A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SOCIEDADE SENHORIAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SOCIEDADE SENHORIAL."— Transcrição da apresentação:

1 SOCIEDADE SENHORIAL

2 As relações de vassalagem
Clima de insegurança Laços de dependência Senhores menos poderosos Senhores mais poderosos Rei Os vassalos recebiam uma recompensa pela sua fidelidade (feudo).

3 As relações de dependência entre suserano e vassalo eram estabelecidas através de um contrato de vassalagem, composto por três momentos diferentes: Homenagem Juramento de fidelidade Investidura

4 Com o contrato, suserano e vassalo ficavam com obrigações recíprocas.

5 Direitos dos senhores dentro das suas terras
Tinham exército privado Faziam justiça Cobravam impostos Podiam cunhar moeda Apesar de ligados ao rei por relações de vassalagem, estes senhores eram praticamente independentes dele e chegavam a fazer-lhe frente. O poder dos reis enfraqueceu.

6 Organização da sociedade medieval
A sociedade da Idade Média estava dividida em três ordens sociais, de acordo com o nascimento, riqueza e funções desempenhadas.

7 CLERO

8 O clero tinha muito prestígio.
Durante o período de invasões, a Igreja foi um grande apoio para as populações (defesa e assistência). Outro fator para esse prestígio prende-se com a cristianização dos povos bárbaros.

9 Monaquismo Criação de ordens religiosas, ou seja, de comunidades de monges, que viviam em comunidade (em mosteiros), obedecendo a uma regra. A primeira ordem a aparecer na Europa foi a ordem de São Bento.

10 NOBREZA

11 POVO

12 Clero Nobreza Povo A sociedade era muito hierarquizada. Ordens
privilegia- das Isentos do pagamento de impostos Recebiam rendas e impostos dos camponeses Faziam a justiça nas suas terras Clero tinha leis e tribunais próprios Nobreza tinha leis favoráveis Povo Ordem não privilegiada Só tinha obrigações (trabalhar e pagar impostos)

13 O domínio senhorial A sociedade medieval era uma sociedade rural, pois a maior parte da população vivia no campo, em grandes propriedades dos senhores da nobreza e do clero: os domínios senhoriais ou senhorios.

14 O senhorio estava habitualmente dividido em duas partes distintas:
Reserva Mansos

15 Procura na pág. 122 informações sobre cada um dos momentos do contrato de vassalagem.
Homenagem: o vassalo declarava o seu desejo de ficar na dependência do suserano. Juramento de fidelidade: o vassalo jurava obediência e fidelidade ao suserano. Investidura: O suserano entregava o feudo (terra, dinheiro, cargo).

16 A partir da leitura do documento 7 da pág
A partir da leitura do documento 7 da pág. 123, encontra uma frase para cada um dos momentos do contrato de vassalagem. Homenagem: "… o vassalo põe-se de joelhos diante do senhor…" Juramento de fidelidade: "… e prometer-lhe, jurando e fazendo- lhe preito e homenagem, que será sempre leal e verdadeiro…" Investidura: "… o senhor deve investi-lo com um anel, ou uma luva, ou uma vara…"

17 CONTRATO DE VASSALAGEM – DIREITOS E DEVERES
A partir da observação do doc. 3 da pág. 122, assinala as obrigações do suserano e do vassalo. CONTRATO DE VASSALAGEM – DIREITOS E DEVERES SUSERANO VASSALO Devia protecção ao vassalo Devia prestar justiça -Devia ajudar financeiramente o vassalo se este precisasse Devia fidelidade Devia dar conselho sempre que chamado Devia ajudar financeiramente o suserano - Devia auxílio militar

18 Depois da leitura do doc. 2 da pág
Depois da leitura do doc. 2 da pág. 122, identifica uma frase que se refira às obrigações do suserano e outra que se refira às obrigações do vassalo. Obrigações do suserano: "… o senhor protege o vassalo, ajuda-o em caso de conflito e educa-lhe geralmente os filhos no seu castelo." Obrigações do vassalo: "O primeiro dever do vassalo é ser fiel ao senhor e ajudá-lo na guerra. (…)"

19 Com base nas informações da pág. 124, refere quem fazia parte do clero.
Abades Bispos Arcebispos Monges Párocos (padres)

20 Com base nas informações da pág. 124, refere as funções do clero.
Oração Celebração de cerimónias Assistência a pobres e doentes Ensino

21 Com base nas informações da pág
Com base nas informações da pág. 128, refere os fatores que explicam o sucesso da conversão dos bárbaros. Ação de missionação do Papa S. Gregório Magno, que levou à conversão dos reis visigodos, lombardos e anglo- saxões. Batismo do rei franco Clóvis. Difusão do monaquismo.

22 Lê com atenção o doc. A da pág
Lê com atenção o doc. A da pág. 128 e retira uma frase que mostre que, após a conversão de um rei bárbaro, era mais fácil converter o seu povo. "Em seguida, mais de três mil homens do seu exército foram igualmente batizados."

23 Lê com atenção o doc. A da pág. 131 e observa a imagem da mesma página.
Refere as atividades a que se dedicavam os monges da Ordem de São Bento. Trabalhos agrícolas Oração Assistência Leitura (e cópia de livros antigos)

24 CLERO REGULAR CLERO SECULAR ALTO CLERO BAIXO CLERO
A partir da informação da pág. 128, refere como ficou organizado o clero (a partir da criação das ordens religiosas). CLERO REGULAR CLERO SECULAR ALTO CLERO Abades Arcebispos Bispos BAIXO CLERO Monges Párocos

25 Com base nas informações da pág. 124, refere as funções da nobreza.
Funções militares (defesa do território).

26 Com base nas informações da pág. 124, refere quem fazia parte do povo.
Camponeses Artesãos Comerciantes

27 Com base nas informações da pág. 124, refere as funções do povo.
Trabalhar Pagar impostos

28 Com base nas informações da pág
Com base nas informações da pág. 127, refere o que era a reserva e o que se podia encontrar nesta parte do senhorio. Parte explorada diretamente pelo senhor (nobre ou do clero); Dela fazia parte a residência do senhor, a igreja, o moinho, o lagar, o forno, o celeiro, os bosques e as terras do senhor, que eram cultivadas por camponeses livres e por servos.

29 Com base nas informações da pág. 127, refere o que eram os mansos.
Eram parcelas de terra arrendadas a famílias de camponeses, livres ou servos, em troca de uma renda, em géneros ou dinheiro.

30 Com base nas informações da pág
Com base nas informações da pág. 126, refere as obrigações a que estavam sujeitos os camponeses. Prestação de corveias: dias de trabalho gratuito na reserva. Banalidades: uso obrigatório do moinho, forno ou lagar do senhor, mediante pagamento). Pagamento de rendas em géneros ou dinheiro.


Carregar ppt "SOCIEDADE SENHORIAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google