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Fundamentos Socioantropológicos da Educação
CURSO: PEDAGOGIA Fundamentos Socioantropológicos da Educação Profª Ms.: Solange Brito
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Eixo Temático: Sociedade, Educação e Cidadania
Núcleo de Fundamentos, Organização e Gestão do Trabalho Pedagógico
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Tema: Paradigmas teóricos clássico e contemporâneos e suas influências na prática educativa
Conteúdo: - Paul-Michel Foucault – 1984
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Referência Bibliográfica:
VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault & a Educação. 2ed. Belo Horizonte: Autêntica, p
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Paul-Michel Foucault: Subjetividade e Educação:
15/10/ – 25/06/1984
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“Todo o meu devir filosófico foi determinado pela minha leitura de Heidegger. Mas reconheço que foi Nietzsche quem venceu.” – Foucault Idéia de “sociedade disciplinar” : Nietzsche, Heidegger, Althusser e Canguilhem; As obras, desde a História da Loucura até a História da Sexualidade situam-se dentro de uma filosofia do conhecimento;
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Estudos sobre o saber, o poder e o sujeito consideravam-no um pós-moderno;
“O poder não é fechado, ele estabelece relações múltiplas de poder (...) - "Somos obrigados pelo poder a produzir verdade"; Análise do poder pelos "elementos periféricos" do sistema do poder;
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Tema geral das investigações: SUJEITO;
Foucault trabalhou as relações de poder e as formas de resistência e os esforços desenvolvidos para tentar dissociar essas relações; Oposições de poder = lutas contra a autoridade. O que possuem em comum: - São lutas transversais; - As finalidades destas lutas são os efeitos do poder enquanto tais; - São lutas 'imediatas'; - São lutas que coloca em questão o estatuto do indivíduo; - Elas opõem uma resistência aos efeitos de poder que estão ligados aos saber, à competência e à qualificação;
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Como se exerce o poder? “A psicologia nunca poderá dizer a verdade sobre a loucura, pois é a loucura que detém a verdade da psicologia.” Michel Foucault “Não me pergunte quem sou e não me diga para permanecer o mesmo.” Michel Foucault “Todo sistema de educação é uma maneira política de manter ou de modificar a apropriação dos discursos, com os saberes e os poderes que eles trazem consigo.” Michel Foucault
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“O discurso não é simplesmente aquilo que traduz as lutas ou os sistemas de dominação, mas aquilo porque, pelo que se luta, o poder do qual nos queremos apoderar.” M. Foucault “De homem a homem verdadeiro, o caminho passa pelo homem louco.” Michel Foucault
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