Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouPietro Macario Alterado mais de 10 anos atrás
1
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UNB INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE LICENCIATURA A DISTÂNCIA EM GEOGRAFIA Coorenadora Profª Marília Luiza Peluso Supervisor Valdir Steinke PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL 2008
2
Fundamentação A Geografia é uma disciplina de grande importância para o estudo do mundo contemporâneo, pois permite compreender o prisma espacial das relações sociais e das relações homem / natureza numa sociedade cada vez mais complexa como a nossa. A importância da Geografia no Ensino Fundamental e Médio decorre do seu papel na sociedade. Entretanto, verifica-se que faltam professores habilitados para desenvolver as várias temáticas geográficas. Dessa maneira, é indispensável uma boa formação do corpo docente, tanto no que se refere aos conteúdos quanto aos procedimentos metodológicos e didáticos necessários à transmissão e produção do conhecimento.
3
Objetivos Objetivo geral Formar professores de Geografia que compreendam a organização espacial e que possuam autonomia intelectual e desenvolvam consciência crítica dos problemas contemporâneos sob uma ótica geográfica. Objetivos específicos Oferecer uma formação profissional de boa qualidade numa perspectiva de educação humanizada, por intermédio da teoria e da prática geográficas; Desenvolver a capacidade de analisar a importância do espaço geográfico para compreender a sociedade contemporânea; Formar um profissional que colabore para compreender e sugerir soluções para problemas sociais e ambientais de sua comunidade; Desenvolver habilidades de pesquisa de gabinete e de campo, de maneira a estabelecer situações-problema decorrentes de contextos reais;
4
Perfil do formando A Proposta do curso Licenciatura em Geografia tem por princípio a formação de um profissional com competência para desempenhar a função de professor no Ensino Fundamental e Médio, capacitado para investigação teórica e empírica. As atitudes podem ser sintetizadas em desenvolver habilidades de pesquisa de gabinete, de campo de maneira a estabelecer situações-problema decorrentes de contextos reais. O professor a ser formado no curso de Licenciatura em Geografia adquirirá valores humanísticos amplos voltados para o desenvolvimento da comunidade.
5
Público-alvo Qualquer cidadão que concluiu a educação básica e for aprovado no processo seletivo, atendendo aos requisitos exigidos pela instituição pública vinculada ao Sistema Universidade Aberta do Brasil.
6
Duração do curso O curso terá duração de 4 (quatro) anos divididos em 8 (oito) módulos. Carga horária A carga horária total do curso é de horas/aulas, perfazendo 194 créditos, dos quais horas e 154 créditos em disciplinas curriculares e 630 horas e 42 créditos em Atividades Complementares e Práticas Pedagógicas.
7
Tabela da carga horária do curso
8
MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GEOGRAFIA MODALIDADE LICENCIATURA
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.