A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Programação Formação Continuada 2016

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Programação Formação Continuada 2016"— Transcrição da apresentação:

1 Programação Formação Continuada 2016

2 PRIMEIRO ENCONTRO 3 e 4 de novembro de 2016
- Apresentação  feita pelo supervisor de cada polo OBJETIVOS   DA ÁREA DE LINGUAGEM O objetivo da formação em Alfabetização e Linguagem é discutir a Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA – nas seguintes dimensões: análise dos resultados de 2013 e de 2014; identificação das dificuldades dos alunos em cada nível da ANA em leitura e em escrita; proposição de ações pedagógicas para a superação das dificuldades dos alunos, estabelecimento de metas a curto, médio e longo prazo  para  reverter os índices de rendimento dos alunos em leitura e em escrita.

3 PLANEJAMENTO DOS ENCONTROS PRESENCIAIS - ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM
PRIMEIRO ENCONTRO DISCUSSÃO DA ANA: - Objetivos gerais Análise dos resultados de 2013 e de 2014 Identificação, em cada nível, das dificuldades dos alunos e discussão das possíveis causas dessas dificuldades - CONTEÚDOS DE ESCRITA: Sistema de escrita Alfabética Desvios de escrita - Textualização com foco para coesão e coerência

4 SEGUNDO ENCONTRO CONTEÚDOS DE LEITURA - Inferência - Intertexto
- Narrativa - Análise dos resultados da ANA dos municípios (podendo ser incluídos os resultados de escolas) Identificação das habilidades que não foram desenvolvidas. Elaboração de sequências didáticas a serem aplicadas nas salas de aula. - Estabelecimento de metas de aprendizagem

5 ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS ENTRE O PRIMEIRO E SEGUNDO ENCONTROS
1- Participação no fórum de discussão (Desvios de escrita) do Moodle; 2- Entrar no site do PACTO e ler os textos abaixo: CAGLIARI, L, C. Alfabetização e linguística. São Paulo: Scipione, (p. 101 a 104) MASSINI-CAGLIARI, G, M. O texto na alfabetização: coesão e coerência. Campinas, SP: Edição da Autora, 1997. (p. 48 a 71) DOLZ, J. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado das Letras, (p. 13 a 28) LEMLE, M, Guia Teórico do professor alfabetizador. São Paulo: Ática, (p. 16 a 44) NÓBREGA, M, J. Ortografia. São Paulo: Editora Melhoramentos, (p. 16 a 37) OLIVEIRA, M, A. Conhecimento linguístico e apropriação do sistema de escrita: caderno do formador. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, (p. 39 a 55) GOMES, A, A, et al. Capacidades da alfabetização. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, (p. 61 a 72) GOMES, A, A. et al. Planejamento da alfabetização: capacidades e atividade. Belo Horizonte: Ceale, (p. 157 a 189) SOARES, M. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, (p. 310 a 328) 3) Fazer uma análise de como o textos podem auxiliar o professor alfabetizador em linguagem no trabalho com as habilidades de leitura e escrita não desenvolvidas pelos estudantes, tendo como referência a ANA.


Carregar ppt "Programação Formação Continuada 2016"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google