A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BIOQUÍMICA NUTRIÇÃO Características dos Seres Vivos Ivanise C.S.Mota Ivanise C.S.Mota.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BIOQUÍMICA NUTRIÇÃO Características dos Seres Vivos Ivanise C.S.Mota Ivanise C.S.Mota."— Transcrição da apresentação:

1 BIOQUÍMICA NUTRIÇÃO Características dos Seres Vivos Ivanise C.S.Mota Ivanise C.S.Mota

2 INTRODUÇÃO À BIOQUÍMICA  BIOQUÍMICA  CIÊNCIA QUE ESTUDA AS ESTRUTURAS MOLECULARES, OS MECANISMOS E OS PROCESSOS QUÍMICOS RESPONSÁVEIS PELA VIDA. Blakiston

3 PROCESSOS PARA MANTER E PERPETUAR A VIDA  1 – SÍNTESE DE BIOMOLÉCULAS  2 – TRANSPORTE DE ÍONS E MOLÉCULAS ATRAVÉS DE MEMBRANAS  3 – PRODUÇÃO DE ENERGIA E MOVIMENTO  4 - REMOÇÃO DE PRODUTOS METABÓLICOS DE EXCREÇÃO E SUBSTÂNCIAS TÓXICAS

4 Composição Orgânica  Principais átomos : C, H, O, N, P, S.  Principais Moléculas: 70% a 80% Água; 10% a 15% Proteínas;  2% a 3% Lipídios; 1% Glicídios; 1% Ácidos nucleicos; 1% Sais Minerais; 1% Vitaminas.

5 CRITÉRIOS  ALIMENTOS – in natura ou processado FONTE DOS NUTRIENTES NECESSÁRIOS AO ORGANISMO FONTE DOS NUTRIENTES NECESSÁRIOS AO ORGANISMO * INGESTÃO * INGESTÃO * DIGESTÃO * DIGESTÃO * ABSORÇÃO * ABSORÇÃO * DISTRIBUIÇÃO * DISTRIBUIÇÃO

6 “O corpo depende do bom funcionamento dos processos bioquímicos, os quais são responsáveis pela formação, crescimento e funcionamento das células e tecidos. Para que isto aconteça é indispensável variar os nutrientes.” Clark,M.G.

7

8

9 Células: unidade básica da vida  Unidades estruturais e funcionais de todos os organismos vivos  Células de eucariotos

10    

11 ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS

12 Núcleo  Sítio da síntese de maior parte do DNA e do RNA – Concentração e repasse das características inatas.

13

14

15 Retículo Endoplasmático  Membrana contínua com as membranas nuclear e plasmática: parte rugosa apresenta ribossomos ligados

16 Retículo Endoplasmático  RER - Participa da síntese de proteínas que serão enviadas para o exterior das células. Esse tipo de retículo é muito desenvolvido em células com função secretora.  Ex.: Pâncreas - enzimas digestivas Intestino - muco Intestino - muco Alvéolos pulmonares - produzem lipoproteína surfactante Alvéolos pulmonares - produzem lipoproteína surfactante

17

18 Retículo Endoplasmático  REL – Participa da síntese de esteroides, fosfolipídeos e outros lipídeos. Desintoxica o organismo atuando na degradação do etanol de bebidas alcoólicas, de medicamentos como antibióticos e barbitúricos.  É abundante em células do fígado, gônadas e pâncreas.

19 RIBOSSOMOS  Sintetizar fitas proteicas de RNA complementares às já existentes e produzir enzimas. Realiza a tríade do material molecular básico da vida.

20

21

22

23 COMPLEXO DE GOLGI Sintetizar grande número de diferentes macromoléculas, modificando, classificando e empacotando–as para serem secretadas – exocitose. É uma central de correios onde os "pacotes" são enviados a diferentes destinos no interior da célula. Sintetizar grande número de diferentes macromoléculas, modificando, classificando e empacotando–as para serem secretadas – exocitose. É uma central de correios onde os "pacotes" são enviados a diferentes destinos no interior da célula.

24 MITOCÔNDRIA  Responsável por muitos processos catabólicos fundamentais para a obtenção de energia para a célula, como a beta-oxidação de ácidos graxos, Ciclo de Krebs e a Cadeia Respiratória.

25 Presentes em grande número na musculatura – contém DNAm.

26 LISOSSOMOS  Degradação de partículas vindas do meio extracelular, recicla outras organelas e componentes celulares envelhecidos. Age através da digestão intracelular controlada por proteínas, ácidos nucleicos, carboidratos e lipídeos.

27

28 PEROXISSOMOS  Degradar compostos tóxicos para a célula, transformando-os em compostos menos tóxicos. Os produtos a degradar sofrem ação das catalases e oxidases transformando-os em peróxido de hidrogênio.

29 MEMBRANA PLASMÁTICA  Define os limites da célula, separa o conteúdo intracelular do meio extracelular, seleciona as moléculas polares que possam entrar na célula (permeabilidade seletiva), permite a modificação da forma e do tamanho da célula (flexibilidade).

30 Composição química: 60% de proteínas, 40% de lipídios (fosfolipídios), glicoproteínas, glicolipídios.

31

32

33 Transporte através das membranas  Transporte passivo – não envolve o consumo de energia do sistema, a movimentação dá-se a favor do gradiente de concentração. Ex.: Osmose, difusão simples, difusão facilitada.  Transporte ativo - envolve a utilização de energia pelo sistema - a energia utilizada é na forma ATP. Ex.: Bomba de sódio e potássio.

34 Considerações Finais  Cada tecido necessita de nutrientes para se potencializar.  Cada uma das organelas citoplasmáticas apresenta funções e quantidades diferenciadas na célula, baseada na funcionalidade do tecido e promovendo energia.  Melhor nutrição Mais saúde Mais vida e energia

35 Questões  1. Mediante as várias especiações celulares temos diferentes quantidades de organelas no interior do citoplasma. Exemplifique esta situação(mínimo duas).  2. Um dos aspectos de identificação de paternidade duvidosa ocorre com a amostragem de DNA mitocondrial. Qual a diferença deste DNA com o DNA nuclear?  3.Os mecanismos de transporte ajudam a manter a vitalidade celular. Isto têm algo a haver com a composição da membrana plasmática? Justifique.


Carregar ppt "BIOQUÍMICA NUTRIÇÃO Características dos Seres Vivos Ivanise C.S.Mota Ivanise C.S.Mota."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google