A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sabemos que são muitas dificuldades e os desafios são grandes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sabemos que são muitas dificuldades e os desafios são grandes."— Transcrição da apresentação:

1

2 Sabemos que são muitas dificuldades e os desafios são grandes.
E, às vezes, podemos nos cansar durante o caminho...

3 Entretanto, não podemos nos deixar abater.
É fundamental manter o ânimo e nos lembrarmos, em todos os momentos, quem são os principais beneficiados pelos resultados alcançados pela atuação efetiva de um controle externo profissional, bem equipado e capacitado. Se fazermos nosso trabalho com excelência, efetividade e eficiência, obteremos resultados e sinergias capazes de realmente promover mudanças na vida do nosso povo, nas nossas cidades e nos nossos países. Por isso, devemos olhar para frente e seguir trabalhando com dedicação.

4 A agenda 2030 das Nações Unidas, sintetizada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, passou a ser, desde 2015, um importante norteador de políticas públicas. O conceito de desenvolvimento sustentável perpassa diversas agendas, incluindo questões sociais, econômicas, culturais e ambientais.

5 Auditoria Coordenada Áreas Protegidas
Nos anos 2014 e 2015, a Olacefs (grupo regional de ISC da América Latina e do Caribe) realizou a primeira Auditoria Coordenada sobre Áreas Protegidas na região, com a participação de 11 EFS (Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, Honduras, México, Paraguai e Venezuela). Para a realização dessa iniciativa regional, foi utilizada a ferramenta inovadora INDIMAPA, desenvolvida pela ISC do Brasil, que utiliza índices e indicadores relativos à implementação e gestão das áreas protegidas, e que facilita a visualização e comunicação dos resultados. Como parte dos trabalhos a serem executados durante a gestão , a COMTEMA, atualmente sob presidência do Tribunal de Contas da União do Brasil, decidiu realizar um novo processo regional de auditoria coordenada sobre áreas protegidas. O objetivo da auditoria coordenada é avaliar pela segunda vez a situação das áreas protegidas da América Latina e possibilitar uma oportunidade para as EFS de outros países da região, que não puderam participar da edição anterior, integrar a nova iniciativa contribuindo para a preservação das áreas protegidas. Auditoria Coordenada Áreas Protegidas

6 18 Instituições Participantes
Esta será a auditoria coordenada com a maior quantidade de instituições participantes. A auditoria será coordenada pela ISC do Brasil. As 18 instituições participantes são... 18 Instituições Participantes

7 17 EFS (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Paraguai, Peru, República Dominicana; e também Espanha e Portugal)… ... E 1 EF subnacional (o Honorable Tribunal de Cuentas de la Provincia de Buenos Aires).

8 Nesta auditoria, será avaliada a contribuição das Áreas Protegidas para a conservação da biodiversidade... 13 Indicadores

9 Por meio de 13 indicadores...

10 2019? ... E a partir da metodologia INDIMAPA, das Metas de Aichi e da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

11 Os próximos passos da Auditoria de Áreas Protegidas na Olacefs são os seguintes:
Calendário

12 Semestre Atividade 2/2018 Convite e confirmação de participantes 1/2019 Capacitação virtual (Auditoria de desempenho, MOOC-ODS, Áreas Protegidas) 2/2019 Workshop de planejamento 1/2020 Workshop de consolidação 2/2020 Workshop de lições aprendidas

13 Comunicação E a comunicação dos resultados da Auditoria será realizada por meio dos seguintes produtos:

14 Relatórios nacionais Resumo executivo Infográficos Indimapas Fichamentos

15

16 E a OISC/CPLP? E a OISC/CPLP? Quem pode participar? Quem financia? Como esses trabalhos serão realizados?

17 Declarações do Funchal e de Díli
Em relação à OISC/CPLP, é importante destacar que as Declarações do Funchal (2017) e de Díli (2018) reafirmam o compromisso de a Organização se engajar nesse esforço transcontinental de ISCs para avaliar a gestão das áreas protegidas em nossos países.

18 Participantes E quem pode participar? Todos!
Brasil e Portugal já estão participando da etapa Olacefs. Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste poderão se engajar nos trabalhos no âmbito da OISC/CPLP.

19 Diante dessa oportunidade de se unir aos esforços de apoio à implementação da Agenda 2030 e dos ODS, a Fase 2 do ProPALOP-TL decidiu apoiar totalmente essa iniciativa no âmbito da OISC/CPLP. O apoio se dará técnico e financeiro. E como esses trabalhos serão realizados?

20 Definição do Coordenador e Envio dos Convites para as ISC
Semestre Atividade 2/2019 Definição do Coordenador e Envio dos Convites para as ISC 1/2020 Capacitação online (MOOC Auditoria de Desempenho, MOOC-ODS, Curso Áreas Protegidas) 2/2020 Workshop de planejamento 1/2021 Workshop de consolidação 2/2021 Workshop de lições aprendidas Bom, uma proposta de cronograma bem factível é essa. (Falar do cronograma)

21

22 Muito obrigado!


Carregar ppt "Sabemos que são muitas dificuldades e os desafios são grandes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google