A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fundamentos Socioantropológicos da Educação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fundamentos Socioantropológicos da Educação"— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos Socioantropológicos da Educação
CURSO: PEDAGOGIA Fundamentos Socioantropológicos da Educação Profª Ms.: Solange Brito

2 Eixo Temático: Sociedade, Educação e Cidadania
Núcleo de Fundamentos, Organização e Gestão do Trabalho Pedagógico

3 Tema: Paradigmas teóricos clássico e contemporâneos e suas influências na prática educativa
Conteúdo: - Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron; - Christian Baudelot e Roger Establet;

4 Referência Bibliográfica:
TADEU, Tomaz. Documentos de Identidade - Uma Introdução às Teorias do Currículo. 2ed. Rio de Janeiro: Autêntica, 2002.

5 Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron
TEORIA DA REPRODUÇÃO Sistema escolar funciona de forma extremamente conservadora, só se preocupando com a reprodução de situações estabelecidas;

6 “Não há o que fazer” / “perda do encanto da profissão docente”
Dotes pessoais: SOCIEDADE CLASSISTA PODER ARBITRÁRIO; A escola trabalha com uma cultura falsa, fictícia, sem a mínima relação com a verdade; FUNÇÃO DA ESCOLA: conservação da ordem social;

7 Christian Baudelot e Roger Establet
ESCOLA CLASSISTA; Rede secundário-superior (SS) = forma quadros dominantes; Rede primário-profissional (PP) = forma quadros operários (falsa cultura de passividade e submissão) PAPEL DA ESCOLA: “a partir dos fracassos escolares dos desfavorecidos, mergulhá-los na humilhação para que não renunciem a uma atitude de humildade”. A burguesia transformou os docentes em servidores da classe dominante.


Carregar ppt "Fundamentos Socioantropológicos da Educação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google