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Fundamentos Socioantropológicos da Educação

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Apresentação em tema: "Fundamentos Socioantropológicos da Educação"— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos Socioantropológicos da Educação
CURSO: PEDAGOGIA Fundamentos Socioantropológicos da Educação Profª Ms.: Solange Brito

2 Eixo Temático: Sociedade, Educação e Cidadania
Núcleo de Fundamentos, Organização e Gestão do Trabalho Pedagógico

3 Tema: Perspectivas da Educação e a função social da escola na sociedade contemporânea
Conteúdos: - Educação Liberal: a "Escola Nova"; - Educação Neoliberal: Teorias do capital humano e "sociedade do conhecimento" Cidadania Planetária: Ética, Ecologia e Educação

4 Referência Bibliográfica:
GIORGI, Cristiano Di, Escola Nova. São Paulo: Ática, p BUCKMAN, Peter. Educação sem escolas. Rio de Janeiro: Livraria Eldorado Ltda, p TRINDADE, Azoilda L. da. Multiculturalismo: mil e uma faces da escola. 3ed. Rio de Janeiro: DP&A, p PENA-VEGA, Alfredo (orgs.). Edgar Morin: Ética, Cultura e Educação. 2 ed. São Paulo: Cortez, p

5 Educação Liberal: a "Escola Nova"

6 PEDAGOGIA TRADICIONAL X ESCOLA NOVA
Os liberais democráticos eram os simpatizantes da Escola Nova voltados à democratização e transformação da sociedade através da escola. Havia uma reação ao academicismo e ao individualismo da educação tradicional, propondo a renovação das técnicas e a exigência da escola única (não dualista), obrigatória e gratuita.

7 Influência de John Dewey;
A Escola Nova ou Escolanovismo apresentou o caráter científico das novas técnicas, amparadas no conhecimento da Sociologia, Psicologia, Biologia e Pedagogia Moderna; Principais escolanovistas: Lourenço Filho (Ceará, 1923), Anísio Teixeira (Bahia, 1925), Francisco Campos e Mário Casassanta (Minas Gerais, 1927), Fernando de Azevedo (Distrito Federal, 1928) e Carneiro Leão (Pernambuco, 1928); Influência de John Dewey;

8 As ideias escolanovistas foram expandidas, mas nem sempre foi possível aplicá-las, ficando restritas a alguns locais; MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA (1932) = composto por 26 educadores, entre eles Fernando Azevedo e Anísio Teixeira. O documento defendia a escola obrigatória, pública e gratuita como dever do Estado a ser implantada em programa de âmbito nacional;

9 Em oposição aos escolanovistas estava a militância católica que acreditavam que a verdadeira educação deveria basear-se nos princípios cristãos. Lutavam pela instituição do ensino religioso nas escolas; Os escolanovistas foram derrubados na Constituição que instituiu o ensino religioso, embora facultativo.

10 Educação Neoliberal: Teorias do capital humano e
"sociedade do conhecimento" Cidadania Planetária: Ética, Ecologia e Educação

11 - Atrelar a educação escolar à preparação para o trabalho;
A retórica neoliberal atribui um papel estratégico à educação e determina-lhe basicamente três objetivos: - Atrelar a educação escolar à preparação para o trabalho; - Tornar a escola um meio de transmissão; - Fazer da escola um mercado para os produtos da indústria cultural e da informática

12 Entre as novas teorias surgidas nesses últimos anos, despertaram interesse dos educadores os chamados paradigmas holonômicos, ainda pouco consistentes. Complexidade e holismo são palavras cada vez mais ouvidas nos debates educacionais. Edgar Morin, que critica a razão produtivista e a racionalização modernas, propõe uma lógica do vivente (Teoria da Complexidade).

13 “Ao aceitar como fundamento da educação uma antropologia que concebe o homem como um ser essencialmente contraditorial, os paradigmas holonômicos pretendem manter, sem pretender superar, todos os elementos da complexidade da vida” (Moacir Gadotti). “O paradigma da educação popular, inspirado originalmente no trabalho de Paulo Freire nos anos 60, encontrava na conscientização sua categoria fundamental.” (Gadotti) EDUCAÇÃO POPULAR = solidariedade e reciprocidade; Universalização da Educação Básica X Novas Matrizes Teóricas;

14 Novas Tecnologias presentes à Educação;
PARA PENSAR A EDUCAÇÃO DO FUTURO (Gadotti): - Aprender a conhecer - Aprender a fazer - Aprender a viver juntos - Aprender a ser - Cidadania - Planetaridade - Sustentabilidade - Virtualidade - Globalização - Transdisciplinaridade - Dialogicidade, dialeticidade


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