Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
CURSO: PEDAGOGIA Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação Profª Ms.: Solange Brito
2
Eixo Temático: Sociedade, Educação e Cidadania
Núcleo de Fundamentos, Organização e Gestão do Trabalho Pedagógico
3
Tema: Paradigmas teóricos clássico e contemporâneos e suas influências na prática educativa
Conteúdo: - Edgar Morin e Gardner - a contemporaneidade presente na Educação
4
Referência Bibliográfica:
PENA-VEGA, Alfredo (orgs.). Edgar Morin: Ética, Cultura e Educação. 2 ed. São Paulo: Cortez, p NOGUEIRA, Nilbo Ribeiro. Pedagogia dos Projetos - uma jornada interdisciplinar rumo ao desenvolvimento das Múltiplas Inteligências. São Paulo: Editora Érica Ltda, p
5
Edgar Morin, pseudônimo de Edgar Nahoum - a contemporaneidade presente na educação
08/07/ Edgard Morin é o pai da Teoria da Complexidade, explicada nos 4 livros da série O Método;
6
A principal obra de Edgar Morin é a constituída por seis volumes - O Método - Trata-se de uma das maiores obras de epistemologia disponível. Morin inicia os primeiros escritos de "O Método" em 1973, com a publicação do livro "O Paradigma Perdido: a Natureza Humana", uma transformação epistemológica por questionar o fechamento ideológico e paradigmático das ciências;
7
- Método 1: A Natureza da Natureza (1973)
- Método 2: A Vida da Vida (1980) - Método 3: O Conhecimento do Conhecimento (1984) - Método 4: As Idéias (1986) - Método 5: A Humanidade da Humanidade (2003) - Método 6: A Ética (2005)
8
operadores de complexidade:
Homo sapiens sapiens demens; operadores de complexidade: - Operador dialógico (diferente do dialético / junta o que aparentemente esteja separado): Razão e emoção Sensível e inteligível O real e o imaginário A razão e os mitos A ciência e a arte - Operador recursivo (faz circular o efeito sobre a causa) - Operador hologramático (idéia de totalidade. Não dissocia sa partes do todo)
9
Os sete saberes necessários à Educação do Futuro:
Pensamento complexo = somos complexos = 100% natureza e 100% cultura; Os sete saberes necessários à Educação do Futuro: - 1º Saber - Erro e ilusão - 2º Saber - O conhecimento pertinente - 3º Saber - Ensinar a condição humana - 4º Saber - Identidade terrena - 5º Saber - Enfrentar as incertezas - 6º Saber - Ensinar a compreensão - 7º Saber - Ética do gênero humano
10
“A inquietude não deve ser negada, mas remetida para novos horizontes e se tornar nosso próprio horizonte” Edgard Morin “O conhecimento deve ser permanentemente revisitado e revisado pelo pensamento.” Edgard Morin “O imediato em si não permite o ato de conhecer e isso porque uma certa distância sempre se faz necessária.”
11
- Howard Gardner - a contemporaneidade presente na educação
11/07/
12
Gardner = Inteligências Múltiplas = formação do cidadão integral;
“ (...) os objetivos se definem nos PCNs em termos de capacidades de ordem cognitiva, física, afetiva, de relação interpessoal e inserção social, ética e estética, apontando desta forma uma formação ampla” (p.52) Livro: “Estruturas da Mente” – 1983;
13
MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS
Inteligência Verbal Inteligência Musical Inteligência Lógico/matemática Inteligência Visual/espacial Inteligência Corporal/cinestética Inteligência Interpessoal Inteligência Intrapessoal Inteligência Naturalista Inteligência Existencialista (Existencial) Inteligência Pictórica Inteligência Emocional
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.