A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

14/08/15 Empréstimos internacionais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "14/08/15 Empréstimos internacionais"— Transcrição da apresentação:

1 14/08/15 Empréstimos internacionais

2 Empréstimos internacionais
A mobilidade de capital internacional refere-se à movimentação de ativos financeiros, ou de capital, entre os países: O capital financeiro é uma fonte de fundos usados para desenvolver o capital físico (por exemplo, fábricas e equipamentos) - o destino são os projetos rentáveis; A mobilidade de capital internacional pode ser interpretada como comércio intertemporal: Portanto, um comércio de bens consumidos no presente (pelos tomadores de empréstimo) em retorno aos bens a serem consumidos no futuro pelos (financiadores).

3 Em qualquer economia, há uma compensação (custo de oportunidade) entre o que se consome no presente e o que se reserva para o futuro: os recursos podem ser consumidos ou poupados; Em geral, poupar e investir mais no presente significa que as economias necessitam consumir menos no presente; Representamos esse conceito traçando um tipo especial de fronteira de possibilidades de produção (PF), uma fronteira de possibilidades de produção intertemporal (trade-off temporal, expressa parte da impaciência dos agentes economicos se pensarmos num agente representativo).

4

5 Alguns países terão uma vantagem comparativa ao gastar a produção/renda corrente (no consumo presente – anos 1970: Arábia S.), porque?; Outros terão isso (VC) ao poupar a produção/renda corrente (no consumo futuro) -> p.e., Br… Uma vantagem comparativa no consumo presente: significaria um custo de oportunidade reduzido de gastar a renda corrente e se refletiria em uma PF intertemporal viesada para o consumo presente (gráfico). Provavelmente não tem muitas possibilidades de investimento ou retorno baixo!!

6 Mas qual é o preço relativo do consumo presente?
Suposição: que o país Local apresente uma vantagem comparativa no (um viés para) consumo presente, enquanto o Estrangeiro, no consumo futuro (vai investir!?); Na ausência de empréstimos internacionais, o preço relativo do consumo presente deve ser inferior no país Local; Mas qual é o preço relativo do consumo presente?

7 O preço de tomar empréstimo de uma unidade de produção/renda para consumo presente é a produção/renda a ser paga no futuro: Principal + juros = 1 + r, onde r é a taxa de juros, logo, Ct+1=(1-Ct)(1+r); O preço do consumo presente em relação ao consumo futuro é 1/(1 + r); O custo de oportunidade de consumir uma unidade de produção/renda no presente é a produção/renda que poderia ser obtida poupando-a: Principal + juros = 1 + r, onde r é a taxa de juros. O custo de oportunidade de consumo presente em relação ao consumo futuro é 1/(1 + r), então, CP=Rp+Rf*1/(1+r), R é renda.

8 Se um empréstimo internacional for permitido, o país Local ‘exportará’ o consumo presente (ou seja, exporta empréstimo) – importará consumo futuro; Inicialmente o país Local tem um preço relativo mais baixo de consumo presente Cf/(1 + r), Uma taxa de juros mais elevada r implica um retorno mais elevado para investimento nos processos de produção: são altamente desejáveis e lucrativas, de modo que o país Local deve conceder empréstimos

9

10 Local: em t2 Recebe o emprés- timo que fez com r $*(1+r) Local t1: empresta $ p/ país B* Exercício: fazer para o país estrangeiro!!!

11 Paga os empréstimos com r em t2. O estrangeiro (t1) tem boas oportunidades de investimentos, então pega empréstimo com doméstico (A)

12


Carregar ppt "14/08/15 Empréstimos internacionais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google