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Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
CURSO: PEDAGOGIA Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação Aula 21 (05/11/2009) Profª Ms.: Solange Brito
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Eixo Temático: Sociedade, Educação e Cidadania
Núcleo de Fundamentos, Organização e Gestão do Trabalho Pedagógico
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Tema: Paradigmas teóricos clássico e contemporâneos e suas influências na prática educativa
Conteúdo: - Lev Semenovitch Vygotsky - a contemporaneidade presente na Educação
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Referência Bibliográfica:
CASTORINA, José Antonio (orgs). Piaget-Vygotsky - Novas contribuições para o debate. São Paulo: Ática, p OLIVEIRA, Marta Kohl de. VYGOTSKY: aprendizado e desenvolvimento - um processo sócio-histórico. São Paulo: Editora Scipione Ltda., 1993.
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Lev Semenovitch Vygotsky - a contemporaneidade presente na educação
1896 / 1934
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Vygotsky = sóciointeracionista;
Vygotsky denominava os signos de instrumentos simbólicos, com especial atenção à linguagem; A linguagem é, antes de tudo, social. Portanto, sua função inicial é a comunicação, expressão e compreensão.
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Conceitos na área do desenvolvimento da aprendizagem:
ZONA DE DESENVOLVIMENTO REAL (ZDR) ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL (ZDP); Crianças com habilidades parciais interação com mediadores até que tais habilidades passem de parciais a totais; Relação entre PENSAMENTO e LINGUAGEM;
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“Para Vygotsky, a relação entre pensamento e linguagem é estreita
“Para Vygotsky, a relação entre pensamento e linguagem é estreita. A linguagem (verbal, gestual e escrita) é nosso instrumento de relação com os outros e, por isso, é importantíssima na nossa constituição como sujeitos. Além disso, é através da linguagem que aprendemos a pensar”. (Ribeiro, 2005).
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Vygotsky acreditou em 3 fases de aquisição da linguagem:
MEDIAÇÃO; Vygotsky acreditou em 3 fases de aquisição da linguagem: LINGUAGEM SOCIAL LINGUAGEM EGOCÊNTRICA (falar sozinho) - LINGUAGEM INTERIOR (pensamento);
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“Através dos outros, nos tornamos nós mesmos.”
Vygotsky “O único “bom aprendizado” é o que é para o avanço do desenvolvimento.” “Uma palavra que não representa uma ideia é uma coisa morta, da mesma forma que uma idéia não incorporada em palavras não passa de uma sombra.” “O saber que não vem da experiência não é realmente saber”
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