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PLANO DE ENSINO: Metodologia IV 2º semestre letivo de 2019

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Apresentação em tema: "PLANO DE ENSINO: Metodologia IV 2º semestre letivo de 2019"— Transcrição da apresentação:

1 PLANO DE ENSINO: Metodologia IV 2º semestre letivo de 2019
Universidade Federal de Pelotas Instituto de Filosofia, Sociologia e Política Curso de Ciências Sociais - Bacharelado (IFISP/UFPel) Prof. Francisco E. B. Vargas (

2 1. Caracterização da Disciplina
1.1. Disciplina: Metodologia IV 1.2. Unidade: Instituto de Filosofia, Sociologia e Política (IFISP) 1.3. Responsável: Prof. Francisco E. B. Vargas 1.4. Curso: Curso de Ciências Sociais Bacharelado 1.5. Carga horária total: 68 horas-aula 1.6. Créditos: Local/horário: Quintas-feiras, das 18:50 às 22:20 horas, sala 313, campus de ciências sociais Pré-requisito(s): Metodologia III

3 2. Ementa Elaboração de um projeto de pesquisa voltado à elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), com utilização de técnicas metodológicas escolhidas pelo discente. (Avaliação final da disciplina em banca de qualificação do projeto de TCC).

4 3. Objetivos 3.1. Geral: - Propiciar aos discentes as ferramentas metodológicas para a elaboração de um projeto de pesquisa social.

5 3.2. Específicos: Gerar no discente a capacidade para a construção de um projeto de pesquisa específico sobre tema de sua escolha. Colocar o discente em contato com técnicas de pesquisa adequadas a seus problema de pesquisa. Desenvolver no discente a capacidade para elaborar distintos tipos de projeto de pesquisa.

6 4. Conteúdo Programático
Unidade I: Projetos de pesquisa : concepção e principais tipos. Unidade II: Projetos de pesquisa e suas etapas. Unidade III: O delineamento da pesquisa. Unidade IV: O relatório de pesquisa.

7 5. Metodologia de Ensino As atividades da disciplina serão desenvolvidas através de aulas expositivas dialogadas, leituras e discussões de textos, atividades de elaboração dos elementos do projeto de pesquisa, orientações individuais e coletivas, apresentações orais e escritas dos projetos de pesquisa em suas diferentes fases de elaboração, quais sejam : 1) Proposta inicial de projeto de pesquisa ; 2) Pré-projeto de pesquisa e 3) Projeto final de pesquisa.

8 6. Avaliação A avaliação dos alunos na disciplina será realizada com base no processo de construção do objeto e de elaboração das diferentes fases do projeto de pesquisa (avaliação do processo) e com base na apresentação oral e impressa da versão final do projeto de pesquisa (avaliação do resultado). A avaliação do processo de elaboração do projeto implicará a realização, por parte do aluno, de todas as etapas de construção do projeto de pesquisa (realização de pesquisa bibliográfica e de campo exploratório, elaboração do problema, formulação dos objetivos e justificativa, construção do referencial teórico e de hipóteses, definição da metodologia de pesquisa), resultando na elaboração da proposta inicial e do pré-projeto de pesquisa. A avaliação do resultado será realizada com base na apresentação final, oral e impressa, do projeto de pesquisa, no final do semestre, junto a uma banca de qualificação. A avaliação do processo e a avaliação do resultado terão, respectivamente, o peso de 40% e 60% na nota final do semestre.

9 7. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO:
Sem. Data Tópico Abordado 15/08/2019 Apresentação do Plano de Ensino. Introdução: O projeto de pesquisa: fundamentos epistemológicos. Elaboração inicial das propostas de projeto de pesquisa. 22/08/2019 O projeto de pesquisa: fundamentos epistemológicos. Etapas da pesquisa social. A estrutura das propostas e do projeto de pesquisa. Elaboração de proposta de projeto de pesquisa. Texto: Minayo, M.C. Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade (Cap. I e II). 29/08/2019 Apresentação das propostas de pesquisa. Entrega das propostas de pesquisa. 05/09/2019 Levantamento, seleção e leitura de bibliografia para elaboração dos projetos de pesquisa (realização de pesquisa bibliográfica). 12/09/2019 Estrutura do projeto de pesquisa: definição de problemas, objetivos e metodologia. Realização de pesquisa bibliográfica. Orientações. 19/09/2019 Realização de pesquisa bibliográfica e de levantamentos preliminares de campo. Orientações. Elaboração do pré-projeto de pesquisa. 26/09/2019 03/10/2019 10/10/2019 10ª 17/10/2019 11ª 24/10/2019 Apresentação dos pré-projetos de pesquisa. Entrega dos pré-projetos de pesquisa. 12ª 31/10/2019 13ª 07/11/2019 Realização de pesquisa bibliográfica. Orientações. Elaboração do projeto de pesquisa. 14ª 14/11/2019 15ª 21/11/2019 16ª 28/11/2019 17ª 05/12/2019 Apresentação final dos projetos de pesquisa. Entrega final dos projetos de pesquisa. 18ª 12/12/2019

10 8.1. Bibliografia básica CASTRO, Cláudio de M. A prática da pesquisa. São Paulo: Pearson Prentice Hall, DESLANDES, Suely F. A construção do projeto de pesquisa (Cap. II). In : MINAYO, Maria Cecília de S. (Org.) Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ : Vozes, MINAYO, Maria Cecília de S. (Org.) Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ : Vozes, MINAYO, Maria Cecília de S. Ciência, técnica e arte : o desafio da pesquisa social (Cap. I). In : MINAYO, Maria Cecília de S. (Org.) Pesqisa Social. Teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ : Vozes, NETO, Otávio Cruz. O trabalho de campo como descoberta e criação. In: MINAYO, Maria Cecília de S. (org). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, ROJAS SORIANO, Raúl. Manual de Pesquisa Social. Petrópolis, RJ : Vozes, 2004.

11 8.2. Bibliografia Complementar
BECKER, Howard. Métodos de Pesquisa em Ciências Sociais. Hucitec: São Paulo, BOURDIEU, Pierre; CHAMBORDERON, Jean-Claude.; PASSERON, Jean-Claude. Ofício de Sociólogo: metodologia da pesquisa na sociologia. Petrópolis, Vozes, BRUMER, Anita et al. A elaboração de projeto de pesquisa em Ciências Sociais. CHAMPAGNE, Patrick. A ruptura com as pré-construções espontâneas ou eruditas. In: CHAMPAGNE, Patrick; LENOIR, Remi; MERLIÉ, Dominique; PINTO, Louis. Iniciação à prática sociológica. Petrópolis: Vozes, p GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar. Rio de Janeiro: Record, HAGUETTE, Theresa Maria F. Metodologias qualitativas na sociologia. Petrópolis, RJ: Vozes, LENOIR, Remi. O objeto sociológico e problema social. In: CHAMPAGNE, Patrick; LENOIR, Remi; MERLIÉ, Dominique; PINTO, Louis. Iniciação à prática sociológica. Petrópolis: Vozes, p

12 O projeto de pesquisa: Fundamentos Epistemológicos
“O objeto de investigação não está dado. O objeto de investigação é construído.”

13 O projeto de pesquisa: Fundamentos Epistemológicos
A partir de uma epistemologia racionalista pode-se afirmar a centralidade do sujeito e da razão na construção do conhecimento: Vetor do conhecimento: Racional => Real (razão, sujeitos) (Realidade social) A crítica da epistemologia empirista de que o conhecimento se constrói a partir da observação. Vetor do conhecimento: Real => Racional

14 O projeto de pesquisa: Fundamentos Epistemológicos
- A ciência como atividade institucional, coletiva, que supõe corpos de conhecimentos acumulados, pontos de vistas específicos. - A ciência como atividade teórica (referenciais teóricos) e atividade observacional (métodos de investigação). - As etapas na construção do objeto e investigação científica (Bourdieu): Ruptura Construção Constatação

15 Estrutura da Proposta de Projeto de Pesquisa:
Título Apresentação do tema de investigação e formulação inicial do problema (Contextualizar o tema proposta) Justificativa Objetivos da pesquisa Metodologia de investigação

16 Critérios para a escolha do tema de pesquisa
A) Importância/Relevância “Dizemos que um tema é importante quando está, de alguma forma, ligado a uma questão crucial que polariza ou afeta um segmento substancial do sociedade. Um tema pode também ser importante se estiver ligado a uma questão teórica que vem merecendo atenção continuada na literatura especializada. A situação mais delicada e difícil teria a ver com os temas novos que a ninguém preocupa, seja teórica ou praticamente, mas que contêm o potencial de virem a interessar ou afetar muita gente” (Castro, 2006, p. 61) RELEVÂNCIA SOCIAL RELEVÂNCIA CIENTÍFICA

17 Critérios para a escolha do tema de pesquisa
B) Originalidade “Um tema original é aquele cujos resultados têm o potencial para nos surpreender. O fato de não haver sido verificado antes não confere necessariamente originalidade a um tema” Quanto mais testada uma teoria, menos os novos testes nos surpreenderão e menor a probabilidade de que nos digam algo de novo” (Idem, p. 62)

18 Critérios para a escolha do tema de pesquisa
C) Viabilidade “É possível completar a pesquisa considerando os prazos, os recursos financeiros, a competência do futuro autor, a disponibilidade potencial do informações, o estado da teorização a respeito e o apoio que terá dos seus orientadores?” (Idem, p. 62)


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