A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Energia Hidráulica Piracicaba, 20 de maio de 2019

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Energia Hidráulica Piracicaba, 20 de maio de 2019"— Transcrição da apresentação:

1 Energia Hidráulica Piracicaba, 20 de maio de 2019
Ana Luiza Bernussi - N°USP Heloisa Pacheco Inoue - N°USP Maria Eduarda Resende - N°USP Piracicaba, 20 de maio de 2019

2 Definição O que é Energia Hidráulica? Energia Cinética;
Conjunto de obras e equipamentos; O potencial hidráulico .

3 Contexto Hidrelétrico
A primeira hidrelétrica da história; A maior do mundo; No Brasil; Ribeirão do Inferno: 0,5 MW e linha de transmissão de dois quilômetros; Iniciativa do Luiz de Queiroz.

4 Alguns Dados Três Gargantas: 22500 MW ( Rio Yang-tsé)
Fonte: ANEEL Três Gargantas: MW ( Rio Yang-tsé) Itaipu: MW (Rio Praná) Belo Monte: MW (Rio Xingú)

5 Aspectos Físicos Energia potencial gravitacional; Energia mecânica;
Energia elétrica. Fonte: itaipu.gov.br

6 Aspectos Físicos Fonte: Voith Hydro, 2011

7 Algumas vantagens... Água é um recurso renovável;
Promove segurança energética para o Brasil; Contribuição para o desenvolvimento econômico; Não emite GEE em seu processo de transformação de energia.

8 Algumas Desvantagens... Translocação de comunidades locais (povos indígenas, quilombolas, comunidades ribeirinhas amazônicas e outros); Aumento da temperatura do ambiente local; Alagamento de grandes áreas; Árvores de madeira de lei são derrubadas ou submersas; Grande perda de fauna; Emissão de gases de efeito estufa em sua construção.

9 Notícias

10 Legislação O silêncio da Lei n.9.074
A lei determina que “nenhum aproveitamento hidrelétrico poderá ser licitado sem a definição do ‘aproveitamento ótimo’ pelo poder concedente” (artigo 5º, § 20 ). Atenção para dois pontos: o conceito de “aproveitamento ótimo” e a insistência na menção às desapropriações. Necessário destacar que a visão de aproveitamento ótimo se restringe ao conceito de eficiência energética, desconhecendo integralmente o que poderíamos chamar de eficiência social e ambiental.

11 Estudo de Caso Hidrelétricas na bacia amazônica
Contextualização: A bacia hidrográfica do rio Amazonas, incluindo a bacia do rio Tocantins/Araguaia, cobre uma área de 7,1 x 106km2. A descarga média anual do rio Amazonas de 175 mil m³/sec e do Rio Tocantins/Araguaia de 11 mil m³/sec. estima-se um potencial de 73,380 MW. Isso corresponde a 45% do potencial hidrelétrico de todo Brasil. Como estimativa geral, pode-se supor um potencial total da Amazônia em termos de 100 mil MW. Por causa do relevo pouco acidentado da região, uma área total de cerca de 100 mil km2 seria inundada. Fonte: El País Brasil

12 Impactos ecológicos Translocação da população; Perda de solos;
Perda de espécies de plantas e animais; Perda de recursos madeireiros; Modificação na geometria hidráulica dos rios; Modificação da carga sedimentar; Impacto no balanço global de CO².

13 Fontes de Pesquisa LOPES, Rafael. Comissionamento de turbinas hidráulicas: ensaios de faixa operativa, índex, test e rejeição de carga CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Engenharia Mecânica) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, Disponível em: < WOLFGANG. Impactos ecológicos das represas hidrelétricas na bacia amazônica brasileira. Disponível em: < Acesso em: 15 maio 2019 VAINER, Carlos. Recursos hidráulicos: questões sociais e ambientais. In: VAINER, Carlos. Recursos hidráulicos: questões sociais e ambientais. Campinas: Unicamp, p Disponível em: < Acesso em: 13 maio 2019. Hidrelétricas na Amazônia podem emitir mais gases do efeito estufa do que usinas a carvão, óleo e gás. Disponível em: < Acesso em: 20 maio 2019.

14 Obrigada!


Carregar ppt "Energia Hidráulica Piracicaba, 20 de maio de 2019"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google