A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Historia Prof:. RAQUEL DE ABREU MARQUES 2°A Revolução Industrial E.E.M Plácido Aderaldo Castelo Pacujá-ce 11/2013.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Historia Prof:. RAQUEL DE ABREU MARQUES 2°A Revolução Industrial E.E.M Plácido Aderaldo Castelo Pacujá-ce 11/2013."— Transcrição da apresentação:

1 Historia Prof:. RAQUEL DE ABREU MARQUES 2°A Revolução Industrial E.E.M Plácido Aderaldo Castelo Pacujá-ce 11/2013

2

3 Luta de classes – em termos sociais, “o motor da história humana ’’ é a luta de classes,que só terminaria com a construção da sociedade comunista com perfeita. Nela desapareceriam a exploração de classes a as injustiças sociais.

4 Marxismo Os pensadores alemães Karl Marx (1818- 1883) e Friedrich Engels ( 1820 – 1895) desenvolveram posteriormente a corrente socialista conhecida como Marxismo. Do Marxismo, destacamos alguns conceitos que influenciaram muitos estudos das sociedades nos séculos XIX e XX.

5 Evolução dos transportes e da comunicação A Revolução Industrial contribuiu diretamante para o progresso dos meios de transportes e de comunicação, sem os quais seria impossivel vender produtos industrializados no mercado. A Revolução Industrial contribuiu diretamante para o progresso dos meios de transportes e de comunicação, sem os quais seria impossivel vender produtos industrializados no mercado.

6 Dialética - a natureza e a sociedade passam por um processo permanente de transformações.Esse processo é dialético, isto é, move-se pela luta de forças contrárias ( o positivo e o negativo,a vida e a morte, o explorado e o explorador, o amor e o ódio etc.) Modo de produção – toda sociedade possui uma base material (estrutura) representada base forças de produção econômica (os instrumentos e as experiências das pessoas no manejo desses intrumentos) e pelas relações sociais de produção (de denominação, de solidariedade etc.)

7 Socialismo Entre as teorias que criticavam a exploração dos trabalhadores e as injustiças da sociedade industrial destacou-se o socialismo,que reunia correntes político-ideológicas que se opunham,de modo geral,ao liberalismo burguês e ao capitalismo.

8 Liberalismo econômico Entre as teorias que justificavam a sociedade industrial capitalista,destacou-se a corrente do liberalismo econômico,cujos principais representantes foram economistas britânicos Adam Smith ( 1723- 1790) Thomas Malthus ( 1766- 1823) e David Ricardo ( 1772-1823).

9 Revolução Industrial foi a transição para novos processos de manufatura no período entre 1760 a algum momento entre 1820 e 1840. Esta transformação incluiu a transição de métodos de produção artesanais para a produção por máquinas, a fabricação de novos produtos químicos, novos processos de produção de ferro, maior eficiência da energia da água, o uso crescente da energia a vapor e o desenvolvimento das máquinas-ferramentas, além da substituição da madeira e de outros bicombustíveis pelo carvão. A revolução teve início no Reino Unido e em poucas décadas se espalhou para a Europa Ocidental e os Estados Unidos. A Revolução Industrial é um divisor de águas na história e quase todos os aspectos da vida cotidiana da época foram influenciados de alguma forma por esse processo. Em particular, a renda média e a população começaram a experimentar um crescimento sustentado sem precedentes históricos. Nas palavras de Robert E. Lucas Jr., ganhador do Prêmio Nobel: "Pela primeira vez na história os padrões de vida das massas de pessoas comuns começaram a se submeter a um crescimento sustentado... Nada remotamente parecido com este comportamento econômico é mencionado por economistas clássicos, até mesmo como uma possibilidade teórica."

10 Produção artesanal Realizada de forma manual, com auxilio de ferramentas e em pequena escala. O produtor (artesão) trabalhava em sua casa ou oficina e controlava as diversas fases da produção.

11 Produção manufatureira Em alguns países, como Inglaterra e frança, a transformação de matérias-primas em mercadorias também se organizou em manufaturas grandes oficinas onde vários artesãos executavam as tarefas manuais usando ferramentas, sobre o controle do dono da manufatura.

12 Produção mecanizada Iniciada quando os avanços técnicos, aliados ao aperfeiçoamento dos métodos produtivos, propiciaram a criação das maquinas industriais e a produção em serie, dando origem a maquinofatura.

13 Representação do processo da fabricação de papel Que envolvia varias etapas manuais

14 Equipe Débora 11 João Batista26 Lauana37 Raylane41 Julia Kessia29 Thelma45 Ednara13 Rodrigo21 João Sander27


Carregar ppt "Historia Prof:. RAQUEL DE ABREU MARQUES 2°A Revolução Industrial E.E.M Plácido Aderaldo Castelo Pacujá-ce 11/2013."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google