A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DESENVOLVIMENTO DA INDÚSTRIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DESENVOLVIMENTO DA INDÚSTRIA"— Transcrição da apresentação:

1 DESENVOLVIMENTO DA INDÚSTRIA
SÉCULO XIX DESENVOLVIMENTO DA INDÚSTRIA

2 O arranque industrial: a oficina
NA OFICINA NA OFICINA - Havia poucos artesãos. Era necessário muito tempo para aprender o ofício. - Utilizavam-se ferramentas e máquinas rudimentares. - As fontes de energia utilizadas eram a força muscular, a água e o vento. PRODUTO FINAL: pouca quantidade e custo elevado

3 A máquina a vapor Foi no séc. XVIII, em Inglaterra, que surgiu a máquina a vapor. Uma só máquina punha em movimento muitas máquinas. Ela trouxe uma transformação muito grande na maneira de produzir: surgiram as fábricas. A máquina a vapor.

4 PRODUTO FINAL: grande quantidade e baixo custo
O trabalho na fábrica NA FÁBRICA - Havia muitos artesãos. Era necessário pouco tempo para aprender o ofício. - A máquina a vapor punha em funcionamento muitas máquinas. - A fonte de energia utilizada era o carvão. PRODUTO FINAL: grande quantidade e baixo custo

5 O trabalho na fábrica Interior de uma fábrica – séc. XIX.
Todas as máquinas são movidas pela força da mesma máquina a vapor.

6 Evolução e distribuição da indústria
Quando os liberais começaram a governar, Portugal apresentava um grande atraso na atividade industrial. A primeira máquina industrial movida a vapor só foi introduzida em 1835. Até 1852, a industrialização foi muito lenta. Em 1867, uma nova lei permitiu a criação das sociedades industriais.  Crescimento da indústria.

7 Evolução e distribuição da indústria
Principais áreas industriais: Lisboa/Setúbal e Porto/Guimarães. Factor: mais transportes, que faziam chegar às fábricas: o carvão das minas, mão-de-obra, máquinas industriais e matérias-primas do estrangeiro. Por outro lado, facilitavam a saída dos produtos para os diferentes mercados. As fábricas eram de grandes dimensões, eram poucas e pertenciam aos sectores têxtil, dos tabacos e da metalurgia.

8 Os operários - O número de pessoas que chegava dos campos à procura de trabalho não parava de crescer, em Lisboa e no Porto. - Muitos encontraram empregos nas fábricas: tornaram-se operários. - Mas os pontos de trabalho eram insuficientes. - Só eram aceites aqueles que trabalhavam por menos dinheiro. - Por isso, os salários eram baixos. - Os patrões até preferiam muitas vezes mão-de-obra feminina ou infantil, porque era mais barata e não reclamava pelos seus direitos. Trabalho infantil em fábrica – séc. XIX.

9 Os operários Condições de trabalho dos operários:
 Horários de trabalho prolongado (média de 12 horas/dia).  O trabalho era muito duro.  Em caso de acidente, não havia qualquer espécie de proteção.  O local de trabalho era sujo, barulhento, cansativo… - Para lutar por melhores condições de vida, os operários formaram associações e fizeram as primeiras exigências aos patrões. A principal arma do operário contra os patrões foi a greve.  Formava um novo grupo social: o operariado. Greve de operários têxteis , Lisboa – séc. XIX.

10 Exploração mineira A máquina a vapor também foi utilizada nas minas.
A procura do carvão como fonte de energia intensificou a sua exploração. Também foi explorado o ferro e o cobre com utilização industrial, dos transportes e das estruturas.

11 A máquina a vapor Foi no séc. XVIII, em Inglaterra, que surgiu a máquina a vapor. Uma só máquina punha em movimento muitas máquinas. Ela trouxe uma transformação muito grande na maneira de produzir: surgiram as fábricas. A máquina a vapor. Como funciona? 


Carregar ppt "DESENVOLVIMENTO DA INDÚSTRIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google