A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Características dos Seres Vivos 2017/2 Ivanise C.S.Mota

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Características dos Seres Vivos 2017/2 Ivanise C.S.Mota"— Transcrição da apresentação:

1 Características dos Seres Vivos 2017/2 Ivanise C.S.Mota
Bioquímica Características dos Seres Vivos 2017/2 Ivanise C.S.Mota

2 INTRODUÇÃO À BIOQUÍMICA
CIÊNCIA QUE ESTUDA AS ESTRUTURAS MOLECULARES, OS MECANISMOS E OS PROCESSOS QUÍMICOS RESPONSÁVEIS PELA VIDA. Blakiston

3 PROCESSOS PARA MANTER E PERPETUAR A VIDA
1 - SÍNTESE DE BIOMOLÉCULAS 2 - TRANSPORTE DE ÍONS E MOLÉCULAS ATRAVÉS DE MEMBRANAS 3 - PRODUÇÃO DE ENERGIA E MOVIMENTO 4 - REMOÇÃO DE PRODUTOS METABÓLICOS DE EXCREÇÃO E SUBSTÂNCIAS TÓXICAS

4 Composição Orgânica Principais átomos : C, H, O, N, P, S.
Principais Moléculas: % a 80% Água; % a 15% Proteínas; 2% a 3% Lipídios; 1% Glicídios; 1% Ácidos nucleicos; 1% Sais Minerais; 1% Vitaminas.

5 CRITÉRIOS ALIMENTOS – in natura ou processado FONTE DOS NUTRIENTES NECESSÁRIOS AO ORGANISMO * INGESTÃO * DIGESTÃO * ABSORÇÃO * DISTRIBUIÇÃO

6 “O corpo depende do bom funcionamento dos processos bioquímicos, os quais são responsáveis pela formação, crescimento e funcionamento das células e tecidos. Para que isto aconteça é indispensável variar os nutrientes.” Clark,M.G.

7

8

9 Células: Unidade básica da vida
Unidades estruturais e funcionais de todos os organismos vivos Células de eucariotos

10

11 ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS

12 Núcleo Sítio da síntese de maior parte do DNA e do RNA – Concentração e repasse das características inatas.

13

14

15 Retículo Endoplasmático
Membrana contínua com as membranas nuclear e plasmática: parte rugosa apresenta ribossomos ligados

16 Retículo Endoplasmático
RER - Participa da síntese de proteínas que serão enviadas para o exterior das células. Esse tipo de retículo é muito desenvolvido em células com função secretora. Ex.: Pâncreas - enzimas digestivas Intestino - muco Alvéolos pulmonares - lipoproteína

17

18 Retículo Endoplasmático
REL – Participa da síntese de esteroides, fosfolipídeos e outros lipídeos. Desintoxica o organismo atuando na degradação do etanol de bebidas alcoólicas, de medicamentos como antibióticos e barbitúricos . É abundante em células do fígado, gônadas e pâncreas.

19 RIBOSSOMOS Sintetizar fitas proteicas de RNA complementares às já existentes e produzir enzimas. Realiza a tríade do material molecular básico da vida.

20

21

22

23 COMPLEXO DE GOLGI Sintetizar grande número de diferentes macromoléculas, modificando, classificando e empacotando–as para serem secretadas – exocitose. É uma central de correios onde os "pacotes" são enviados a diferentes destinos no interior da célula.

24 MITOCÔNDRIA Responsável por muitos processos catabólicos fundamentais para a obtenção de energia para a célula, como a beta-oxidação de ácidos graxos, Ciclo de Krebs e a Cadeia Respiratória.

25 Presentes em grande número na musculatura – contém DNAm

26 LISOSSOMOS Degradação de partículas vindas do meio extracelular, recicla outras organelas e componentes celulares envelhecidos. Age através da digestão intracelular controlada por proteínas, ácidos nucleicos, carboidratos e lipídeos.

27

28 PEROXISSOMOS Degradar compostos tóxicos para a célula, transformando-os em compostos menos tóxicos. Os produtos a degradar sofrem ação das catalases e oxidases transformando-os em peróxido de hidrogênio.

29 MEMBRANA PLASMÁTICA Define os limites da célula, separa o conteúdo intracelular do meio extracelular, seleciona as moléculas polares que possam entrar na célula (permeabilidade seletiva), permite a modificação da forma e do tamanho da célula (flexibilidade).

30 Composição química: 60% de proteínas, 40% de lipídios (fosfolipídios), glicoproteínas, glicolipídios .

31

32

33 Transporte através das membranas
Transporte passivo – não envolve o consumo de energia do sistema, a movimentação dá-se a favor do gradiente de concentração. Ex.: Osmose, difusão simples, difusão facilitada. Transporte ativo - envolve a utilização de energia pelo sistema - a energia utilizada é na forma ATP. Ex.: Bomba de sódio e potássio.

34 Considerações Finais Cada tecido necessita de nutrientes para se potencializar. Cada uma das organelas citoplasmáticas apresenta funções e quantidades diferenciadas na célula, baseada na funcionalidade do tecido e promovendo energia. ****** Melhor nutrição Mais saúde ****** Mais vida e energia

35 Questões 1. Mediante as várias especiações celulares temos diferentes quantidades de organelas no interior do citoplasma. Exemplifique esta situação (mínimo duas). 2. Um dos aspectos de identificação de paternidade duvidosa ocorre com a amostragem de DNA mitocondrial. Qual a diferença deste DNA com o DNA nuclear? 3.Os mecanismos de transporte ajudam a manter a vitalidade celular. Isto têm algo a haver com a composição da membrana plasmática? Justifique.


Carregar ppt "Características dos Seres Vivos 2017/2 Ivanise C.S.Mota"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google