A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Avaliação Educacional

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Avaliação Educacional"— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação Educacional
CURSO: PEDAGOGIA Avaliação Educacional Profª Ms.: Solange Brito

2 Núcleo de Fundamentos, Organização e Gestão do Trabalho Pedagógico;
Eixo Temático: Ação Docente e Sala de Aula; Núcleo de Fundamentos, Organização e Gestão do Trabalho Pedagógico; Tema: Categorias da Avaliação Educacional Conteúdo : - categoria afetiva - categoria social - categoria cognitiva - categoria psicomotora

3 As categorias de Avaliação: afetiva, social, cognitiva e psicomotora, interrelacionadas entre si, buscam dar significado à ação avaliativa. a avaliação tradicional classificatória não desenvolve a aprendizagem no educando quando não leva em consideração os aspectos afetivo, social, cognitivo e psicomotor responsáveis pela interação socioeducativa no processo ensino e aprendizagem.

4 “A avaliação é um ato amoroso” LUCKESI, 1997
Categoria AFETIVA da Avaliação Educacional: A teoria libertadora da educação fundamentada no diálogo e na relação social entre os homens dá ênfase ao afetivo-social; Piaget = afetividade como todos os movimentos mentais conscientes e inconscientes não-racionais(razão), sendo o afeto um elemento indiferenciado do domínio da afetividade. Henri Wallon “A avaliação é um ato amoroso” LUCKESI, 1997

5 DOMÍNIO AFETIVO Caracterização Organização Valorização Resposta
Recepção

6 Professor, se o papel da escola é ensinar, por que ela
Categoria SOCIAL da Avaliação Educacional: Professor, se o papel da escola é ensinar, por que ela se preocupa tanto em reprovar? (SEDUC/RS, 2000). A escola legitima e consolida a condição de classe dos que a frequentam à medida que seus objetivos e suas práticas excluem ou mantêm determinados alunos no sistema de ensino.

7 A arbitrariedade da prática da avaliação também se manifesta quando o aluno passa ser o único elemento da comunidade escolar que deve ser avaliado, excluindo-se, dessa forma, os demais: avaliação do projeto pedagógico, do currículo, de disciplinas, de gestão, de programas, de professor. A análise política da avaliação induz a uma ressignificação de seu conceito, compreendendo-a como o estudo sistemático dos mecanismos de eliminação e manutenção que ocorrem no processo seletivo no interior da escola

8 Categoria COGNITIVA da Avaliação Educacional:
há o esquecimento dos aspectos qualitativos; ênfase ao quantitativo, às notas; acontece de forma gradativa nos Anos de Escolaridade. “Não basta ensinar ao homem uma especialidade, porque se tornará assim uma máquina utilizável e não uma personalidade. É necessário que adquira um sentimento, um senso prático daquilo que vale a pena ser empreendido, daquilo que é belo, do que é moralmente correto.” Albert Einsten

9 DOMÍNIO COGNITIVO Avaliação Síntese Análise Aplicação Compreensão
Conhecimento

10 Categoria PSICOMOTORA da Avaliação Educacional:
Percepção Resposta conduzida Automatismos Respostas complexas Adaptação Organização

11


Carregar ppt "Avaliação Educacional"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google