A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pauta 3 A competência 2 da BNCC: PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pauta 3 A competência 2 da BNCC: PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO."— Transcrição da apresentação:

1

2 Pauta 3 A competência 2 da BNCC: PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO.

3 Leitura da contextualização inicial e dos objetivos da pauta de trabalho

4 Objetivos Participar de uma situação de leitura em voz alta realizada pelo formador. Compreender a gênese da competência 2 da BNCC. Relacionar a competência com o trabalho diário dos professores da escola. Discutir ações pedagógicas que possam qualificar o trabalho do professor em sala de aula. Reconhecer nas ações do dia a dia o trabalho já desenvolvido para o desenvolvimento dessa competência.

5 Conteúdos formativos Competência 2 da BNCC. Leitura em voz alta.
Situações didáticas. Documento “Dimensões e Desenvolvimento das Competências Gerais da BNCC”.

6 Agrupamentos Parte 1: coletivo
Parte 2: professores organizados por áreas de conhecimento

7 Sequência de Atividades

8 Atividade 1 - Contextualização
Leitura da contextualização e dos objetivos da pauta formativa.

9 Atividade 2 - Leitura em voz alta
Leitura em voz alta (escolha do Coordenador Pedagógico) de um texto para fruição da equipe. Sugestão “Lumbiá”, de Conceição Evaristo, disponível no blog da escritora:

10 Atividade 3 - Reflexão inicial (em grupos)
Momento 1 Em grupos, os professores analisarão a competência 2 da BNCC e discutirão a respeito do trabalho que já desenvolvem para o que os alunos se apropriem dos conhecimentos relacionados as disciplinas e áreas ao longo da escolaridade. Para a discussão propomos as questões a seguir.

11 Atividade 3 - Reflexão inicial (em grupos)
Momento 1 A respeito dos conhecimentos elencados na Competência, como eles são desenvolvidos na sala de aula? Quais ações precisam ser desenvolvidas de modo que a competência seja atendida ao longo da escolaridade básica?

12 Competência 2 - BNCC Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

13 Atividade 3 - Reflexão inicial (em grupos)
Momento 2 Socialização das ideias dos grupos. Neste momento cada um dos grupos procederá a exposição das ideias discutidas.

14 Atividade 4 - A progressão das competências durante os ciclos e suas subdivisões
Nesta atividade, os professores analisarão as subdivisões a respeito da competência 2 da BNCC e a sua progressão no decorrer dos anos. Momento 1 – Conversa Coletiva Contextualização do documento “Dimensões e Desenvolvimento das Competências Gerais da BNCC”, do Movimento pela Base e realize uma leitura compartilhada, no qual discutam os princípios básicos dessa competência, para isso utilize o quadro a seguir.

15

16 Atividade 4 - A progressão das competências durante os ciclos e suas subdivisões
Momento 2 – Trabalho em grupos a respeito da progressão da competência ao longo dos ciclos de aprendizagem. Neste momento cada um dos grupos procederá a leitura e análise das páginas 10 a 18 do documento “Dimensões e Desenvolvimento das Competências Gerais da BNCC”.

17 Agrupamentos e tarefa Grupo 1 – Exploração de ideias e Conexões, página 10. Grupo 2 – Criação de processos de investigação, Soluções e Execução, páginas 11 e 12. Grupo 3 – Formulação de perguntas e Interpretação de dados, páginas 13 e 14. Grupo 4 – Lógica e raciocínio e Desenvolvimento de hipóteses, páginas 15 e 16. Grupo 5 – Explicação do raciocínio e Síntese, páginas 17 e 18.

18 Atividade 4 - A progressão das competências durante os ciclos e suas subdivisões
Momento 3 Socialização das ideias dos grupos. Neste momento cada um dos grupos procederá a exposição das ideias discutidas.

19


Carregar ppt "Pauta 3 A competência 2 da BNCC: PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google