trabalhos, atividades práticas, etc. VERIFICAÇÃO: investigação e/ou prova da veracidade de ... Instrumentos: gráficos, tabelas, etc. AVALIAÇÃO: determinação da valia ou do valor de ..., emissão de juízo de valor a partir de dados fornecidos por instrumentos de medida, Comprovados pela verificação. Instrument os : critérios preestabelecidos

6 “Muitas vezes, mais importante que responder é saber ou
conseguir elaborar uma boa pergunta. ” (VASCONCELOS, 1994)

7 Para avaliar a aprendizagem do aluno existem seis técnicas básicas e uma variedade de instrumentos de avaliação: TÉCNICA INSTRUMENTOS Observação Registro de Observação Fichas Anedotário Inquirição Questionário Inventário Escala de Atitudes Entrevista Sociograma

8 TÉCNICA INSTRUMENTOS Pesquisa Textos Relatórios Leituras Exercícios
Registros Auto-avaliação Registro da auto-avaliação Portfólio Registros pessoais e das aulas Testagem Prova Oral Prova Escrita dissertativa objetiva

9 Que instrumentos utilizar em cada modalidade de avaliação?
Para a avaliação diagnóstica, pode-se utilizar o teste diagnóstico, a ficha de observação ou qualquer outro instrumento elaborado pelo professor. Para a avaliação formativa, têm-se as observações, os exercícios, os questionários, as pesquisas e o portfólio. Para a avaliação somativa, os dois tipos de instrumentos mais utilizados são as provas objetivas e as provas dissertativas.

10 Critérios para elaboração de questões:
As questões de uma avaliação devem ser: claras, objetivas, contextualizadas e voltadas aos objetivos propostos:  Objetivas  Relevantes  Fidedignas e Válidas  Úteis  Pertinentes e Oportunas  Interdisciplinares  Contextualizadas

11 Roteiro para elaboração de itens
O processo avaliativo deve estar voltado ao que se espera do estudante e os itens de uma avaliação devem ser elaborados seguindo os propósitos do Projeto Pedagógico, do Plano de Curso, das competências e habilidades esperadas e dos descritores desejáveis em cada Unidade de conteúdo.

12 Tipos de questões objetivas
LOCALIZAÇÃO FALSO ou VERDADEIRO ESCOLHA SIMPLES ORDENAMENTO CORRESPONDÊNCIA LACUNA LISTAGEM

13 EVOCAÇÃO ASSOCIAÇÃO DESCRIÇÃO IDENTIFICAÇÃO DEFINIÇÃO DIFERENCIAÇÃO
CLASSIFICAÇÃO APLICAÇÃO JUSTIFICAÇÃO DISSERTAÇÃO “é difícil precisar quando e como o mestre torna-se um mestre. A força do mestre é uma responsabilidade assumida. Primeiramente, responsabilidade para com os outros, pois o mestre descobre que ele tem responsabilidade de alma. Vivia até então confiando nos outros; agora são os outros que devem confiar nele”. (GUSDORF, 1995)


Carregar ppt "Avaliação Educacional"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google