A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Da Monarquia ao Império

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Da Monarquia ao Império"— Transcrição da apresentação:

1 Da Monarquia ao Império
Roma Da Monarquia ao Império

2 Mito da fundação de Roma
Diz a lenda que Roma foi fundada no ano 753 a. C. por Rômulo e Remo, filhos gêmeos do deus Marte e da mortal Rea Sílvia. Ao nascer, os dois irmãos foram abandonados junto ao rio Tibre e salvos por uma loba, que os amamentou e os protegeu. Por fim, um pastor os recolheu e lhes deu os nomes de Rômulo e Remo. Depois de matar Remo numa discussão, Rômulo deu seu nome à cidade. A história, por sua vez, diz-nos que algumas tribos de origem sabina e latina estabeleceram um povoado no monte Capitolino, junto ao rio Tibre.

3 Loba amamenta Rômulo e Remo
Loba amamenta Rômulo e Remo

4 Monarquia Romana (753 a.c. – 509 a.c.)
A monarquia foi a primeira forma de governo da Roma Antiga. Economia: baseava-se na agricultura e pastoreio. Sociedade: Patrícius Clientes Plebeus Escravos

5 Monarquia Romana Política: o rei era escolhido de acordo com as suas virtudes. Governo tinha caráter vitalício. Rei tinha autoridade religiosa. O rei tinha poder sobre as leis. Assembleia e Cúria: participação de parte da população na política. O rei tinha poder militar e também escolhia os cargos públicos. O último rei de Roma foi Tarquínio que governou durante o período da crise da realeza.

6 República Romana (509 a.c. – 27 a.c)
Economia: agropastoril para o mercado interno. economia estática. Sociedade: permaneceu a mesma pirâmide social do período monárquico. Política: regime de consulado: 2 cônsules com mandato de 1 ano, escolhidos pela Assembleia Centurial. Ditadura: ocorria em época de guerra com o objetivo de manter a sociedade em ordem. Os cônsules eram substituídos por um ditador.

7 República Romana (509 a.c. – 27 a.c)
Órgãos políticos: Senado: mais importante poder de Roma, formado por patrícios mais velhos com mandato vitalício, nomeava magistrados e embaixadores, controlava as finanças e decidia pela guerra. Assembleia Centurial: militares que votavam leis. Era dividida entre Centúrias Patrícias e Centúrias Plebeias. Assembleia Curiata: responsável por cuidar dos assuntos religiosos.

8 República Romana (509 a.c. – 27 a.c)
Cargos de Magistraturas: Pretores: administravam a justiça. Censores: faziam o censo. Questores: administravam finanças e cobravam os impostos. Edis: cuidavam da conservação da cidade. Pontífice: chefiava cultos religiosos.

9 República Romana (509 a.c. – 27 a.c)
Luta da Plebe: Busca por direitos civis que durou dois séculos. Conquistaram: Tribunos da Plebe; Leis das 12 Tábuas; Lei Canuléia (permitia o casamento entre patrícios e plebeus); Lei Licínia (proibia a escravização por dívidas); Eleição de Magistrados plebeus; Plebiscito.

10 República Romana (509 a.c. – 27 a.c)
Expansão Romana: Diversas guerras para promover a expansão do território romano e formar um exército nacional. Guerras Púnicas: guerra para a conquista de Cartago. Os romanos chamavam os cartagineses de poeni (fenícios), e daí o nome “púnicas”. Os romanos vencem Cartago depois de 72 anos de batalhas, em 146 a.C. Resultado das conquistas: de 509 a.C. – 52 a.C., Roma conquistou quase todo o mundo conhecido.

11 República Romana (509 a.c. – 27 a.c)
Consequências das conquistas: Desenvolvimento do comércio; Aumento do número de escravos; “Homens Novos”: plebeus que enriqueceram com saques. Formação de latifúndios. Crise da República: de 133 a.C. – 27 a.C reformas dos irmãos Draco, governo de Mário e Sila e os Triunviratos. Tudo isso causa a perda de prestígio da aristocracia no poder.

12 Império Romano (27a.c. – 476 d.c.)
Otávio recebeu títulos que lhe conferiram o poder. Em 27 a.C., o Senado lhe atribui o título de Augusto (imperador). O Império Romano é dividido em: Alto Império (até o século III d.C.) – período em que Roma alcançou grande explendor. Baixo Império( do século III até as Invasões Bárbaras). – período de crise e da decadência do Império Romano.

13 Império Romano (27a.c. – 476 d.c.)
Alto Império: Organização das províncias em imperiais (militares) e senatoriais (civis). Sistema estatal de cobrança de impostos. Ordenação social baseada na condição econômica: Imperador Senatorial Equestre Inferior

14 Império Romano (27a.c. – 476 d.c.)
Senatorial: pessoas com renda acima de 1 milhão. Equestre: pessoas com renda acima de 400 mil. Inferior: pessoas com renda abaixo de 400 mil.

15 Império Romano (27a.c. – 476 d.c.)
Economia: comercial. Política do Pão e Circo: para evitar revoltas por causa do problemas sociais, criou-se o pão e circo: diversão e alimentação. Baixo Império: A partir do século III d.C.: crise econômica e política assola o império. Corrupção e gastos com o exército; Fim das conquistas = diminuição dos escravos = queda da produção agrícola. Falta de dinheiro para pagar o exército: resulta em fronteiras desprotegidas.

16 Império Romano (27a.c. – 476 d.c.)
Povos germânicos forçando as fronteiras. 476 – fim do império com as invasões bárbaras. Cultura: influência da cultura grega. Balneários: lugar de discussão política. Língua: latim. Religião: politeísta de influência grega. Pax Romana: expressão latina para Paz Romana. Período de relativa paz, gerada pelas armas e pelo autoritarismo durante o Alto Império, ou até 180 d.C. População protegida das invasões dos bárbaros Essa expressão já existia na época de Augusto em 27 a.C.

17 fim


Carregar ppt "Da Monarquia ao Império"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google