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Acolhimento Pedagógico 2019

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Apresentação em tema: "Acolhimento Pedagógico 2019"— Transcrição da apresentação:

1 Acolhimento Pedagógico 2019

2 Proposta de desenho de disseminação
Estado oferta os Manuais Municípios (todos) podem aderir (Termo de Adesão e Compromisso). A DAB realiza um momento de preparação metodológica presencial para apresentação do Manual do Facilitador e das formas de abordagem dos conteúdos propostos Fase 1 – Oficina de Preparação Metodológica para o AP O público alvo desta preparação metodológica são os futuros realizadores do Acolhimento Pedagógico propriamente dito em seus municípios: coordenadores de atenção básica, de saúde bucal, de NASF, de vigilância epidemiológica, apoiador institucional (a critério do município, ressaltando-se a necessidade de consideração do perfil e experiência com processos pedagógicos).

3 Fase 1 – Oficina de Preparação Metodológica para o AP
O público alvo desta preparação metodológica são os futuros realizadores do Acolhimento Pedagógico propriamente dito em seus municípios: coordenadores de atenção básica, de saúde bucal, de NASF, de vigilância epidemiológica, apoiador institucional (a critério do município, ressaltando-se a necessidade de consideração do perfil e experiência com processos pedagógicos).

4 Fase 1 – Oficina de Preparação Metodológica para o AP
A quantidade de facilitadores por município se dará conforme estratificação: Carga Horária da Fase 1: 24 horas, distribuídas em 3 dias consecutivos, no qual são apresentados o Manual do facilitador e as formas de abordagem dos conteúdos propostos As turmas para o encontro de Preparação Metodológica tem número máximo de 25 participantes, ocorrerá na sede da região e terá a facilitação realizada pela DAB Esta proposta oportuniza a participação de 932 facilitadores no encontro *Estratificação dos municípios por número de equipes: Até 15 ESF facilitadores De 16 a 30 ESF facilitadores De 31 a 60 ESF facilitadores De 61 a 100 ESF facilitadores De 101 a 200 ESF facilitadores Mais de 200 ESF facilitadores

5 Número total de facilitadores: 932 Número médio de turmas: 38
Regiões contempladas: 28 Municípios contemplados: 417, mediante adesão 385 municípios possuem até 15 ESF 22 municípios possuem de 16 a 30 ESF 8 municípios possuem de 31 a 60 ESF 1 município 101 a 200 ESF 1 município possui mais de 200 ESF

6 Fase 2 – Acolhimento Pedagógico das ESF no município.
No Termo de Adesão será previsto que os municípios que aderirem à proposta e enviarem participantes deverão realizar por completo a primeira e segunda Fases A atuação do multiplicador que teve a preparação metodológica ocorrerá na realização do Acolhimento Pedagógico para as equipes de saúde do seu município (Fase 2).

7 Fase 2 – Acolhimento Pedagógico das ESF no município.
O público alvo são as ESF e equipes de NASF Carga horária da Fase 2: 48 horas, assim distribuídas: 3 dias seguidos + dispersão (atividades práxicas) + 3 dias seguidos

8 Formas de apoio da DAB durante a Fase 2
1. Telessaúde: recurso permanente disponível 2. Acompanhamento via Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA (Moodle) Compreende o acompanhamento do processo de trabalho dos facilitadores do AP no território (atuação do facilitador no município) a ser implementado pós oficina Exemplo: 1ª Etapa de entregas EAD 1º envio: MAPA DO TERRITÓRIO 2º envio: AGENDA DA EQUIPE 3º envio: FLUXOS DO CUIDADO EM REDE 2ª Etapa de entregas: 4º envio: ANÁLISE DE SITUAÇÃO DE SAÚDE 5º envio: PROBLEMAS PRIORIZADOS NA PPLS 6º envio: AVALIAÇÃO O acompanhamento EAD se inicia juntamente com as oficinas do Acolhimento Pedagógico (presenciais) nos municípios.

9 Eixos Temáticos iniciais a serem abordados no Acolhimento Pedagógico
A responsabilidade da Atenção Básica no sistema de saúde, evolução das políticas públicas de saúde no Brasil, modelos de atenção à saúde, determinantes sociais da saúde, marcos legais (PNAB); Territorialização e cartografia, Planejamento e Programação Local em Saúde (PPLS) e ações programáticas de saúde, Atenção Básica e a Vigilância em Saúde, Atenção Básica e a coordenação do cuidado (RAS), ferramentas de coordenação do cuidado; O cuidado em Saúde: acolhimento, atribuições dos profissionais e das equipes, trabalho em equipe, clínica ampliada, agenda da equipe, visita domiciliar, ferramentas de abordagem à família, educação em Saúde Educação em Saúde, grupos, oficinas e outras atividades coletivas; SIS e estratégia e-SUS, análise de situação de saúde, registros na UBS, Registro Clínico Orientado por Problemas, PMAQ e Gestão por Resultados; Espaços de Co-gestão, reunião de equipe, Conselhos Locais de Saúde (CLS), Ações intersetoriais e PSE;

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