A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Www.prof-tha.com A Idade Moderna.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Www.prof-tha.com A Idade Moderna."— Transcrição da apresentação:

1 A Idade Moderna

2 Fatos que marcam a transição
Fatos que marcam a transição Mercantilismo ou pré-capitalismo; Surgimento de uma nova classe social: a burguesia; Absolutismo; Renascimento Cultural; Reformas religiosas; Ver: Ver:

3 As reformas religiosas
As reformas religiosas Causas: Corrupção do clero; Vida lascívia do clero; Venda de indulgências; Críticas e proibições da igreja de algumas práticas burguesas (como a usura); Conflito com o poder absolutista dos reis.

4 Luteranismo No século XVI a Igreja Católica teve seu poder político e espiritual contestado. Num momento em que várias mudanças sociais, econômicas e culturais ocorriam na Europa, o poder da Igreja já não representava os anseios, principalmente, da nobreza e da emergente burguesia. Membros da própria Igreja, como o frade e professor Martinho Lutero, propuseram uma ampla reforma religiosa, que deu origem às religiões protestantes.

5 Luteranismo - características
Luteranismo - características A Reforma Luterana foi um movimento de caráter religioso, surgido na Alemanha na segunda década do século XVI, liderado por Martinho Lutero. Este movimento criticava várias ações da Igreja Católica, propôs novos caminhos para o cristianismo e resultou na criação da Igreja Luterana. Este movimento teve forte apoio da nobreza da Alemanha, desaprovou o capitalismo e a utilização do dinheiro.

6 Causas da reforma luterana
Causas da reforma luterana - Lutero era contrário à venda de indulgência praticada pela Igreja Católica. - Centralização do poder nas mãos do papa, assim como a concentração de terras. - Descontentamento da nobreza alemã com o poder político da Igreja Católica. - Crise institucional e moral pela qual passava a Igreja Católica naquele momento.

7 As 95 teses de Lutero Em 1517, Lutero fixou as 95 teses na porta da igreja de Wittenberg. Estas teses criticavam a venda de indulgências, questionava o poder papal e algumas práticas católicas, além de propor uma ampla reforma religiosa. Estas teses circularam pela Alemanha conquistando, principalmente, a simpatia de nobres (príncipes e senhores feudais). Em 1520, o papa Leão X exigiu a retratação de Lutero. Este, não só se retratou como queimou em praça pública o documento papal. Foi excomungado e considerado herege. Protegido pelo príncipe da Saxônia se refugiou no castelo de Wartburg. Neste local, passou a traduzir a Bíblia para a língua alemã.

8 anglicanismo O anglicanismo surgiu na Inglaterra. Todos os dogmas da Igreja Católica foram mantidos, exceto o da autoridade do papa, que devia se submeter à autoridade do rei. Na verdade, a Igreja Anglicana surgiu de uma briga do rei da Inglaterra, Henrique VIII, com o papa. O papa se recusou a desfazer o casamento do rei com Catarina de Aragão, que não podia lhe dar um filho herdeiro. Ao casar-se com Ana Bolena, o rei foi excomungado. Assim, o rei rompeu com a Igreja Católica e formou a Igreja anglicana. Mais tarde, o anglicanismo ganhou uma face mais definida, em que se misturavam elementos do ritual católico com os princípios da fé calvinista. Por que ocorreu o Anglicanismo ? Ocorreu porque a mulher do rei da Inglaterra não podia ou não conseguia dar filho ao rei ele quis se separar pediu ao papa, mas este negou então brigou com a igreja católica e fundou a igreja anglicana que existe ate hoje

9 calvinismo Criada pelo francês João Calvino;
calvinismo Criada pelo francês João Calvino; Doutrina da predestinação; Valoriza o trabalho, a disciplina, a poupança e o lucro (e também a usura); Outras denominações: huguenotes, puritanos e presbiterianos.

10 contrarreforma Para tentar barrar o avanço do protestantismo, após a Reforma Protestante, o Papa Paulo III convocou um concílio para a cidade italiana de Trento. O Concílio de Trento foi realizado entre os anos de 1545 e 1563. Vários assuntos foram discutidos e várias ações entraram em execução.

11 contrarreforma Retorno da Inquisição: tinha como objetivo vigiar, perseguir, prender e punir aqueles que não estavam seguindo a doutrina católica. Milhares de protestantes, judeus e integrantes de outras religiões foram perseguidos e punidos pelo Tribunal do Santo Ofício.

12 contrarreforma Criação do Índice de Livros Proibidos (Index Librorium Proibitorium): relação de livros contrários aos dogmas e ideias defendidas pela Igreja Católica. Os livros apreendidos eram queimados. Quem fosse pego com materiais deste tipo receberia punições severas. Vários escritores, muitos deles cientistas, foram presos e condenados por escreverem livros com ideias não aceitas pelos católicos. Era uma forma de barrar o avanço de outras doutrinas e manter o controle cultural nas mãos da Igreja Católica.

13 contrarreforma Criação da Companhia de Jesus: os integrantes desta companhia eram os jesuítas. Estes foram encaminhados aos continentes africano, americano e asiático. Tinham como objetivo principal transformar os nativos em novos católicos, através da catequização (ensino da língua portuguesa, doutrina católica e hábitos europeus). Os índios brasileiros foram catequizados por jesuítas como, por exemplo, Padre Manoel da Nobre e José de Anchieta.

14 fim


Carregar ppt "Www.prof-tha.com A Idade Moderna."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google