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Paradigmas filosóficos e conhecimento da educação:
Limites atual do discurso filosófico no Brasil na abordagem da temática educacional Fonte: SEVERINO, Antonio Joaquim (USP)
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A preocupação do texto Os discursos políticos e educacional presentes na filosofia que se faz no Brasil: discurso filosófico e orientação dos pensamentos. Questiona o lugar cultural e epistemológico da filosofia (a natureza da Filosofia)
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O ensaio da autonomia na relação com as grandes tendências e tradições da Filosofia Ocidental (apropriação e retomada dos clássicos); Esforço de elaboração personalizada (temáticas da atualidade); A prática da Filosofia: vínculo com a prática filosófica ocidental e sua tarefa científica e crítica.
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Tradição filosófica ocidental
Tradição metafísica clássica – neotomismo (perspectiva essencialista); Tradição positivista – neopositivismo e transpositvivismo (perspectiva cientificista); Tradição subjetivista – neo-humaninsmo; fenomenologia; arqueogenealogia; culturalismo; Tradição dialética (diversas vertentes marxistas; crítica frankfurtiana)
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Tradição metafísica clássica
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Essencialista Princípios, categorias que explicam os objetos, os homens, a história (enquadram as realidades). Forma de explicação ancorada em conceitos para além da experiência física (o ser, o verdadeiro, o belo)
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Tomismo Tomas de Aquino (século XI): dogmas do cristianismo + pensamento de Aristóteles. Neotomismo Base em Tomás de Aquino + problemas do mundo moderno + ciência (Jacques MARITAIN 1882 – 1973)
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Ação humana a partir de uma natureza essencial (difere de ação pessoal e histórica, só considerada na contingência da realização da essência, do imutável). Consequência ética – política - filosofia da educação. Referências da educação: ontológica (ser); antropológica (homem); axiológica (valores).
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Tomismo – Tomás de Aquino (Século XI)
Expressões do tomismo contemporâneo: influências da fenomenologia; existencialismo; personalismo; culturalismo; marxismo); Autores brasileiros ???
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Tradição positivista – correntes neo-positivistas
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neopositivismo Também conhecido como fisicalismo; empirismo lógico; positvismo lógico (Círculo de Viena); Círculo de Viena(1920): pretendia promover a unificação do saber científico (superar e eliminar conceitos vagos de sentidos e os pseudo-problemas metafísicos); Teoria da verificabilidade.
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neopositivismo Defendia os enunciados como a posteriori (estudar a linguagem das ciências); Filosofia dos conceitos científicos (preocupação com os limites da linguagem)
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(perspectiva cientificista).
Busca de maior consistência e rigor na linguagem da ciência (fornecimento de elementos estruturais); Filosofia cientificista; tecnicista e pragmatista (fundamentos da ciência e operação na técnica)
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Critério de verdade: fundamento na ação (funcional) e não ético ou político;
Filosofia: subsidiar o discurso científico (linguagem adequada e rigorosa); Pensadores / fundamentar o conhecimento científico; o conhecimento matemático; o processo científico e sua expressão rigorosa.
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Tradição positivista – correntes trans-positivistas
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Formas de aprendizagem (conhecimento geral e científico);
Psicogênese e sociogênese (forte racionalismo: o conhecimento teórico mediando a ação humana); Reconhecimento da dimensão sócio-histórica da ciência e seu impacto sobre as dimensões objetivas e subjetivas (análise da psicologia da aprendizagem)
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Hilton Japiassu – pedagogia da incerteza
ilusão da pedagogia científica; necessidade de filosofia da educação crítica (retomada da intencionalidade do processo pedagógico)
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Tradição subjetivista
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Educação: investimentos dos sujeitos;
Método de conhecimento; mediação (aspectos práticos, metodologia); Insistência nos fundamentos éticos e antropológicos do processo educacional.
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Marxismo - Fenomenologia
O homem cria-se a si mesmo. Ele produz sua natureza
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Fenomenologia HEGEL: processo de constituição da consciência (da experiência sensível a formas mais elaboradas); HUSSERL: aquilo que se apresenta ao homem (consciência); Conceito base: a intencionalidade (sentido de consciência); Objetivo: vencer a contradição empirismo (realismo), e o psicologismo idealismo)
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Fenomenologia e existência
Interpretação da existência; Repercussão político-educacional; Priorização do sujeito pessoal;
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Humanismos Dependem da dimensão em que tratam do humano (Renascimento: dignidade humana estabelecida na razão e espírito crítico; Toda doutrina que situa o homem como centralidade (filosofia); Toda sólida formação cultural clássica (conceito histórico)
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Neo-humanismos Objetivo: nova imagem de homem (fundamento do agir humano). Vertentes: reflexão ético-política; historicidade (dimensão política) ; subjetividade (dimensão educacional); Pedagogia do apelo existencial (Odone José Quadro – força educativa dos fenômenos humanos)
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Personalismo Sensibilidade sócio-histórica (aproximação marxista) – Emannuel Mounier Ética – política – educação (mesmo projeto); Relevância da práxis para o existir histórico (Claudio Henrique Lima Vaz)
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Arqueogenealogia O agir em detrimento do epistemológico;
Ampliação da autonomia do sujeito; Crítica a toda sistematização; Afastamento do discurso universalizante das ciências humanas Valorização do imaginário, inconsciente; emocional, corporal (intersubjetividade do corpo)
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Culturalismo A cultura como criação e expressão do espírito;
Ênfase no histórico e no político; História humana – história da cultura – sem lugar para determinismos (naturalista e social)
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Correntes dialéticas diversas vertentes marxistas;
Centralidade da política; Substância: a economia política
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Escola de Frankfurt crítica frankfurtiana: Teoria crítica do conhecimento (dialética); Questionamentos dos valores individualistas; Preocupação com as contradições da racionalidade científica e técnica (escravização do homem); Crítica da indústria cultural; dos totalitarismos; e das perspectivas positivistas do mundo. Autores: Adorno; Walter Benjamin; Max Horkheimer; Marcuse; Habermas
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