A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: ""— Transcrição da apresentação:

1 https://pt.slideshare.net/gagaufera/aula01-5146155

2 BIO= VIDA LOGIA= ESTUDO

3 Objetivos - Identificar os níveis de organização dos seres vivos, iniciando pelos átomos e chegando ao organismo humano. Existem vários níveis hierárquicos de organização entre os seres vivos, começando pelos átomos e terminando na biosfera.

4 Átomos e moléculas : os átomos formam toda a matéria que existe. Eles se unem por meio de ligações químicas para formar as moléculas - desde moléculas simples como a água (H2O), até moléculas complexas como proteínas, que possuem de centenas a milhares de átomos.

5 Organelas e células : as organelas são estruturas presentes no interior das células, que desempenham funções específicas. São formadas a partir da união de várias moléculas. A célula é a unidade básica da vida, sendo imprescindível para a existência. Existem tipos diferentes de células, cada uma com sua especificidade.

6 Tecidos: os tecidos são formados pela união de células especializadas e semelhantes que desempenham a mesma função. Os tecidos estão presentes apenas em alguns organismos multicelulares, como as plantas e os animais.

7 Órgãos e sistemas: os tecidos se organizam e se unem, formando os órgãos. Os sistemas são formados pela união de vários órgãos, que trabalham em conjunto para exercer uma determinada função corporal, como, por exemplo, o sistema digestivo, respiratório, endócrino, muscular,circulatório, etc....

8 As células são a menor unidade estrutural e funcional de um ser vivo, e podem ser procariotas ou eucariotas. De forma genérica, todas elas possuem membrana plasmática, estrutura esta que dá forma, protege e seleciona a entrada e saída de substâncias pela célula;

9 Citoplasma, região fluida na qual ocorre a maioria dos processos metabólicos e produção de diversas substâncias; e material genético, onde estão registradas instruções que controlam o funcionamento celular.

10 Células Eucariontes Celula animal

11 As células eucariontes, também denominadas células eucarióticas, são consideradas células verdadeiras, mais complexas em relação às procarióticas por ter desenvolvido um sistema de membranas.

12 Célula eucariontes esse tipo celular é típico da constituição estrutural dos fungos, protozoários, animais e plantas, apresenta interior celular bem compartimentado, ou seja, uma divisão de funções metabólicas entre as organelas citoplasmáticas: retículo endoplasmático liso e rugoso (RER), mitocôndrias, organoplastos, lisossomos, peroxissomos e complexo de golgi.

13

14

15 No entanto, um importante aspecto evolutivo das células eucarióticas é a individualização de um núcleo ou carioteca, delimitado por membrana nuclear ou cariomembrana, restringindo em seu interior o material cromossômico.

16 Evolutivamente, acredita-se que o surgimento das células eucariontes tenha partido do processo de emissão de prolongamentos ou invaginações da membrana plasmática em células primitivas, que foram adquirindo crescente complexidade à medida que se multiplicavam.

17 Quanto à existência dos cloroplastos e mitocôndrias no interior das células eucariontes, acredita-se que relações simbióticas foram mantidas entre células procarióticas englobadas por células eucarióticas, mantendo um harmônico sistema celular.

18

19 Na antiguidade os filósofos determinaram que todos os seres vivos, desde os mais simples até os mais complexos eram formados por poucos elementos que se repetiam em cada um deles. Isto era uma visão macroscópica, ou seja, de raizes, folhas, flores ou órgãos. Passado os séculos com a invenção das lentes de aumento, começaram a olhar desde o ponto de vista microscópico. Assim foi possível observar os organismos unicelulares, como os protozoos ou a união das células formando um tecido e órgãos nos organismos multicelulares.

20

21 A célula é uma unidade estrutural e funcional fundamental dos seres vivos, a função das células também se alteram. Isso ocorre em algumas patologias crônicas, como a Esofagite que lesiona as células da mucosa do esofago e essas trocam de forma para defender-se da lesão.

22 Niveis de organização celular: Dentro da biologia celular e molecular os niveis de organização das células foi possível ser estabelecido pelo avanço da microscopia, sobre tudo a eletrônica. O olho só pode observar pontos separados por uma distância maior a 0,1mm (100µm), micrometro, (1 milionésimo de metro e equivalente à milésima parte do milímetro). Para se observar uma célula, é necesario um poder de resolução mais de 10µm, como o microscópio ótico que se pode observar 2 pontos a uma distância de aproximadamente 0,2µm.

23

24 Desenvolvimento da Teoria Celular O estabelecimento da teoría celular se produziu por muitas investigações iniciadas no século XVII, junto com o desenvolvimento das lentes de aumento e a construção do microscópio composto.

25 O nome da célula foi proposta em 1655 por Robert Hooke, que observou cortes de porco para fundamentar sua teoria. Posteriormente Grew e Malpighi realizaram as mesmas observações nos vegetais observando somente o interior da parede celular. Em 1674, Antony Van Leeuwenhoek, observou alguns eritrocitos e pode notar a organização dos núcleos.

26 Somente no século XIX, com o avanço da microscopia, se findou o descobrimento das estruturas dos tecidos animais e vegetais. (1831:Brown, que foi de grande importância, pois descobriu o núcleo da célula e seu conteúdo celular que foi nomeado de protoplasma.

27 Em 1855 Virchow amplia a teoria celular ao expressar a famosa frase: (todas as células se originam nas células preexistentes), onde se estabeleciam os primeiros conceitos da divisão celular.

28 Em 1875 Hertwig descobriu o começo do desenvolvimento do embrião por fecundação e fundou os conhecimentos sobre meioses. Meiose é o nome dado ao processo de divisão celular através do qual uma célula tem o seu número de cromossomos reduzido pela metade.

29

30 Em 1880 Flemming assegura o conhecimento da divisão celular através da mitose. Mitose é o processo pelo qual as células eucarióticas dividem seus cromossomos entre duas células menores do corpo.

31 Com todos os avanços tecnológicos e descobertas, está baseado a teoria celular, onde se fundamenta: 1.A célula constitue a UNIDADE ESTRUTURAL de todos os seres vivos 2.A célula é a UNIDADE FISIOLOGICA E BIOQUÍMICA, quer dizer, atividades metabólicas lhes permitem desenvolver todas as funções vitais. 3.A célula é a UNIDADE GENÉTICA, toda célula provém de outra célula.

32

33

34 A principal diferença das células, é que as procariotas não possuem envoltura nuclear

35 A célula Procariota é o tipo celular mais fácil. Neste tipo de organização celular o DNA se encontra disperso pelo citoplasma celular sem estar rodeado de membrana. Só tem organelas do tipo ribossoma. É a estrutura típica das bactérias, pertencentes ao Reino Monera: são unicelulares, autótrofos e heterótrofos.

36 Se denominam AUTÓTROFOS por que geram seu próprio alimento, através de substâncias inorgânicas para o seu metabolismo. Os organismos autótrofos produzem sua massa celular e massa orgânica, a partir do dióxido de carbono, que é inorgânico, como única fonte de carbono, usando luz ou substância químicas como fonte de energia. Fotossintéticos: plantas, vegetais, algas e algumas bactérias. (Onde se transforma CO2 e H2O nos hidratos de carbono simples a partir do qual se podem produzir moléculas mais complexas).

37 HETERÓTROFOS são aqueles que devem se alimentar com as substâncias orgânicas sintetizadas por outros organismos. Entre os organismos heterótrofos se encontram, as milhares de bactérias e predominantemente os animais. Um organismo heterótrofo é aquele que depende de outro, quer dizer, obtém a energia de diversos hidratos de carbono, lípidios e proteínas sintetizados pelos organismos autótrofos.

38

39 Células Procariontes As células procariontes ou procarióticas, também chamadas de protocélulas, são muito diferentes das eucariontes. A sua principal característica é a ausência de carioteca individualizando o núcleo celular, pela ausência de alguns organelas e pelo pequeno tamanho que se acredita que se deve ao fato de não possuírem compartimentos membranosos originados por evaginação ou invaginação. Também possuem DNA na forma de um anel não-associado a proteínas (como acontece nas células eucarióticas, nas quais o DNA se dispõe em filamentos espiralados e associados à histonas)..

40 Estas células são desprovidas de mitocôndrias, plastídeos, complexo de Golgi, retículo endoplasmático e sobretudo cariomembrana o que faz com que o DNA fique disperso no citoplasma. A este grupo pertencem seres unicelulares ou coloniais: Bactérias Cianofitas (algas cianofíceas, algas azuis ou ainda Cyanobacteria) PPLO ("pleuro-pneumonia like organisms") ou MicoplasmasPPLO ("pleuro-pneumonia like organisms") ou Micoplasmas

41 Células incompletas As bactérias dos grupos das rickettsias e das clamídias são muito pequenas, sendo denominadas células incompletas por não apresentarem capacidade de auto-duplicação independente da colaboração de outras células, isto é, só proliferarem no interior de outras células completas, sendo, portanto, parasitas intracelulares obrigatórios. rickettsias

42 1-As células eucariontes diferenciam-se das procariontes apenas pela presença de núcleo?eucariontes diferenciam-se das procariontes 2-Quais são as organelas que constituem as células eucariontes? Cite as. 3-Em quais organismos são encontradas as células eucariontes? 4-Cite 3 organismos autótrofos. 5-Qual é a principal característica das células procariontes? 6-Qual é a função e as características dos cloroplastos? 7-O que são organismos autótrofos? 8- O que são organismos heterótrofos? 9-Quais são os tipos básicos de células?

43


Carregar ppt ""

Apresentações semelhantes


Anúncios Google