A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GRUPO 6.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GRUPO 6."— Transcrição da apresentação:

1 GRUPO 6

2

3 Logística - conceito surgiu na década de 40, relacionava-se com todo o processo de aquisição e fortalecimento de materiais durante a Segunda Guerra Mundial , e foi utilizado por militares americanos para atender a todos os objetivos de combate da época. Auxiliando adequadamente as tropas com suprimento e equipamentos. Nas empresas ela foi utilizada para a capacidade de criar vantagens competitivas sobre os concorrentes. As definições são variadas, mas a idéia principal é a mesma, que a importância de sua aplicação, de forma integrar todos os componentes de um sistema logístico

4 A logística é um processo de gerenciar estrategicamente o processo de aquisição, movimentação e armazenagens de materiais, peças e produtos acabados, com a organização e seus canais de marketing, de modo a poder maximizar as lucratividades presentes e futuras, pelo atendimento de pedidos a baixo custo. A logística no âmbito gerencial possui as seguintes características: Perfil de senioridade: precisa de autonomia e responsabilidade possuído o máximo de autonomia entre os outros setores. Comunicação transparente e fluída: comunicação entre a logística e os outros departamentos Serviço ao cliente: satisfação do cliente Trabalho em equipe: derrubar barreiras e minimizar conflitos para maximizar a eficiência do setor logístico.

5 Gerenciamento do fluxo físico de materiais que começa com a fonte de fornecimento no ponto de consumo Engloba fluxo de compras de matérias-primas, operação de produção e transformação, controle de materiais e processos, bem como os produtos acabados, compreendendo também todo o gerenciamento de transporte e distribuição de produtos destinados à venda

6 Para uma empresa sobreviver em um ambiente turbulento, precisa oferecer resultados em quantidade, variedade, qualidade, preços e prazos compatíveis com as necessidades e expectativas dos clientes Logística integrada que permite o sincronismo entre as estratégias das diversas áreas da empresa e de seus fornecedores

7 Evolução da Logística nas Últimas Décadas

8 Perguntas e respostas sobre o cap. 1
- Em quê consiste o conceito de logística integrada? Em uma integração das diversas áreas envolvidas nos diversos processos de produção, distribuição e venda do produto. - Qual a importância da logística para a empresa? A logística é importante para promover maior agilidade e melhoria nos processos, reduzindo os custos e aumentando a produtividade e a qualidade dos serviços oferecidos ao cliente. - De que maneira o ambiente externo influencia no gerenciamento da empresa? O ambiente externo, ou macroambiente, condiciona a maneira de gerenciar das empresas porque está sempre mudando, em tempo e ritmos diferentes. O ritmo dessas mudanças pode ser laminar (trajetórias mais estáveis) ou turbulento (trajetórias não se mantêm estáveis). - Como a logística pode auxiliar uma empresa que está passando por um ambiente turbulento? Nessa situação, a empresa precisa oferecer resultados em quantidade, variedade, qualidade, preços e prazos. A logística pode ser um diferencial competitivo nesse quesito, para aumentar a produtividade e melhorar os resultados da empresa. - O que é logística? Logística é o gerenciamento do fluxo físico de materiais que começa com a fonte do fornecimento no ponto de consumo. Ela deve ser a interface entre a movimentação de materiais, interna e externa à empresa, inclusive a matéria-prima, estoques, produção, distribuição, até o momento em que o produto é colocado à disposição do cliente. - Em quê consiste o conceito de supply chain? Supply Chain é um conceito de logística integrada que permite o sincronismo entre as estratégias das diversas empresas e seus fornecedores. - Que características principais a integração logística deve ter no âmbito gerencial? O sistema logístico deve ser considerado em níveis altos de autonomia, responsabilidade e importância dentro da organização; a comunicação entre a logística e os demais departamentos deve ser a melhor e mais ágil possível; a missão da logística deve ser a satisfação ao cliente; o trabalho em equipe é essencial para que a logística funcione cada vez melhor. - Sob que circunstâncias a logística integrada se desenvolveu? A logística integrada passou a surgir em meados da década de 1990, com o aumento da competição mundial, a falta de matérias-primas, o aumento da flexibilidade dos sistemas de produção, o desenvolvimento acelerado da informática e dos sistemas de informação, o surgimento do fenômeno da globalização etc. - Qual o papel da logística dentro da empresa? A logística responde por toda a movimentação de materiais, interna e externamente à empresa, desde a chegada da matéria-prima até a entrega do produto final ao cliente. - Como são divididas as atividades logísticas em uma empresa? As atividades podem ser divididas em primárias e secundárias. As primárias incluem: transportes, gestão de estoques e processamento de pedidos; as secundárias incluem: armazenagem, manuseio de materiais, embalagem de proteção, programação de produtos e manutenção de informação.


Carregar ppt "GRUPO 6."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google