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Gestão da Cadeia de Suprimentos 3º período

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Apresentação em tema: "Gestão da Cadeia de Suprimentos 3º período"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão da Cadeia de Suprimentos 3º período

2 ECR - Efficient Consumer Response
Para conseguir implementar uma política de resposta eficiente ao consumidor a empresa precisa de instrumentos e estratégias que auxiliem no atingimento das metas. Essas estratégias podem se basear na aquisição de equipamentos de TI – Tecnologia da informação, e aplicação de Modelos de gestão com foco no cliente.

3 ECR - Efficient Consumer Response
Tecnologia da informação + Modelos de gestão = Resposta Eficiente ao Consumidor

4 Modelos de Gestão O Processo Administrativo consiste em tomar decisões sobre recursos disponíveis – financeiros, materiais e humanos - para atingir os objetivos da organização. Para orientar os gestores no processo de escolha das melhores alternativas a empresa adota e/ou desenvolve uma série de normas e princípios de gestão. Esse conjunto de normas e princípios constituem um MODELO DE GESTÃO. Um MODELO DE GESTÃO significa um molde, uma forma de administrar que norteará todas as áreas funcionais.

5 Modelos de Gestão Para Pereira e Santos (2001) o modelo de gestão...
“É compreendido como o conjunto de princípios, técnicas e explicações que orientam o desenvolvimento e o modo de funcionamento de todos os elementos de uma organização.”

6 Modelos Contemporâneos de Gestão
A administração evoluiu de maneira surpreendente após a II Guerra Mundial, os mercados cresceram e a tecnologia avançou consideravelmente, criando novas matérias-primas, novos meios de produção e modernas ferramentas de gestão. Tudo isso em busca do aumento da produtividade e qualidade, pois a competitividade estava cada vez mais acirrada. A Escola Japonesa desenvolveu vários modelos de gestão. Suas características principais são a disciplina com a gestão de custos e preocupação com a qualidade do produto.

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8 Modelos Contemporâneos de Gestão: Melhoria Contínua
A expressão ‘melhoria contínua’ surgiu em decorrência do Kaizen (palavras japonesas Kai = mudar; zen = melhor). O Kaizen é uma filosofia de melhoria contínua que envolve todas as pessoas da organização, de maneira que a execução das tarefas é a melhor a cada dia. Kaizen significa o aprimoramento contínuo e gradual no processo de gestão, onde há o envolvimento de todos os participantes.

9 Modelos Contemporâneos de Gestão: Melhoria Contínua
Características Buscar fazer as coisas da melhor forma possível, utilizando indicadores específicos. Por exemplo, a eliminação do desperdício de tempo, esforço, material e dinheiro – os quais irão impactar na redução de custos de fabricação, estoques e distribuição. As mudanças devem ser constantes. As pessoas fazem parte destas melhorias, por isso devem contribuir com as suas ideias, experiências e conhecimentos.

10 Modelos Contemporâneos de Gestão: Melhoria Contínua
Para o executivo Masaaki Imai, existem alguns “MANDAMENTOS” para a aplicação da filosofia em uma empresa: O desperdício deve ser eliminado, pois melhorias graduais devem ocorrer continuamente. Todos os colaboradores devem estar envolvidos, de gestores do topo até intermediários e pessoal de base. O Kaizen é baseado em uma estratégia barata. Acredita-se que um aumento de produtividade pode ser obtido sem investimentos significativos, ou seja, sem a necessidade de se aplicar somas astronômicas em tecnologias e consultores. Pode ser aplicado em qualquer lugar e não somente dentro da cultura japonesa. Apoia-se no princípio de uma gestão visual, de total transparência de procedimentos, processos e valores, tornando os problemas e os desperdícios visíveis aos olhos de todos.

11 Modelos Contemporâneos de Gestão: Melhoria Contínua
A atenção deve ser dirigida ao local onde se cria realmente valor, ou seja, o chão de fábrica (isto no caso de uma indústria – no de outro ramo, priorize o ambiente de trabalho). O Kaizen é orientado para os PROCESSOS. Dá prioridade às pessoas; acredita-se que o esforço principal de melhoria deve vir de uma nova mentalidade e de um estilo de trabalho diferente por parte das pessoas. Isso por meio da orientação pessoal para a qualidade e para valores como: espírito de equipe, sabedoria, moral e autodisciplina*. O lema essencial da aprendizagem organizacional é: aprender fazendo. *Obedecer às regras mesmo quando não está sendo vigiado.

12 Modelos Contemporâneos de Gestão: Melhoria Contínua
Conclusões No contexto da uma empresa, as práticas de Kaizen trazem aquilo que todo empreendedor procura: redução de custos e aumento de produtividade. De acordo com os ensinamentos do professor Masaaki, isso ocorre a partir do pressuposto que as pessoas podem melhorar continuamente no desenvolvimento de suas atividades.


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