A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AMPUTAÇÃO É A REMOÇÃO TOTAL OU PARCIAL DE UM MEMBRO MEDIANTE CIRURGIA OU ACIDENTE A PRIMEIRA E MAIS FREQUENTE REAÇÃO POR PARTE DA ENFERMAGEM AO TOMAR CONHECIMENTO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AMPUTAÇÃO É A REMOÇÃO TOTAL OU PARCIAL DE UM MEMBRO MEDIANTE CIRURGIA OU ACIDENTE A PRIMEIRA E MAIS FREQUENTE REAÇÃO POR PARTE DA ENFERMAGEM AO TOMAR CONHECIMENTO."— Transcrição da apresentação:

1 AMPUTAÇÃO É A REMOÇÃO TOTAL OU PARCIAL DE UM MEMBRO MEDIANTE CIRURGIA OU ACIDENTE A PRIMEIRA E MAIS FREQUENTE REAÇÃO POR PARTE DA ENFERMAGEM AO TOMAR CONHECIMENTO DE QUE UM MEMBRO DO SEU PACIENTE VAI SER AMPUTADO É DE PENA!

2 ASPECTOS DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A PACIENTES AMPUTADOS CABE A ENFERMAGEM SABER, COMPREENDER E SER CAPAZ DE ENSINAR AO PACIENTE E FAMÍLIA: TIPOS DE AMPUTAÇÃO; NÍVEIS DE AMPUTAÇÃO; CUIDADOS NOS PRÉ E PÓS OPERATÓRIOS COM ÊNFASE EM POSIÇÕES DO PACIENTE; CUIDADOS COM O COTO; ATIVIDADES MAIS COMUNS QUE AJUDAM O PACIENTE A ADQUIRIR SUA INDEPENDÊNCIA E SE BENEFICIAR COM O PROCESSO DE REABILITAÇÃO.

3 CAUSAS DOENÇA VASCULAR PERIFÉRICA: ARTERIOSCLEROSE COMBINADA OU NÃO COM DIABETES; TRAUMÁTICAS, QUEIMADURAS, INFECÇÕES, TUMORES MALIGNOS, MÁ FORMAÇÃO CONGENITA E OUTROS; MAIS FREQUENTE EM PESSOAS IDOSAS DECORRENTES DAS DOENÇAS CRÔNICO-DEGENERATIVAS; SEGUNDA INDICAÇÃO MAIS COMUM É O TRAUMA.

4 SÃO DOIS OS TIPOS DE AMPUTAÇÃO ABERTAS SÃO INDICADAS A PACIENTES PORTADORES DE GANGRENA QUE PODERÁ PROGREDIR, OU ÀQUELES QUE SOFRERAM ESMAGAMENTOS GRAVES DE MEMBRO, E CUJAS CONDIÇÕES DE CONTAMINAÇÃO FAVORECEM A INSTALAÇÃO DE GANGRENA OU DE INFECÇÃO INTENSA. FECHADA É REALIZADA QUANDO SÃO AFASTADOS OS RISCOS DE INFECÇÃO.

5 PRÉ-OPERATÓRIO SÓCIO-PSÍQUICO-ESPIRITUAL ESTA É UMA DAS FASES DE GRANDE SOFRIMENTO PARA O PACIENTE E FAMÍLIA, QUE PRECISAM COMPREENDER E ACEITAR, COMO ÚLTIMO RECURSO: A PERDA DE UMA PARTE DO CORPO!

6 PREPARO FÍSICO A PREVENÇÃO DE INFECÇÃO PÓS-CIRÚRGICA SE INICIA NO PRÉ-OPERATÓRIO QUANDO AS MEDIDAS GERAIS DE HIGIENE CORPORAL DEVERÃO SER SEGUIDAS. TRICOTOMIA CUIDADOSA E LIMPEZA RIGOROSA DA REGIÃO OFERECEM MAIOR SEGURANÇA AO PACIENTE.

7 PÓS OPERATÓRIO A RESPONSABILIDADE DA ENFERMAGEM NO PÓS OPERATÓRIO NÃO SE LIMITA AOS CUIDADOS GERAIS É VITAL A ATENÇÃO AOS CUIDADOS ESPECÍFICOS: NAS AMPUTAÇÕES ABERTAS PODERÁ OCORRER HEMORRAGIA RAZÃO PELA QUAL A ENFERMAGEM VERIFICARÁ CONSTANTEMENTE AS CONDIÇÕES DO COTO; A VERIFICAÇÃO DO CURATIVO E DOS SINAIS VITAIS SÃO MEDIDAS INICIAIS INDISPENSÁVEIS; FREQUENTEMENTE, UM REFORÇO NO ENFAIXAMENTO REDUZ A HEMORRAGIA.

8 UM CURATIVO ESPECIAL USADO EM LESÕES PÓS-AMPUTAÇÃO É A MEMBRANA MEMBRACEL AJUDA A MANTER AS CONDIÇÕES IDEAIS PARA UMA RÁPIDA CICATRIZAÇÃO, PERMITINDO A DRENAGEM DO EXSUDATO, TROCAS GASOSAS, MANTÉM A UMIDADE CONTROLADA NO LEITO DA FERIDA, PROTEGE DE INFECÇÕES E ISOLA OS TERMINAIS NERVOSOS, PROPORCIONANDO ALÍVIO IMEDIATO DA DOR.

9 CUIDADOS ESPECIAIS À PELE DO COTO AO DEIXAR O HOSPITAL APÓS A REMOÇÃO DOS PONTOS, O COTO DEVERÁ SER CUIDADOSAMENTE LAVADO COM ÁGUA MORNA E SABÃO NEUTRO, SEM DEIXÁ-LO IMERSO PARA EVITAR MACERAÇÃO. A SECAGEM DEVE SER FEITA POR COMPRESSÃO, PROCURANDO IDENTIFICAR ZONAS DE IRRITAÇÃO OU HIPEREMIA. PARA ESTIMULAR A IRRIGAÇÃO DOS TECIDOS, FAZER MASSAGEM LEVE, COM SUBSTÂNCIA EMOLIENTE, PARTINDO DA EXTREMIDADE PROXIMAI DO COTO, EM DIREÇÃO À LINHA DE SUTURA.

10

11 DESARTICULAÇÃO DE COTOVELO AMPUTAÇÃO DE BRAÇO (TRANSUMERAL) DESARTICULAÇÃO DO PUNHO AMPUTAÇÃO DE ANTE-BRAÇO AMPUTAÇÃO DA MÃO AMPUTAÇÃO DE DEDO

12 AMPUTAÇÃO TRANSTIBIAL AMPUTAÇÃO PARCIAL DE PÉ AMPUTAÇÃO TRANSFEMORAL DESATICULAÇÃO DO QUADRIL E SACRO ILÍACA

13 AMPUTAÇÕES BILATERAIS AMPUTAÇÕES NA INFANCIA

14 QUAL O DESTINO QUE DEVE SER DADO Á PARTE DO CORPO RETIRADA? POR LEI, O MEMBRO AMPUTADO NÃO RECEBE UM ATESTADO DE ÓBITO. A ORIENTAÇÃO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE PARA ESTES CASOS É QUE O MÉDICO ELABORE UM RELATÓRIO, DESCREVENDO O PROCEDIMENTO QUE FOI REALIZADO.

15 NO BRASIL, NÃO É PERMITIDO AO PACIENTE MANTER O MEMBRO EM CASA, E TAL ATO PODE SER PUNIDO COM NORMAS LEGAIS ESPECÍFICAS. "SE O PACIENTE INSISTIR EM ASSIM AGIR ELE PODE SER PUNIDO COM BASE NAS LEIS 6.437/77 E 12.305/10 (INSTITUI A POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS) OU MESMO NO CÓDIGO PENAL“. A ANVISA TAMBÉM ALERTA QUE "UM ÓRGÃO AMPUTADO SOMENTE DEVE SER REPASSADO AO PACIENTE OU AOS FAMILIARES CASO ESSES TENHAM REQUISITADO. CASO CONTRÁRIO, COMPETE AO SERVIÇO DE SAÚDE O DESCARTE DESSE MEMBRO".

16 EXISTEM DOIS DESTINOS PARA O ÓRGÃO AMPUTADO O MAIS COMUM É QUE O PRÓPRIO HOSPITAL ENCAMINHE O MEMBRO PARA INCINERAÇÃO CASO O PESO SEJA INFERIOR Á 500G; OU SE O PACIENTE DESEJAR, PODE ELE MESMO PROVIDENCIAR O SEPULTAMENTO BEM COMO SOLICITAR Á FUNERÁRIA.

17 A SINDROME DO MEMBRO AMPUTADO CAUSA MUITA DOR E DESCONFORTO SENSAÇÃO FANTASMA: PRESSÃO, FORMIGAMENTO, DORMÊNCIA, TEMPERATURA. DOR FANTASMA: SENSAÇÃO DOLOROSA, CÂIMBRA, QUEIMAÇÃO, DISPAROS DOLOROSOS, APERTOS.

18

19


Carregar ppt "AMPUTAÇÃO É A REMOÇÃO TOTAL OU PARCIAL DE UM MEMBRO MEDIANTE CIRURGIA OU ACIDENTE A PRIMEIRA E MAIS FREQUENTE REAÇÃO POR PARTE DA ENFERMAGEM AO TOMAR CONHECIMENTO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google