A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PLANO DE EMERGÊNCIA ALUNOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PLANO DE EMERGÊNCIA ALUNOS"— Transcrição da apresentação:

1 PLANO DE EMERGÊNCIA ALUNOS
SEGURANÇA NA ESCOLA Plano de Evacuação

2 SEGURANÇA NA ESCOLA Aprender e crescer em segurança
A Escola proporciona as condições de segurança necessárias para os alunos aprenderem e crescerem de forma equilibrada, sabendo quando e como agir.

3 PLANO DE EVACUAÇÃO E EMERGÊNCIA
é um instrumento ao serviço da escola para prevenir e dar resposta a eventuais situações de risco. Exemplos: Incêndios; Sismos; Explosões; Ameaça de bomba; Fuga de gás; Inundações e ventos fortes.

4 PLANO DE EVACUAÇÃO E EMERGÊNCIA Finalidades
Garantir a máxima segurança possível a todos os utentes do edifício escolar. Fomentar uma educação que permita aos professores, alunos e pessoal não docente, a aquisição de hábitos de prevenção e auto proteção. Promover a coordenação dos diferentes planos de emergência especiais e territoriais.

5 EVACUAÇÃO DA ESCOLA Evacuação da escola significa transferir para o exterior, de forma planeada e para lugar seguro (ponto de reunião) a que se dá o nome de Ponto de Encontro, um grupo de pessoas afetadas por uma emergência. A evacuação deverá ser efetuada com tranquilidade, depressa, mas sem correr, seguindo as vias e saídas de emergência (sinalização de segurança) adequadas e em direção ao Ponto de Encontro.

6 PONTOS DE ENCONTRO Estão definidos , na escola, 3 pontos de encontros externos Localização dos 3 pontos de encontro Ponto de Encontro 1 – Campo de jogos principal Ponto de Encontro 2 – Campo ao lado das oficinas de eletricidade Ponto de Encontro 3 – Espaço entre as oficinas de eletricidade e mecânica

7

8 PLANTA DE LOCALIZAÇÃO Ponto de encontro 1

9 PONTO DE ENCONTRO 1 Espaços que devem ser evacuados para o Ponto de Encontro 1: Campo de jogos principal Piso 0 – Serviços administrativos, direção, NovaFoco, sala de reuniões, papelaria/ reprografia, sala de diretores de turma, ASE, GIAA, posto médico. Piso 2 – Sala de professores, sanitários dos professores e todas as salas do piso , gabinetes. Piso 4 – Biblioteca; laboratórios de Biologia e Geologia, gabinetes de BG sanitários dos alunos e todas as salas do piso. Piso 6 – Sala de aula Ginásios Bar dos alunos Sala DO9

10 Localização do Ponto de encontro 2

11 PONTO DE ENCONTRO 2 Espaços que devem ser evacuados para o Ponto de Encontro 2: Campo atrás das oficinas de eletricidade Piso 1 – Salas de aula; laboratórios de Física e de Química e gabinetes do piso. Piso 3 – Todas as salas de aula e gabinetes do piso. Piso 5 – Salas de aula; Laboratório de Matemática e gabinetes do piso.

12 Localização do Ponto de encontro 3

13 PONTO DE ENCONTRO 3 Espaços que devem ser evacuados para o
Ponto de Encontro 3 : Espaço entre as oficinas de eletricidade e mecânica Oficinas de eletricidade Oficinas de mecânica Escola velha

14 PLANO DE EVACUAÇÃO Procedimentos Gerais
SINAL DE ALARME Se ocorrer uma situação de emergência na Escola, soará um sinal acústico convencionado, que tem de ser identificado por todos. Pode ser: Alarme Campainha Megafone

15 PLANO DE EVACUAÇÃO Procedimentos Gerais
VÁRIAS SAÍDAS Procure conhecer todas as saídas da escola ou corredor onde se encontra, assim como o percurso de evacuação urgente.

16 PLANO DE EVACUAÇÃO Procedimentos Gerais
CHEFE DE FILA E CERRA-FILA A coordenação da evacuação é feita pelo professor e por um aluno previamente escolhido. Um aluno (delegado de turma) é o Chefe de Fila e o professor é o Cerra-Fila, que será o último a sair da sala. Cerra Fila Chefe de Fila

17 PLANO DE EVACUAÇÃO Procedimentos Gerais
MATERIAL ESCOLAR Em caso de evacuação urgente, não se preocupem com o material escolar, devem deixar os objetos pessoais na sala.

18 PLANO DE EVACUAÇÃO Procedimentos Gerais
FILA INDIANA Todos os alunos devem sair em fila indiana, sem correrias, mas em passo apressado e encostados à parede. Devem ser seguidas as setas indicativas do caminho de evacuação. Nunca devem voltar atrás.

19 PLANO DE EVACUAÇÃO Procedimentos Gerais
SINALEIRO Não pare nas saídas. Nos pontos críticos (escadas e saídas) há um sinaleiro. Siga sempre as suas instruções. Nunca pare até chegar ao ponto de encontro. Sinaleiro

20 PLANO DE EVACUAÇÃO Procedimentos Gerais
MANTENHA-SE NO PONTO DE ENCONTRO No ponto de encontro realizar-se-á a contagem dos alunos, funcionários e professores. Devem aguardar ordens do delegado de segurança/diretor para poderem regressar às salas.

21 PLANO DE EVACUAÇÃO INCÊNDIO
PROCEDIMENTO DE SEGURANÇA: Quando se ouvir o toque de alarme devemos abandonar imediatamente o edifício seguindo todos os procedimentos gerais de evacuação, isto é, seguir os percursos identificados nas plantas de evacuação, dirigirmo-nos ao Ponto de Encontro onde devemos aguardar pelas instruções dos responsáveis.

22 PLANO DE EVACUAÇÃO SISMO
PROCEDIMENTO DE SEGURANÇA: Quando se sentir o primeiro abalo: devemos proteger-nos debaixo de uma mesa e aguardamos. não nos devemos dirigir para a saída, nem para escadas. devemos mantermo-nos afastados de janelas. devemos ter cuidado com a queda de objetos.

23 PLANO DE EVACUAÇÃO SISMO ALUNOS
PROCEDIMENTO DE SEGURANÇA: Proceder-se-á imediatamente à evacuação do edifício, seguindo todos os procedimentos gerais de evacuação, isto é, seguir os percursos identificados nas plantas de evacuação, dirigirmo-nos ao respetivo Ponto de Encontro. Devemos tentar manter a calma e a das pessoas que nos rodeiam, e aguardar pelas instruções dos responsáveis.

24 PLANO DE EVACUAÇÃO INUNDAÇÕES E VENTOS FORTES
PROCEDIMENTO DE SEGURANÇA: Devemos fechar portas e janelas. Quando se fizer sentir ventos bastante fortes e se ouvir o toque de alarme, devemos afastar-nos o mais possível das janelas . Durante o temporal não devemos abandonar nunca o edifício da escola.

25 PLANO DE EVACUAÇÃO EXPLOSÃO/FUGA DE GÁS
Após o alarme deve-se: - fechar as válvulas de segurança . - apagar qualquer chama. - não provocar faíscas ou incandescências de qualquer material. - não acionar interruptores elétricos. - não ligar nem desligar os aparelhos elétricos das tomadas. - ventilar as salas abrindo portas e janelas. - não perder tempo com a salvaguarda de bens.

26 PLANO DE EVACUAÇÃO EXPLOSÃO/FUGA DE GÁS
PROCEDIMENTO DE SEGURANÇA: Proceder-se-á imediatamente à evacuação do edifício, seguindo todos os procedimentos gerais de evacuação, isto é, seguir os percursos identificados nas plantas de evacuação, dirigindo- nos ao respetivo Ponto de Encontro.

27 PLANO DE EVACUAÇÃO AMEAÇA DE BOMBA
PROCEDIMENTO DE SEGURANÇA: Seguir as instruções da Polícia de Segurança Pública. Poderá ser acionado o Plano de Evacuação total ou parcial. Proceder-se-á imediatamente à evacuação do edifício, seguindo todos os procedimentos gerais de evacuação, isto é, seguir os percursos identificados nas plantas de evacuação, dirigindo- nos ao respetivo Ponto de Encontro.

28 PLANO DE EVACUAÇÃO AMEAÇA DE BOMBA
Após a ordem de evacuação a população escolar deve: - recolher todo o seu material, não deixando atrás quaisquer objetos pessoais. dirigir-se para o local de Ponto de Encontro e aguardar instruções  

29 PLANO DE EVACUAÇÃO Situações especiais
Alunos que não estejam em aulas Caso os alunos se encontrem por exemplo na/no Secretaria, Reprografia, Escadarias, corredores, sanitários, Bar dos alunos, Biblioteca, Refeitório e balneários devem seguir para o ponto de encontro respetivo No caso de haver alunos dispersos e não enquadrados, estes deverão integrar-se o mais rapidamente possível num grupo de evacuação já constituído;

30 PLANO DE EVACUAÇÃO – Sinalética Simbologia aplicada a plantas de emergência
Sinalização de Segurança Identificação de caminhos de evacuação, saídas e equipamentos de emergência.

31 PLANO DE EVACUAÇÃO Sinalética Simbologia aplicada a plantas de emergência
IDENTIFICAÇÃO caminhos de evacuação, saídas e equipamentos de emergência.

32 PLANO DE EVACUAÇÃO Sinalética Simbologia aplicada a plantas de emergência
IDENTIFICAÇÃO extintores, bocas de incêndio equipamentos de segurança.


Carregar ppt "PLANO DE EMERGÊNCIA ALUNOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google